Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página electrónica: Pour Lire Pas Lu

José Manuel Mendes
p. 211-212

Texto integral

1Esta página em forma de jornal apresenta-se como um espaço de crítica radical aos meios de comunicação de referência em França e na Europa. Tem como um dos seus mentores Serge Halimi, autor próximo da escola de Pierre Bourdieu e um crítico acérrimo dos media e do sistema capitalista.

2Apesar do radicalismo de algumas das suas posições, os autores acolhidos nesta página dão-nos uma perspectiva problematizadora da concentração dos media e dos desafios teóricos e éticos que se colocam aos jornalistas e aos especialistas das ciências sociais e humanas na produção de notícias e de conteúdos sobre as dinâmicas sociais e as lógicas de poder na Europa e nos Estados Unidos.

3A página dá acesso a alguns artigos publicados na revista em versão impressa e a alguns dossiers, dos quais se salienta o que analisa de forma pormenorizada o assalto fantasma a uma mulher no Metro de Paris e toda a efabulação anti-racista posterior induzida pelas notícias produzidas nos órgãos de comunicação de âmbito nacional.

4Esta página tem um desenho pouco apelativo mas é de fácil consulta e é um recurso importante para todos os que estudam os processos de produção e difusão de media alternativos.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

José Manuel Mendes, « Título da página electrónica: Pour Lire Pas Lu », Revista Crítica de Ciências Sociais, 70 | 2004, 211-212.

Referência eletrónica

José Manuel Mendes, « Título da página electrónica: Pour Lire Pas Lu », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 70 | 2004, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 24 Julho 2017. URL : http://rccs.revues.org/1068

Topo da página

Autor/a

José Manuel Mendes

Investigador permanente do Centro de Estudos Sociais e professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses centram-se no estudo da estruturas de classe e nos processos de mobilidade social, na temática das identidades sociais e nos movimentos sociais e de protesto social. Publicação recente: Do ressentimento ao reconhecimento: vozes, identidades e processos políticos nos Açores (1974-1996) (Porto: Afrontamento, 2003).
jomendes@fe.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org