Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros66RecensõesRonald Barnett, Beyond All Reason...

Recensões

Ronald Barnett, Beyond All Reason: Living with Ideology in the University

Manuela Guilherme
p. 184-187
Referência(s):

Ronald Barnett, Beyond All Reason: Living with Ideology in the University. Buckingham: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2003, 256 pp.

Texto integral

1Nesta obra, Ronald Barnett avança o seu exame crítico do ensino superior para o qual nos tem vindo a preparar nas suas obras anteriores, nomeadamente, Higher Education: A Critical Business (1997), na qual já nos sensibilizava para a importância da realização do espírito crítico em ligação com a exploração do mundo que nos rodeia: “critique as external reflection […] – the capacity to become an other, to inhabit, if only briefly, a cognitive perspective that is unfamiliar” (p. 19). Já nesta obra advogava que o ensino superior não deve limitar-se ao desenvolvimento cognitivo mas deve ser também eminentemente experiencial, mas… com intenção interventiva. É neste “mas…” que, na minha leitura, se centra este novo trabalho de Barnett quando procede à crítica do novo modelo de universidade, a “universidade empresarial” (the entrepreneurial university).

2Embora o autor baseie a sua análise no sistema universitário britânico, o seu raciocínio aplica-se, de uma forma muito pertinente, a outros contextos, nomeadamente ao português. Barnett parte do facto de as universidades estarem em mudança e de esta ser irreversível, analisa o sistema e oferece caminhos. Esta leitura é fundamental para os gestores de instituições de ensino superior e também imprescindível para o seu corpo docente, uma vez que lhes oferece uma visão crítica dos contextos em que se inserem os seus actos. Num processo de globalização das economias e dos mercados de trabalho, as universidades, faculdades e departamentos vêem ameaçados os seus modelos, no general decorrentes de ideais iluministas, e têm duas reacções extremas: ou se fecham em si mesmos, perdendo a sua relevância, ou se abrem demasiado e perdem a sua essência e, mais ainda, o controlo de si próprios. Podem ainda tornar-se “universidades virtuais”, actuando no ciber‑espaço, e podendo atingir aquilo que a sua imaginação lhe permitir. Barnett centra assim o seu argumento na evocada “perda da Razão”, ou seja, a perda do ideal iluminista, na universidade do século XXI enfocando esta discussão nas alegadas perdas de Ideologia e de valores e contextualizando-a na chamada “sociedade de conhecimento”. O conhecimento já não se confina aos limites físicos da universidade e esta manipula cada vez mais o conhecimento na sociedade e, ao mesmo tempo, deixa-se manipular pelos interesses da sociedade, para daí retirar benefícios económicos e se deixar enredar nos jogos de poder, tanto no plano institucional como individual. Numa sociedade de “supercomplexidade”, os critérios não são, pois, muito fixos e evidentes e, para além do mais, não tem havido uma reflexão sistemática (“reflexão metacrítica”, como lhe chamava o autor na sua obra anterior referida acima) que estipulasse princípios e valores básicos e que assegurasse uma visão coerente e articulada das suas funções.

3Não existe, pois, uma Razão unificante mas múltiplas razões. De acordo com o autor, não há já uma “uni-versidade” mas uma “multi-versidade”. No entanto, uma sociedade, sobretudo um mercado, muito forte vai fragilizando a Universidade que vai cedendo aos desejos do consumidor. O autor identifica diversas formas de complexidade com as quais a Universidade se debate como, por exemplo, entre sistemas formais e informais, entre sistemas e conceitos, entre relações de espaço e de tempo, entre identidades institucionais e pessoais. Intencionalmente ou não, as universidades têm vindo a integrar-se em redes, podendo estas ser processuais (por via electrónica) ou substantivas (por consequência da globalização económica), e têm vindo a incorrer numa crise de identidade tanto no plano institucional como pessoal (quais são os limites/horizontes das funções do académico hoje? – é impossível aqui deixar de pensar no recente caso do Doutor Kelly em Inglaterra). Como refere o autor, estas questões ultrapassam o limite das epistemologias para se situarem no âmbito da ontologia. Qual a relação que a Universidade estabelece entre a sua vocação global e a sua missão local? O autor disseca criticamente os meandros da gestão universitária, colocando em foco as estruturas sobre as quais assentam as rotinas da vida universitária. No entanto, nunca desvaloriza a energia positiva que, mesmo de forma utópica, pode emergir dessa atitude crítica e vai assinalando as oportunidades que esta nova sociedade das redes de conhecimento pode trazer para o desenvolvimento da Universidade.

4De forma muito organizada, o autor vai identificando, um a um, os desafios com que a Universidade se confronta – internos/externos; individuais/colectivos; co nhecimentos disciplinares/interdisciplinares/práticos; instrumentais/hermenêuticos; de gestão/profissionais – bem como as pressões que ela sofre do Estado. Discorre então sobre as implicações para o ethos da Universidade do facto de surgirem de dentro dela própria as teorias sobre o “fim da ideologia”, que levam ao esvaziamento da sua identidade e a uma insegurança na sua ética. Deste modo, vai cedendo aos desejos do consumidor e mesmo interiorizando-os, o que, no entender do autor, será desastroso. O autor vai construindo a sua tese na rejeição da inexistência de ideologias na Universidade e do pressuposto de que a neutralidade é a base da Razão e do Progresso. Segundo o autor, qualquer ideologia constitui uma leitura do mundo e pressupõe uma Razão contaminada pelos interesses dos que a professam; sendo a ideologia uma fantasia colectiva, o estruturar de uma identidade colectiva, é portanto mais de natureza ontológica do que epistemológica. Os professores não defendem a sua ideologia através da argumentação racional mas através de um “commitment-in-being”, isto é, do seu ser colectivo e, em consequência, da imagem que passam de si próprios. A ideologia é assim a estruturação de uma verdade colectiva. E, dado que na Universidade, acredita o autor, as ideologias são, pelo menos até certo ponto, auto-impostas, o “ideal” pode servir de critério crítico para re‑orientar as práticas académicas. E, assim, o autor vai construir a sua tese com base na divisão entre ideologias “perniciosas” e ideologias “virtuosas”, sendo estas últimas as “idealogias” porque assentam em ideais, que podem constituir-se em princípios e valores. Mas estes ideais devem surgir de dentro da universidade e não serem impostos pelo mercado, não se divorciando, contudo, das necessidades da sociedade. O “empresarialismo” (entrepreneurialism) é uma ideologia que se constituiu, de forma perniciosa, fora da Universidade e que esta tem vindo a interiorizar, mas que pode vir a transformar numa “idealogia” (ideologia virtuosa) se cultivar o espírito empreendedor e aberto que esta ideologia também alberga. A voracidade do empresarialismo, enquanto ideologia perniciosa, altera o ritmo normal da universidade e impede o espaço e o tempo para a reflexão crítica, contudo, os departamentos estrangulados financeiramente e os académicos com contratos precários são forçados a correr atrás da onda. A lógica de mercado vai, assim, ficando ontologicamente difusa na dinâmica da Universidade e o papel desta como forum de crítica vai-se esbatendo. No entanto, refere o autor, o entrepreneurialism (aqui entendido mais como “espírito empreendedor”) pode constituir um desafio positivo para a Universidade, porque desafia as suas epistemologias, os seus processos comunicativos e as suas identidades centenárias (74).

5Para os académicos resistentes, este conceito vai obviamente ameaçá-los com o fim das suas fronteiras, do seu discurso impreciso e da sua ambiguidade comunicativa. O autor analisa então a competição entre universidades, imposta pelo estado, segundo critérios que não são definidos pela Universidade e que coloca universidades contra universidades, e distingue a avaliação feita pelos participantes directos (necessary others) e pelos indirectos (non-necessary others) na vida académica. Por outro lado, o autor reconhece que os primeiros (professores e estudantes) também podem contribuir para a corrupção dos actos académicos e que a competição pode gerar espaços de aperfeiçoamento (epistemológico, comunicativo e ontológico), sobretudo se se orientar para o autodesenvolvimento de cada instituição.

6O conceito de qualidade é também aqui analisado e defende-se que não é um conceito neutro, dado que a estipulação de critérios vai corresponder a uma ideologia (perniciosa ou virtuosa). No que se refere à “Comunidade Académica”, o autor considera que é neste elemento que se torna mais forte a noção de que o “fim da ideologia” é, na realidade, uma ideologia que será perniciosa se corresponder a um excessivo individualismo dos académicos, sendo que esta ideologia se vai construindo de forma subreptícia. Por este motivo, só uma liderança forte pode transformá-la numa “ideologia virtuosa”, desde que valorize mais os objectivos processuais do que os operacionais, o entendimento colectivo (dos académicos enquanto indivíduos) do que os interesses corporativos. Mas deverá estar assente em valores negociados e reformuláveis. A vida académica, em tempo de uma “modernidade fluida” (Bauman é aqui citado) oferece situações em que o pessoal, o experiencial e o transaccional adquirem maior significado. A fragmentação do conhecimento reflecte-se nos planos epistemológico, ontológico e organizacional e, em consequência, na ética universitária, através da proliferação de valores (128) e da desestabilização das ideologias. É neste sentido que as “idealogias” podem salvar o projecto da Universidade, porque, sendo “ideologias utópicas”, jogam com razões (e não se fundamentam no conceito da Razão una e inflexível) e, ao mesmo tempo, são projectos práticos onde se realizam os ideais da Universidade. Por fim, o autor examina a dicotomia entre investigação e ensino na vida universitária e descreve-as como duas ideologias em competição, com a recente preponderância da primeira. Este facto tem alterado ontologicamente a vida universitária porque mudou o enfoque do “ensino” para a “aprendizagem”.

7Esta obra acaba por oferecer um modelo de Universidade onde coabitam vários tipos de razão, várias epistemologias e vários tipos de produção de conhecimento que se distribui pela sociedade, em suma, uma Universidade mais razoável, generosa, inclusiva, interactiva, empreendedora, enfim, mais enérgica e interveniente. Para este efeito, o autor realça a necessidade de quatro dimensões para o discurso académico – instrumental, dialógica, ontológica e poética – que se resumem numa “cultura de amizade crítica” baseada na “incerteza ontológica” e que colocam a universidade num estado contínuo de complexidade, “complexity-in-being” (pp. 174-178). No Anexo 1, pode consultar-se um interessante glossário dos termos utilizados ao longo da obra. Para além das obras anteriores de Barnett, têm sido publicados recentemente outros trabalhos que constituem um bom complemento para esta leitura, dos quais se salientam, todos publicados em 2001, Melanie Walker (org.), Reconstructing Professionalism in University Teaching: Teachers and Learners in Action, saído na mesma editora e que apresenta também exemplos práticos, Di Napoli, Polezzi & King (orgs.), Fuzzy Boundaries? Reflections on Modern Languages and the Humanities, editado pelo Centre for Information on Language Teaching and Research, que se concentra na remodelação do estudo das línguas e culturas estrangeiras no ensino superior, e ainda Stoer, Cortesão & Correia (orgs.), Transnacionalização da Educação. Da crise da Educação à “educação” da crise, publicado pelas Edições Afrontamento como parte da série A sociedade portuguesa perante os desafios da globalização.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Manuela Guilherme, «Ronald Barnett, Beyond All Reason: Living with Ideology in the University»Revista Crítica de Ciências Sociais, 66 | 2003, 184-187.

Referência eletrónica

Manuela Guilherme, «Ronald Barnett, Beyond All Reason: Living with Ideology in the University»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 66 | 2003, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1165; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1165

Topo da página

Autor

Manuela Guilherme

Investigadora do Centro de Estudos Sociais na área da educação intercultural, professora efectiva de Inglês da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, formadora acreditada, doutorada pela Faculdade de Educação da Universidade de Durham e autora de “Critical Citizens for an Intercultural World”, publicado em 2002 pela editora Multilingual Matters.
mmdg@fe.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search