Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros93Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Pro...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: ProVentium Consortium

Susana Freiria
p. 208

Texto integral

1O Consórcio ProVentium, criado em 2000, resulta de uma iniciativa que reúne governos, organizações do sector privado, da sociedade civil e de âmbito académico. O facto de reunir instituições provenientes de sectores tão diversos contribui para criar uma plataforma de diálogo que incorpora diferentes pontos de vista. Este consórcio tem como objectivo aumentar a segurança das comunidades mais vulneráveis e reduzir os impactos dos desastres.

2A página principal encontra-se dividida em três secções: o papel desempenhado pelo Consórcio na gestão do risco, as actividades desenvolvidas pela instituição e uma terceira secção dedicada à disponibilização de manuais.

3Neste sítio electrónico é possível encontrar um vasto manancial de informação com uma perspectiva inovadora e manuais no âmbito da gestão do risco, em vertentes como a análise de custo-benefício, estratégias de adaptação às mudanças climáticas e casos de estudo de recuperação de desastres. Os manuais disponibilizados encontram-se muito bem estruturados, de fácil leitura, constituindo valiosas ferramentas de trabalho. Para além dos manuais dirigidos ao público académico e aos operacionais, são também disponibilizados vídeos, alguns dos quais dirigidos ao público infantil. Pretende-se que todos saibam como prevenir, mitigar e recuperar de um evento potencialmente danoso.

4A abordagem desenvolvida por este Consórcio é bastante inovadora. Pode-se apontar uma metodologia denominada Community Risk Assessment (CRA), em que a participação pública desempenha um papel fundamental no diagnóstico da situação, na definição e implementação de estratégias de prevenção e mitigação. Na página electrónica em análise explica-se passo a passo como se pode aplicar esta metodologia. A CRA procura identificar os grupos mais vulneráveis e explorar as capacidades locais que podem ser usadas no sentido de aumentar a resiliência dos membros da comunidade. É dada bastante importância a que as estratégias definidas sejam efectivamente implementadas e que essa implementação seja acompanhada por um processo de avaliação.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Susana Freiria, «Título da página electrónica: ProVentium Consortium»Revista Crítica de Ciências Sociais, 93 | 2011, 208.

Referência eletrónica

Susana Freiria, «Título da página electrónica: ProVentium Consortium»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 93 | 2011, publicado a 01 dezembro 2012, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1415; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1415

Topo da página

Autor

Susana Freiria

Licenciada em geografia, variante estudos ambientais, possui o mestrado em Dinâmicas Sociais e Riscos Naturais pela Universidade de Coimbra. Desde 2003 que tem vindo a participar em vários projectos de investigação científica e na elaboração de planos de ordenamento do território, no âmbito da gestão do risco.
susanaf@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search