Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros93Espaço VirtualTítulo da página electrónica: EM-...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: EM-DAT, The International Disaster Database – Centre for Research on the Epidemiology of Disaster (CRED)

Susana Freiria
p. 208-209

Texto integral

1A EM-DAT consiste numa base de dados com mais de 18 000 grandes desastres ocorridos em todo o mundo desde 1900. Um dado fenómeno é considerado um desastre quando se verifica pelo menos uma das seguintes situações: 10 ou mais pessoas são dadas como vítimas mortais; 100 ou mais pessoas são registadas como afectadas; é emitida uma declaração de estado de emergência; é feito um pedido de ajuda internacional.

2A base é mantida pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia de Desastres, na Escola de Saúde Pública da Universidade Católica de Louvain, localizada em Bruxelas, na Bélgica. O referido Centro conta com a colaboração de agências não-governamentais, agências noticiosas e de seguros para manter a base actualizada. Além disso, são regularmente organizados reuniões, workshops e conferências com vários stakeholders, no sentido de melhorar a metodologia de recolha e tratamento de dados de desastres. A EM-DAT constitui a fonte oficial de dados estatísticos a nível de desastres da UNISDR (United Nations – International Strategy for Disaster Reduction). Todos os anos o CRED e a UNISDR organizam uma conferência de imprensa, a fim de revelar os números oficiais relacionados com os desastres do ano anterior e os respectivos impactos.

3Os dados podem ser consultados de diversas formas, existindo inclusive a possibilidade de o utilizador construir a sua própria base a partir de parâmetros como a localização, período de tempo, tipo de desastre (natural, tecnológico, etc.). Além de fornecer um vasto conjunto de dados numéricos por país e região mundial, também disponibiliza um conjunto de mapas através dos quais é possível identificar as áreas onde, por exemplo, os desastres naturais provocaram prejuízos económicos mais elevados.

4Para além da base, encontra-se disponível na página a metodologia e critérios que a suportam (como um glossário e a forma como a informação de cada desastre é tratada), assim como os trabalhos desenvolvidos pelos investigadores do CRED.

5A página, em constante actualização, encontra-se bem estruturada, sendo fácil e rápido o acesso de qualquer utilizador a um vasto conjunto de materiais, de grande utilidade para todo o tipo de público, desde o académico até ao leigo interessado pelas matérias relacionadas com a gestão do risco. Nesta página é possível encontrar um dos acervos mais relevantes para quem se interessa por e trabalha na gestão do risco.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Susana Freiria, «Título da página electrónica: EM-DAT, The International Disaster Database – Centre for Research on the Epidemiology of Disaster (CRED)»Revista Crítica de Ciências Sociais, 93 | 2011, 208-209.

Referência eletrónica

Susana Freiria, «Título da página electrónica: EM-DAT, The International Disaster Database – Centre for Research on the Epidemiology of Disaster (CRED)»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 93 | 2011, publicado a 01 dezembro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1416; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1416

Topo da página

Autor

Susana Freiria

Licenciada em geografia, variante estudos ambientais, possui o mestrado em Dinâmicas Sociais e Riscos Naturais pela Universidade de Coimbra. Desde 2003 que tem vindo a participar em vários projectos de investigação científica e na elaboração de planos de ordenamento do território, no âmbito da gestão do risco.
susanaf@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search