Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros94Espaço VirtualTítulo da página electrónica: EM-...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: EM-DAT, The International Disaster Database

Francisco Freitas
p. 129

Texto integral

1A obtenção de dados sobre os impactos produzidos por desastres de índole natural ou tecnológica é importante para a actuação de governos e agências internacionais. Por outro lado, tais dados possibilitam leituras várias sobre a realidade de determinado país, desde logo porque a informação em torno destes acontecimentos é reveladora do estádio de desenvolvimento existente ou do grau de vulnerabilidade de determinada população. A constituição de uma base mundial sobre esta temática é uma tarefa notável que está sujeita a diversas dificuldades, uma vez que as definições de determinados fenómenos variam, as metodologias para a recolha de dados nos diferentes países também são díspares e pelo facto, não menos importante, de ser necessário o recurso a uma gama variada de fontes de informação. Esse é, pois, o propósito da EM-DAT, uma base de dados sobre desastres da responsabilidade do CRED, Centre for Research on the Epidemiology of Disasters, que resulta da compilação de dados estandardizados. Fundado em 1973, o CRED pertence à Universidade Católica de Lovaina e é responsável pela recolha, análise, validação e publicação desses dados. Tem, para esse fim, vários convénios e parcerias estabelecidos, quer com as principais universidades mundiais, quer com organizações internacionais que atuam no âmbito da ajuda humanitária.

2Além do portal DISDAT, dedicado à recolha de dados sobre este tipo de eventos, o utilizador pode consultar um vasto conjunto de publicações, notas explicativas e um glossário. Na navegação pela base de dados existe um conjunto de serviços predefinidos, dos quais se destacam vários perfis, nomeadamente um perfil para países, de acordo com os desastres ocorridos no mesmo, um perfil para desastres, em que os mesmos são descritos e surgem agrupados por categorias, uma lista de desastres, que permite a pesquisa através da definição de critérios como espaço, tempo ou tipo/grupo de desastre, etc. Este serviço disponibiliza, também, diversas representações cartográficas e gráficas, estas últimas relativas a tendências observadas desde o início do século xx nesta temática, algo muito importante dado que muitos destes fenómenos devem ser analisados através do recurso a séries temporais longas.

3A base de dados é de acesso livre, pelo que qualquer utilizador consegue aceder a uma gama de dados diversificada que nem sempre está disponível nos respetivos países de origem. Acresce, ainda, a possibilidade de o utilizador definir a sua própria base de dados através de mecanismos de pesquisa avançada, não sendo requeridos conhecimentos especializados de microinformática para tal.

4Por fim, é de referir que, assim como noutras esferas, também os dados obtidos através desta base devem ser cruzados com outras fontes, desde logo porque, face aos constrangimentos metodológicos existentes, é expectável que surjam valores desajustados. Ainda assim, é importante constatar que, uma vez considerados e cruzados critérios como o impacto humano, as perdas económicas ou a ajuda internacional disponibilizada, é comum verificarmos que acontecimentos com os resultados mais desastrosos não obtêm uma inclusão adequada na agenda pública.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Francisco Freitas, «Título da página electrónica: EM-DAT, The International Disaster Database»Revista Crítica de Ciências Sociais, 94 | 2011, 129.

Referência eletrónica

Francisco Freitas, «Título da página electrónica: EM-DAT, The International Disaster Database»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 94 | 2011, publicado a 01 dezembro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1616; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1616

Topo da página

Autor

Francisco Freitas

Sociólogo licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Na sua actividade, tem participado em projectos de investigação juntamente com alguns dos mais conceituados cientistas sociais portugueses e estrangeiros nas áreas das migrações internacionais, da sociologia do risco e da participação pública. Para além da experiência no recurso a metodologias e técnicas de natureza quantitativa e qualitativa (colabora com a Verbi GmbH no desenvolvimento da versão portuguesa da aplicação MAXQDA), desenvolve ainda a integração da informação geográfica na análise de dados. Actualmente, trabalha sob supervisão directa do Professor Boaventura de Sousa Santos.
franciscofreitas@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search