Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros89Espaço VirtualTítulo do blogue: ana vidigal

Espaço Virtual

Título do blogue: ana vidigal

Cristina Néry
p. 225

Texto integral

1Existe desde 2007 e constitui‑se como um arquivo pessoal e actualizado do trabalho de 30 décadas da artista plástica Ana Vidigal. Afirma: a «pintura é tudo o que se cola». O processo é estabelecido assim pela artista como um regime de reciclagem de elementos que passa pelo uso de objectos da sua infância ou elementos característicos da cultura dos anos sessenta. O blogue é gerido pela própria, para que não fique nada por ver, como um depósito de narrativas do seu trabalho. Ana Vidigal convoca a experiência da memória entre a intensidade pessoal e a intensidade do mundo. Através do blogue, vemos como a artista se apropria de imagéticas populares e familiares, figuras de cartoons, padrões de costura, vinil, revistas e geometrias muitas sobre que se debruça com toda a atenção e detalhe. Os objectos que cria colocam‑nos no campo do arbitrário. Digo: é sempre assustador trabalhar notas pessoais. Não é bem sair do silêncio. É trazer a paisagem de dentro delas até ao epicentro da alucinação para o lado do corpo. Os trabalhos de Vidigal são uma plataforma de rupturas com o corpo martirizado da história tradicional, onde a artista plástica disponibiliza o seu confronto, também e sobretudo como mulher, com lugares da memória e de pertença. Em instalações pontuadas por uma comoção enigmática, todas as pistas apontam para uma leitura subversiva das imagens que alteram a nossa percepção do mundo e as nossas relações. Interessa‑lhe o processo, até porque nenhuma das suas obras se pode definir como produto final, antes precipitam a interacção da nossa imaginação. Aí reside o desengano, na escavação das coisas que nos são próximas, onde “o humor é uma tábua enorme de salvação”, afirma Vidigal.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Cristina Néry, «Título do blogue: ana vidigal»Revista Crítica de Ciências Sociais, 89 | 2010, 225.

Referência eletrónica

Cristina Néry, «Título do blogue: ana vidigal»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 89 | 2010, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/3694; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.3694

Topo da página

Autor

Cristina Néry

Investigadora‑júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2007, integrando actualmente a equipa de investigação do Projecto “Novas Poéticas de Resistência: o século xxi em Portugal”. Os seus actuais interesses de investigação abrangem poesia e poética contemporâneas, mulheres&escrita. Membro da Oficina de Poesia (CES /FLUC) desde a sua fundação, das suas publicações destacam‑se O ciclo das sedas, (Palimage, 2005) e “Monólogo para Mariana Alcoforado” (Oficina de Poesia, #5).
cristinanerym@gmail.com

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search