Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros89RecensõesAngélica Lima Cruz, Artes de mulh...

Recensões

Angélica Lima Cruz, Artes de mulheres à altura das suas mãos: o figurado de Galegos revisitado.

Ana Gabriela Macedo
p. 207-208
Referência(s):

Angélica Lima Cruz (2009), Artes de mulheres à altura das suas mãos: o figurado de Galegos revisitado. Prólogo: Maria Irene Ramalho. Porto: Edições Afrontamento, 246 pp.

Texto integral

1Estamos perante uma obra invulgar e importante no panorama de textos reflectindo sobre arte popular, que convoca ao mesmo tempo o pensamento analítico e um olhar apaixonado sobre uma realidade cultural até há bem pouco tempo desconsiderada ou considerada menor em Portugal. Trata‑se de um estudo crítico sobre a arte popular do figurado de barro de Galegos, zona rural situada no Norte de Portugal, próxima de Barcelos, uma terra que mãos de mulheres, analfabetas na sua maioria, deram a conhecer dentro e fora das fronteiras do país, pela criação de objectos singulares, moldados toscamente pelas suas mãos, numa evocação expressiva, frequentemente satírica, do seu quotidiano, um quotidiano rural e fortemente marcado por hierarquias de poder, religiosas e patriarcais que, contudo, essas mesmas mulheres, quase sempre na sombra e silenciosamente, gerem, alimentam e de que são a estrutura básica afinal. Como de resto o afirma neste texto, em plena consciência dessa situação paradoxal, uma das entrevistadas, Júlia Cota: “eu era ao mesmo tempo… desculpando o termo, era homem e mulher. Mulher e homem, para tudo!” (p. 113).

2Angélica Lima Cruz é uma estudiosa deste campo antropológico onde convergem “esfera doméstica, artesanato e produção industrial”, que caracteriza como típicos “de uma formação social durante a transição de uma economia predominantemente agrícola e artesanal para uma economia industrial” (p.19), e que define como “hiddenstream” face à cultura dominante ou “mainstream”. O conceito de “hiddenstream”, como a autora refere, seguindo o pensamento de Georgia Collins e Renée Sandell, traduz uma “tendência que progride na sombra, sem reconhecimento social, e que se caracteriza mais pela continuidade do que pela mudança, e depende largamente do esforço cooperativo e anónimo” (p. 15). Esse “anonimato” e esse “progredir na sombra” têm, segundo a autora, uma causa dupla: em primeiro lugar, trata‑se de trabalho que só passou a ser reconhecido como “estético” ou “artístico” a partir da segunda metade do século xx, e, mesmo então, apenas por uma parcela minoritária, intelectual e “progressista” do público; em segundo lugar, por se tratar essencialmente de “arte de mulheres”. Esta última questão constitui sem dúvida o foco crucial da análise e reflexão de Angélica Lima Cruz, que investe em não equacionar no vazio da abstracção as relações de poder entre arte erudita e arte popular tal como expressas pelo figurado de Galegos, mas antes em questionar abertamente se, reproduzindo as palavras da autora, “o figurado em barro não tinha prestígio porque era feito por mulheres ou era feito por mulheres porque não tinha prestígio” (p. 23). Questões do cânone das artes cruzam‑se aqui dialogicamente com uma feroz hierarquização dos papéis de género. A ilustrar as razões que subjazem ao anonimato desta arte, uma das mulheres artistas, Ana Baraça, refere‑se‑lhe em entrevista dizendo, “Eu não assinava, tinha vergonha! Foram as pessoas que me pediram” (p. 189). A artista evidencia assim que essa rasura da voz e identidade autorais são atravessadas pela questão mais funda do mutismo e desvalorização do universo feminino, o saber que de experiência se faz ou, simbolicamente, pela “aracnologia” ancestral de que fala Nancy Miller num celebrado texto crítico, aqui significada pelo conceito de arte manualmente produzida e criada em contexto doméstico. “Fazer figurado não era entendido como um trabalho, no verdadeiro sentido da palavra, e não alterava o papel tradicional da mulher como doméstica. Apesar de trabalharem tanto ou mais do que os maridos e de também ajudarem no sustento, obtendo rendimentos, o trabalho destas mulheres sempre teve o estatuto de complementaridade”, salienta a autora (p. 184).

3Neste livro, que teve origem num trabalho académico, uma dissertação de doutoramento realizada na Universidade de Surrey‑Roehampton, em Inglaterra, a autora, que é também a entrevistadora, apaga‑se muitas vezes e coloca‑se generosamente na sombra, para dar a voz e emprestar a palavra a estas mulheres criadoras – Ana Baraça, Rosalina Baraça, Maria Sineta, Júlia Cota, Júlia Ramalho – que assim constroem, perante o olhar expectante do leitor, um quadro de referências complexo em que as esferas do público e do privado “coloridamente” (mas sem folclore) negoceiam poderes e contra‑poderes, discursos hegemónicos e “contra‑dicções” e nos confrontam com questões basilares, comuns tanto à arte erudita como à arte popular, ou mesmo ao menosprezado artesanato (também este maioritariamente feminino). Nomeadamente: que papel desempenha na economia social esta arte popular criada no seio do doméstico? Qual o poder que investe estas mulheres que, na sombra, camufladamente, se transformam em principal base de sustento da economia familiar? Em que medida é que este inesperado agenciamento feminino afecta as relações familiares e os papéis de género solidamente estabelecidos e sobejamente policiados? Qual o valor simbólico dos objectos criados, particularmente quando, para além da mera representação lúdica, eles cruzam desassombradamente, e em todo o esplendor do seu riso carnavalesco, territórios tabu ou esferas de risco, como a sexualidade e a religião? (Veja‑se a este título algumas das imagens mais sintomáticas deste livro, e.g., “Mulher c’um coraige” de Maria Sineta, o “Sardão” de Júlia Cota, ou “Os tomates do Padre Inácio”, de Júlia Ramalho).

4Estas e muitas outras questões de total pertinência são aqui trazidas a lume, quer pela análise crítica da autora deste livro, quer evocadas frontalmente, e sem quaisquer subterfúgios retóricos, pondo incisivamente o “dedo na ferida”, pelas próprias mulheres artistas. O facto de a parede da casa de uma destas mulheres, Maria Sineta, estar “coberta de boroas de barro espalmadas, atiradas à parede”, tal como descreve a autora (p. 63), está muito para além do seu significado literal. Dir‑se‑ia por extensão metonímica que, de modo análogo, também as palavras da autora desta obra, mais do que “folhas secas e mortas”, como ela simbolicamente diz traduzindo o seu trabalho de recolha etnográfica, é “barro atirado à parede”, isto é, uma aprofundada reflexão e análise crítica contextualizada socialmente e em termos da economia dos sexos, equacionando o real significado e o valor da arte popular, enquanto Artes de mulheres à altura das suas mãos.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Ana Gabriela Macedo, «Angélica Lima Cruz, Artes de mulheres à altura das suas mãos: o figurado de Galegos revisitado. »Revista Crítica de Ciências Sociais, 89 | 2010, 207-208.

Referência eletrónica

Ana Gabriela Macedo, «Angélica Lima Cruz, Artes de mulheres à altura das suas mãos: o figurado de Galegos revisitado. »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 89 | 2010, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/3698; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.3698

Topo da página

Autor

Ana Gabriela Macedo

Professora Catedrática e Directora do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) da Universidade do Minho. Publicou, entre outros, Narrando o pós‑moderno: reescritas, re‑visões, adaptações (2008), Dossier género e estudos feministas in Diacrítica Ciências da Literatura, 22.3 (2008) e co‑organizou Censura e inter/dito; Censorship and Inter/Diction (2009), Narrativas do poder/O poder das narrativas (2007), Poéticas inter‑artes/ Interart Poetics (2006), Identity and Cultural Translation (2005) e Dicionário da crítica feminista (2005).
gabrielam@ilch.uminho.pt

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search