Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros83Espaço VirtualTítulo do sítio electrónico: Worl...

Espaço Virtual

Título do sítio electrónico: Worldmapper

Hugo Dias
p. 198

Texto integral

1O mundo como nunca foi visto anteriormente: este é o mote e o convite feito pelos mentores do Projecto Worldmapper, sediado na Universidade de Sheffield e Michigan. O seu principal objectivo é produzir mapas ilustrando as diferentes desigualdades inscritas na dimensão espacial. Aqui o espaço não é apenas absoluto e geográfico, mas relativo e relacional.

2Tem como ponto de partida o mapa mundi, com base numa distribuição proporcional da área territorial existente. A partir daí, em cada mapa, procede-se à distribuição do peso relativo de cada território com base em cada um dos indicadores estudados. Desta forma a visão do mundo altera--se substancialmente.

3A amplitude dos dados disponíveis é assinalável. Cerca de 600 mapas, dos quais 366 em posters em PDF, abarcando uma multiplicidade de temas – transportes, alimentação, produção de bens, trabalho, rendimento, riqueza e pobreza, saúde, entre muitos outros. Assim, é possível encontrar desde a representação mais clássica da população ou da distribuição do rendimento até outros indicadores menos comuns, como a violência (gastos militares, numero de mortes violentas, vitimas de minas pessoais, detidos à espera de julgamento), a poluição (emissões de carbono, resíduos nucleares), a acção (número de sindicalizados, montante de ajuda humanitária, numero de votos de cada país no Fundo Monetário Internacional) ou ainda a destruição (número de espécies extintas ou em risco).

4Alguns resultados podem surpreender, outros nem por isso. Os próprios dinamizadores do sítio convidam a fazer esse exercício antes de aceder ao mapa do seu interesse. A visualização facilita sobremaneira a compreensão dos diversos fenómenos em presença, o que torna este sítio um instrumento extremamente útil, didáctico e, como tal, de consulta altamente recomendada.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Hugo Dias, «Título do sítio electrónico: Worldmapper»Revista Crítica de Ciências Sociais, 83 | 2008, 198.

Referência eletrónica

Hugo Dias, «Título do sítio electrónico: Worldmapper»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 83 | 2008, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/3849; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.3849

Topo da página

Autor

Hugo Dias

Investigador do Centro de Estudos Sociais. Doutorando da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e bolseiro da FCT (tema de tese: Sindicalismo de movimento social? Experiências de renovação da prática sindical num contexto de transição de paradigma produtivo). Tem desenvolvido trabalhos nas áreas do sindicalismo e movimento operário e dos movimentos sociais e estudantis.
hugo@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search