Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título do sítio electrónico: Worldmapper

Hugo Dias
p. 198

Texto integral

1O mundo como nunca foi visto anteriormente: este é o mote e o convite feito pelos mentores do Projecto Worldmapper, sediado na Universidade de Sheffield e Michigan. O seu principal objectivo é produzir mapas ilustrando as diferentes desigualdades inscritas na dimensão espacial. Aqui o espaço não é apenas absoluto e geográfico, mas relativo e relacional.

2Tem como ponto de partida o mapa mundi, com base numa distribuição proporcional da área territorial existente. A partir daí, em cada mapa, procede-se à distribuição do peso relativo de cada território com base em cada um dos indicadores estudados. Desta forma a visão do mundo altera--se substancialmente.

3A amplitude dos dados disponíveis é assinalável. Cerca de 600 mapas, dos quais 366 em posters em PDF, abarcando uma multiplicidade de temas – transportes, alimentação, produção de bens, trabalho, rendimento, riqueza e pobreza, saúde, entre muitos outros. Assim, é possível encontrar desde a representação mais clássica da população ou da distribuição do rendimento até outros indicadores menos comuns, como a violência (gastos militares, numero de mortes violentas, vitimas de minas pessoais, detidos à espera de julgamento), a poluição (emissões de carbono, resíduos nucleares), a acção (número de sindicalizados, montante de ajuda humanitária, numero de votos de cada país no Fundo Monetário Internacional) ou ainda a destruição (número de espécies extintas ou em risco).

4Alguns resultados podem surpreender, outros nem por isso. Os próprios dinamizadores do sítio convidam a fazer esse exercício antes de aceder ao mapa do seu interesse. A visualização facilita sobremaneira a compreensão dos diversos fenómenos em presença, o que torna este sítio um instrumento extremamente útil, didáctico e, como tal, de consulta altamente recomendada.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Hugo Dias, « Título do sítio electrónico: Worldmapper », Revista Crítica de Ciências Sociais, 83 | 2008, 198.

Referência eletrónica

Hugo Dias, « Título do sítio electrónico: Worldmapper », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 83 | 2008, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 24 Julho 2017. URL : http://rccs.revues.org/3849

Topo da página

Autor/a

Hugo Dias

Investigador do Centro de Estudos Sociais. Doutorando da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e bolseiro da FCT (tema de tese: Sindicalismo de movimento social? Experiências de renovação da prática sindical num contexto de transição de paradigma produtivo). Tem desenvolvido trabalhos nas áreas do sindicalismo e movimento operário e dos movimentos sociais e estudantis.
hugo@ces.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org