Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros92RecensõesDavid Harvey, The Enigma of Capit...

Recensões

David Harvey, The Enigma of Capital and the Crises of Capitalism

Hugo Dias
p. 169-171
Referência(s):

David Harvey (2010), The Enigma of Capital and the Crises of Capitalism. London: Profile Books, 296 pp.

Texto integral

1David Harvey é, actualmente, uma das figuras incontornáveis quando nos debruçamos sobre as dinâmicas espacio‑temporais de desenvolvimento do capitalismo contemporâneo. O geógrafo ambicionou sempre defender uma certa noção de conhecimento, que admite a diversidade e a fragmentação, mas que daí não retira a conclusão da absoluta impotência para a construção de uma grelha de compreensão da realidade. Se o seu percurso inicial é marcado por um cunho positivista forte (que cedo abandona), é no referencial marxiano que encontra a meta‑narrativa (não tem receio de usar o termo) com as ancoragens necessárias para a produção de uma “totalidade estruturada” sobre o mundo. Toda a sua obra atenta à destruição criativa produzida pela lógica de acumulação de capital, que transforma o espaço, bem como às representações associadas a este, a um ritmo cada vez mais acelerado.

2Nesta obra, o autor exprime a sua perplexidade com a superficialidade das tentativas de explicação da actual crise económica. Esta, iniciada com o colapso do sub‑prime e a falência da Lehman Brothers, no Outono de 2008, rapidamente se alastrou para as demais instituições financeiras e para a economia real, embora com um impacto diferenciado dependendo do grau de dependência da actividade económica face aos activos tóxicos gerados pelo sistema financeiro.

3Como chegámos a este ponto? Para dar sentido ao sucedido ao longo das últimas décadas Harvey recupera alguns dos principais eixos analíticos expostos em obras como The Condition of Postmodernity (Malden, Mass.: Blackwell, 1990) e A Brief History of Neoliberalism (Oxford: Oxford University Press, 2005). O crescimento sustentado da acumulação de capital encontrou limites sociotécnicos. Uma forma de os superar passou pelo enfraquecimento da força da classe trabalhadora organizada (através do estímulo à imigração, introdução de novas tecnologias substituidoras de mão‑de‑obra, deslocalização da actividade produtiva) característica dos Trinta Gloriosos Anos. A compressão salarial decorrente da redução do aumento real dos salários foi compensada pela expansão para novos mercados e pelo recurso ao crédito e ao endividamento.

4O problema de como absorver quantidades crescentes de excedentes de capital – com um retorno de pelo menos 3% ao ano – conduziu à viragem financeira, o que implicou uma verdadeira revolução na arquitectura institucional, facilitando a rápida circulação de capital e abrindo novos campos de negócio. Assim, segundo o autor, o neoliberalismo foi um projecto político de “restauração do poder de classe” com vista a restabelecer as taxas de lucratividade.

5A urbanização é parte integrante deste processo. O autor retoma exemplos, desenvolvidos noutras obras, como a transformação da cidade de Paris durante o Segundo Império ou a produção dos subúrbios norte‑americanos no pós Segunda Guerra Mundial, mas aborda também a actual explosão urbana na China e o sucedido com a crise do sub‑prime, em que os empréstimos bancários, simultaneamente, a empreendedores imobiliários e a compradores de casa com baixos recursos económicos, criou uma bolha especulativa, que rapidamente colapsou.

6Embora a actual crise seja de maiores proporções, houve centenas de crises financeiras, um pouco por todo o mundo, desde 1973, em comparação com um número muito baixo entre 1945 e 1973. O argumento de Harvey, de cunho marxista, é o do carácter cíclico das crises do modo de produção capitalista. “As crises financeiras servem para racionalizar as irracionalidades do capitalismo. Conduzem tipicamente a reconfigurações, novos modelos de desenvolvimento, novas esferas de investimento e novas formas de poder de classe” (p. 11). Um dos propósitos do livro é, então, adiantar uma explicação alternativa para as crises do capitalismo, que se tem mantido marginal no actual debate. Desvendar o Enigma do Capital permitirá abrir vias alternativas para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas? Este é um caminho que o autor, à semelhança de anteriores obras, não enjeita descortinar.

7O presente livro divide‑se, grosso modo, em três partes distintas. Num primeiro momento (capítulos 2, 3 e 4) elabora sobre as condições necessárias para a acumulação de capital e as potenciais barreiras existentes ao seu perpétuo crescimento: insuficiente capital inicial (p. 47); escassez de, ou dificuldades políticas com a oferta de trabalho (p. 58); meios de produção desadequados e “limites naturais” (p. 66); tecnologias e formas organizacionais inapropriadas (p. 88); resistência ou ineficiências no processo produtivo (p. 101); e falta de procura no mercado (p. 106).

8Afasta‑se assim de uma explicação mono‑causal para o carácter cíclico das crises do capitalismo. Um bloqueio em qualquer um destes pontos pode produzir rupturas na continuidade da circulação de capital. As crises podem então assumir múltiplas formas dependendo da situação histórica e geográfica, de acordo com a combinação específica de factores de bloqueio. No caso actual, “embora o epicentro se situe nas formas tecnológicas e organizacionais do sistema de crédito e do nexo Estado‑Finança, o problema subjacente é o excessivo poder do Capital em relação ao Trabalho e consequente compressão salarial, conduzindo a problemas de procura efectiva disfarçados por um consumismo de excesso alimentado pelo crédito numa parte do mundo, e de uma expansão demasiado rápida da produção em novas linhas de produtos noutra” (p. 118).

9Seguidamente (capítulos 5, 6 e 7), Harvey explana as “ferramentas de análise para perceber a evolução da geografia histórica do capitalismo em toda a sua complexidade” (p. 118). Aqui, retoma a linha de pensamento desenvolvida a partir da obra The Limits to Capital (Oxford: Blackwell, 1982). A lógica da acumulação tem a si associada um imperativo de superação das barreiras espaciais, a anulação do espaço pelo tempo, referida por Marx nos Grundrisse. Esta manifesta‑se na transformação da paisagem física, com a construção de infraestruturas de elevado custo, inamovíveis sem serem destruídas, e cujo retorno financeiro se estende ao longo de muitos anos. Estes investimentos protelam a crise económica através do investimento do capital em excesso em edificado. Esta é, no entanto, uma relação contraditória. As estruturas espaciais criadas num dado momento, com vista a facilitar a circulação de capital, podem‑se tornar numa barreira para a acumulação adicional, caso o capital imobilizado se torne num obstáculo na expansão para outros espaços geográficos (p. 191).

10Para compreender o desigual desenvolvimento espacial e temporal será necessário ter em consideração sete distintas esferas de actividade: tecnologias e formas organizacionais; relações sociais; arranjos institucionais e administrativos; produção e processos produtivos; relações com a natureza; reprodução da vida quotidiana e das espécies; e concepções mentais do mundo (p. 123). Esta abordagem, que se afasta de determinismos e mecanicismos, concebe a existência de um movimento co‑evolucionário destas esferas numa configuração que constitui uma totalidade socioecológica (pp. 128, 132‑133).

11Por fim, o último capítulo lida com a questão de projectos e sujeitos políticos emancipadores. Deste, podem‑se retirar três ideias fundamentais. Em primeiro lugar, a procura de retirar da marginalidade a crítica sobre o carácter sistémico e cíclico das crises do capitalismo, e como tal, o questionamento do próprio futuro do capitalismo enquanto sistema social (pp. 217‑218). Em segundo lugar, a noção de que a teoria da co‑evolução das esferas de actividade que propõe pode servir de base para uma teoria co‑revolucionária. Tal implica a percepção de que um movimento político pode surgir em qualquer uma dessas esferas, devendo movimentar‑se em cada uma destas de forma a construir dinâmicas de reforço mútuo (p. 228). Por fim, a ideia mais polémica decerto, de recuperar a “hipótese comunista”, que tem retornado ao debate público por filósofos como Alain Badiou.

12Termina, afirmando: “Se, como o movimento por uma globalização alternativa, em finais dos anos noventa, declarou que ‘um outro mundo é possível’, então por que não dizer também ‘um outro comunismo é possível’? As actuais circunstâncias do desenvolvimento capitalista exigem algo deste teor, se se pretende alcançar alguma mudança fundamental” (p. 259).

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Hugo Dias, «David Harvey, The Enigma of Capital and the Crises of Capitalism»Revista Crítica de Ciências Sociais, 92 | 2011, 169-171.

Referência eletrónica

Hugo Dias, «David Harvey, The Enigma of Capital and the Crises of Capitalism»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 92 | 2011, publicado a 01 novembro 2012, consultado a 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/3850; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.3850

Topo da página

Autor

Hugo Dias

Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desenvolve actualmente a sua tese de doutoramento em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sobre os desafios colocados ao sindicalismo num contexto de transição de paradigma produtivo. É investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades. Os seus interesses de investigação centram‑se nos tópicos das Relações Industriais, Sindicalismo e Movimento Operário, Movimentos Sociais e Acção Colectiva, bem como Movimentos Estudantis.
hugo@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search