Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros91Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Vit...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Vitruvius

Nuno Correia
p. 289-290

Texto integral

1Em Março de 2010 o Portal de Arquitectura Vitruvius celebrou o seu décimo aniversário com o lançamento de uma nova versão editada a partir de Barcelona. O Vitruvius nasceu no Brasil, no ano de 2000, fruto da experiência de Abílio Guerra e Silvana Romano como editores da revista Óculum. Abílio Guerra, arquitecto (FAU PUC-Campinas, 1982) e historiador (IFCH Unicamp, 1990), publicou o primeiro número da revista em Agosto de 1985. O segundo número foi editado alguns anos mais tarde, em 1992, já com a participação de Silvana Romana como co-editora. Até 1997, a revista publicou 8 volumes, alguns com numeração dupla, e terminou nesse ano com o nº 10/11.

2Com essa experiência os dois editores estabeleceram contacto com inúmeros colaboradores brasileiros e estrangeiros, com quem passaram a manter um diálogo permanente. No entanto, a exigência crescente na produção da revista reflectia-se no aumento dos custos e tornava cada vez mais difícil a sua publicação com uma certa regularidade.

3Procurando reagir a essas dificuldades logísticas, Abílio Guerra cria em 1996 o Boletim Óculum, uma publicação periódica mais informal, editada pela PUC-Campinas, com mais regularidade e com artigos mais curtos, que circulava por todo Brasil e que promovia o contacto entre investigadores com interesses comuns. O Boletim Óculum publicou-se até ao ano 2000, mas entretanto foi criada uma versão electrónica experimental, que o disponibilizava em rede para todo o mundo, e que permitiu aos seus responsáveis o conhecimento técnico que tornou possível a criação, nesse ano, do Portal Vitruvius.

4Abílio Guerra e Silvana Romana criaram a Editora Romano Guerra, que é proprietária do Portal, e desde o início o Vitruvius funciona como uma editora de revistas, cada uma com uma área de interesse e uma linha editorial próprias. Actualmente, ambas as edições do Vitruvius – no Brasil e em Espanha – têm uma estrutura composta por três partes: 1) o diário (ou jornal), que é também a página de abertura, funciona como sumário de publicações em papel e cada título é um “link” para o desenvolvimento do respectivo artigo; 2) as revistas, a que se pode aceder também a partir da página principal, incluem 6 títulos, isto é, 6 publicações distintas, cada uma com seu formato próprio, em função do conteúdo e da orientação editorial; e 3) pesquisa, que é o sector onde se mantém disponível o conteúdo das edições anteriores, das várias entradas que tem o Portal, para além de um guia com informação sobre publicações de Arquitectura e divulgação das publicações da Editora Romano Guerra (embora estes dois serviços não estejam actualmente disponíveis).

5A revista Arquitextos é uma publicação de carácter científico com elevada exigência na selecção dos artigos publicados, sujeitos à “avaliação cega” (blind review) de um conselho editorial internacional, constituído por professores universitários da América Latina, Europa e Estados Unidos.

6Arquitecturismo é uma publicação mensal que explora de diversas formas a relação entre Arquitectura e Turismo. Drops publica artigos curtos com uma abordagem relativamente livre tratando de arquitectura, cultura e arte.

7Embora o Portal tenha começado por se dedicar essencialmente à área específica de Arquitectura e do Urbanismo, ao longo do tempo foi alargando o espectro das matérias tratadas a outras áreas que lhe estão próximas – como o Design, a Sociologia Urbana e a Arte – procurando também aumentar o potencial público-alvo. Minha Cidade, que ajudou também a fazer essa evolução editorial, funciona como espaço de debate sobre questões urbanas concretas, onde os intervenientes podem expressar preocupações com a sua cidade. Entrevista inclui conversas com personalidades culturalmente relevantes e resenhasonline apresenta recensões de livros, revistas, teses, etc.

8O Vitruvius Espanha, inaugurado em Março de 2010, apresenta o mesmo formato que o seu irmão brasileiro, diferindo apenas no conteúdo, que é especificamente dirigido à realidade ibérica e europeia.

9Ao longo destes 10 anos, Abílio Guerra e Silvana Romano participaram em inúmeros eventos, promovendo e aprofundando colaborações tanto na América Latina como na Europa, sobretudo na Península Ibérica – Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo, Bienal Ibero Americana, Prémios Mies Van der Rohe, Ministério da Cultura e da Habitação em Espanha, Editorial Gustavo Gili, Universidade Politécnica da Catalunha… E simultaneamente, foram acolhendo nas edições do Vitruvius a participação de inúmeros autores, particularmente de Espanha – como Josep Maria Montaner, Zaida Muxi, Iñaki Abalos, Hélio Piñon. Nos últimos anos, a colaboração dos arquitectos brasileiros Flavio Coddou e Márcio Cotrim, estabelecidos em Barcelona, permitiu o contacto permanente com a actualidade ibérica e europeia, possibilitando a criação aí de uma base editorial autónoma – o Vitruvius Espanha.

10O Portal Vitruvius tem sido nestes 10 anos um dos principais meios de divulgação da Arquitectura em português. Na edição brasileira foram publicadas entrevistas a Nuno Teotónio Pereira, Eduardo Souto Moura, Carrilho da Graça, Manoel de Oliveira, entre outros. Na versão europeia, são permanentemente divulgados os principais acontecimentos anunciados pelo website da Ordem dos Arquitectos. Em Portugal, qualquer investigador da área da Arquitectura conhece a actividade do Portal, e usa-o em muitas situações.

11Não é preciso esperar pela generalização do uso dos iPads (ou hardware semelhante) ou pela evolução editorial em curso, que está a levar à publicação simultânea em papel e em formato electrónico (e-books), para perceber a vantagem de uma plataforma editorial como o Vitruvius, que se constrói com os instrumentos tecnológicos mais actuais, e em certa medida mais estimulantes, sem abandonar os critérios de exigência mais rigorosos.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Nuno Correia, «Título da página electrónica: Vitruvius»Revista Crítica de Ciências Sociais, 91 | 2010, 289-290.

Referência eletrónica

Nuno Correia, «Título da página electrónica: Vitruvius»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 91 | 2010, publicado a 29 novembro 2012, consultado a 16 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/4452; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.4452

Topo da página

Autor

Nuno Correia

Licenciou‑se em arquitectura em 1996, no Departamento de Arquitectura da FCTUC onde é docente desde 1997. Tem artigos publicados, sobretudo no JA (Jornal Arquitectos) e na ECDJ (em cima do joelho), revista da qual foi editor convidado em alguns números. Desenvolve actualmente o doutoramento na ETSAB (Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona), Universidade Politécnica da Catalunha, sobre “A crítica de arquitectura em Portugal na segunda metade do século XX”. É bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. ncorreia@darq.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search