Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros91RecensõesPflieger, Géraldine, De la ville ...

Recensões

Pflieger, Géraldine, De la ville aux réseaux/dialogues avec Manuel Castells

Lays Helena Paes e Silva
p. 285-287
Referência(s):

Pflieger, Géraldine (2006), De la ville aux réseaux/dialogues avec Manuel Castells. Lausanne: Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, 325 pp.

Texto integral

1A crescente consciência a respeito da importância das dimensões espaciais das sociedades e um olhar que concebe o espaço como grandeza fundadora e essencial da nossa relação com o mundo são os pontos de partida e de motivação da colecção espace en société, penseurs d’espace, na qual se insere a obra de Géraldine Pflieger. Partindo de uma série de entrevistas realizadas quase na totalidade face‑à‑face com Manuel Castells no ano de 2004, a autora, colaboradora científica do Laboratório de Sociologia Urbana da Escola Politécnica Federal de Lausanne e cuja trajectória é marcada pela preocupação com objectos e problemáticas extremamente próximos dos de Castells, propõe‑se a (re)traçar a génese e a evolução da produção científica desta “antiga emblemática figura da sociologia urbana marxista” (2) nascida em Barcelona. Para tal, Pflieger desenvolveu um trabalho de “historicismo reflexivo”, método utilizado anteriormente pelo sociólogo Christian Topalov, que consiste em situar a obra no contexto dos múltiplos debates e controvérsias dos quais ela foi objecto no momento de sua produção, tanto no mundo académico quanto entre os actores sociais. O objectivo desta opção foi de evitar o risco de uma abordagem anacrónica, que, por meio de um olhar distante, se limitasse a analisar uma produção – anos depois de sua realização – com um foco redutoramente centrado no seu carácter ultrapassado, nas suas falhas e desfasamentos. Para escapar a este risco, seria necessário situar a produção da obra de Castells no seu contexto científico e intelectual, evidenciando o seu impacto e a sua recepção no cerne dos debates teóricos e ideológicos. Assim, Pflieger analisa aquelas que julga serem as principais obras do autor (La question urbaine, Monopolville, The City and the Grassroots, The Informational City e The Information Age), tentando associar a discussão de cada livro a uma descrição do mundo de Castells e do contexto de realização do trabalho. Após um primeiro capítulo dedicado à biografia intelectual e pessoal de Castells, cada uma das obras escolhidas é apresentada num capítulo distinto. Os capítulos iniciam‑se invariavelmente pela síntese e contextualização do respectivo livro, cuja abordagem foi desenvolvida numa das entrevistas realizadas, organizada por temas e transcrita em seguida, e finalizam‑se com a apresentação das principais críticas suscitadas pela obra em questão.

2O primeiro capítulo, de carácter biográfico, destaca a riqueza intelectual e política da juventude de Castells, vivida sob diferentes influências ideológicas: o anarquismo, o marxismo e a “tentação revolucionária”. A entrevista abrange desde os primeiros anos na universidade em Espanha até à experiência vivida em 1968, quando, exilado no Chile, estudou os movimentos de bairro daquele país, tendo contacto com a “pobreza desesperada, o terceiro mundo” (42). Entre estes dois momentos, incluem‑se episódios da vida do estudante anarquista que lutou contra o franquismo e que, exilado em França, teve como orientador de tese o sociólogo Alain Touraine, e do professor assistente da Universidade de Nanterre que, tendo como aluno Daniel Cohn‑Bendit, se envolveu directamente no movimento de Maio de 68 até ao exílio no Chile.

3Em 1972, Castells publica La question urbaine, uma abordagem marxista sobre a questão urbana realizada num contexto caracterizado pela explosão das lutas urbanas e pela politização do urbano em todo o mundo. Trata‑se de uma obra de ambição teórica que, fundamentada no estruturalismo, procurava propor um novo esquema de análise, o “sistema urbano” (55). Castells critica a Escola de Chicago, rejeitando a análise do espaço focada na cultura urbana e propondo que esta seja realizada através da compreensão da estrutura social e da determinação do espaço pelos modos de produção: “o espaço torna‑se a expressão da estrutura social e sua análise leva a compreender como ele é determinado pelos sistemas económico, político e ideológico” (55). A inovação desta obra, segundo o seu autor, foi a introdução da política e dos conflitos sociais no centro da problemática urbana (64).

4Em 1974, em colaboração com Francis Godard, seria publicado Monopolville, obra que, segundo Pflieger, representa um testemunho da sociologia marxista urbana durante a década de 70, cada vez mais estruturada pelo Estado sob a influência do Ministério do Equipamento urbano. Com esta procurou‑se, através da teoria do sistema urbano desenvolvida em La question urbaine, compreender a cidade da fase monopolística do desenvolvimento do capital. Para tal, Castells elegeu como maqueta quase experimental a cidade de Dunquerque, desenvolvendo uma enorme pesquisa empírica que seria, segundo o autor, um dos poucos méritos desta obra que ligou de maneira demasiado estreita a pesquisa à política (115). Monopolville seria um ponto de ruptura para Castells, que, na entrevista, critica os trabalhos fundamentados na teoria do capitalismo monopolista pelo seu parco rigor empírico e nulo valor intelectual. Depois da publicação de Monopolville, Castells parte para os Estados Unidos e dedica o fim da década ao estudo dos movimentos sociais urbanos.

5Em 1983, quatro anos após haver chegado a Berkeley (Califórnia), Castells publica The City and the Grassroots, obra que representa uma ruptura tanto no plano teórico, afastando‑se do estruturalismo, quanto metodológico, realizando a passagem de um método hipotético dedutivo para um interactivo. Nesta obra, após quinze anos de trabalho empírico, para responder à problemática da produção da cidade e sob a influência de Alain Touraine, Castells iria apoia‑se na análise dos actores sociais e na capacidade de transformação da cidade e da sociedade pelos movimentos sociais urbanos.

6The Informational City, publicado em 1989, demarcaria uma mudança temática ligada a estudos realizados a partir de 1983 sobre as relações entre inovações, novas tecnologias e territórios. A ambição desta obra foi de estudar as novas tecnologias da informação e os processos urbanos e regionais, defendendo que o surgimento de um novo modo de desenvolvimento informacional, conjugado com uma reestruturação profunda do capitalismo, teria gerado uma modificação radical na relação entre produção, sociedade e espaço. Castells destaca a colaboração dos estudantes de Berkeley na realização deste trabalho, afirmando que as suas obras são fruto de sua própria observação empírica de diferentes regiões do mundo, inclusive da Califórnia, e do trabalho de análise de diversos estudantes.

7The Information Age, uma trilogia publicada em 1996, 1997 e 1998, teve repercussões tanto no universo académico quanto no político e económico e entre os movimentos sociais. Nesta obra, Castells anuncia um quadro de análise global da era da informação, o que representou um alargamento da análise técnico‑económica da cidade realizada em The Informational City, passando da cidade à sociedade e dos Estados Unidos ao mundo inteiro.

8Percorrendo estas cinco obras de maneira detalhada e exigente e sem deixar escapar as influências vividas por Castells e os actores que participaram de seu universo intelectual, Géraldine Pflieger fornece uma interessante e abrangente visão de uma produção que, no formato apresentado, desperta curiosidade e interesse por parte do leitor de De la ville aux réseaux/dialogues avec Manuel Castells que não conhece a obra deste autor. A originalidade da obra de Pflieger encontra‑se não somente no formato que elegeu, que, através de diálogos, possibilita relacionar cada uma das obras com a antiga e a actual perspectiva de Castells, mas sobretudo na visibilidade que confere às rupturas e continuidades presentes no percurso intelectual e na produção do autor. Juntamente ao universo de Castells, são revelados os cenários da produção sociológica e as principais correntes presentes naquele contexto em França e nos Estados Unidos. De entre as inúmeras questões levantadas por Pflieger, Castells evidencia a relevância que confere ao trabalho empírico e a indispensabilidade deste na pesquisa sociológica. No entanto, apesar de a autora explorar a utilização destes trabalhos na elaboração das obras, pouco fica claro sobre os métodos utilizados por Castells para tal. A obra completa‑se oferecendo a bibliografia completa de Castells e um rico glossário das definições utilizadas pelo autor.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Lays Helena Paes e Silva, «Pflieger, Géraldine, De la ville aux réseaux/dialogues avec Manuel Castells»Revista Crítica de Ciências Sociais, 91 | 2010, 285-287.

Referência eletrónica

Lays Helena Paes e Silva, «Pflieger, Géraldine, De la ville aux réseaux/dialogues avec Manuel Castells»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 91 | 2010, publicado a 29 novembro 2012, consultado a 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/4472; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.4472

Topo da página

Autor

Lays Helena Paes e Silva

Doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no âmbito do programa “Democracia no século XXI”. Os seus interesses de investigação centram‑se nas “questões ambientais”, sobretudo nas relações com o ambiente, na inegável interacção entre homem‑sociedade e natureza, no ambiente compreendido como indissociável das questões e relações sociais e nas manifestações e utilizações do direito neste contexto. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Mestre em filosofia do direito (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra). Licenciada em direito (Centro Universitário do Triângulo – Minas Gerais/ Brasil) e em história (Universidade Federal de Uberlândia – Minas Gerais/ Brasil).
layshelena@hotmail.com

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search