Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros86Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Eur...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: European Trade Union Confederation

Olinda Lousã
p. 179

Texto integral

1Fundada em 1973, a Confederação Europeia de Sindicatos (CES/ETUC), sedeada em Bruxelas, pretende em especial ser a voz dos trabalhadores europeus. Representa 82 confederações sindicais de 36 países, estimando em 60 milhões o número de representados. Sendo parceiro social da UE, é reconhecida como o único interlocutor sindical de nível europeu. Defende o Modelo Social Europeu, a articulação da negociação colectiva, diálogo social e melhoria das condições de vida, como chave para a inovação, produtividade, competitividade e crescimento na UE. Faz lobby junto das instâncias europeias e entidades patronais para influenciar a tomada de decisão política.

2O site desta organização contém informação tão diversa como discursos, resoluções ou posições públicas sobre temáticas da actualidade económica e laboral. Faz o link para o seu Instituto de formação e pesquisa (European Trade Union Institute – ETUI – www.etui.org), co-financiado pela UE. Apesar de disponível apenas em inglês e francês, o site da CES disponibiliza documentos nas várias línguas dos países membros. Através da secção “quem somos” encontram-se os links para os sites das confederações nacionais filiadas. Para estudiosos e sindicalistas ou até curiosos a subscrição da newsletter é uma ferramenta útil, que facilita a actualização permanente do que vai acontecendo no espaço laboral europeu.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Olinda Lousã, «Título da página electrónica: European Trade Union Confederation»Revista Crítica de Ciências Sociais, 86 | 2009, 179.

Referência eletrónica

Olinda Lousã, «Título da página electrónica: European Trade Union Confederation»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 86 | 2009, publicado a 01 dezembro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/497; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.497

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search