Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros99Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Arte...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Arterial Network

Claudino Ferreira
p. 218-220

Texto integral

1A Arterial Network é, nas palavras da própria organização, uma “rede dinâmica de indivíduos, organizações, apoiantes, empresas e instituições empenhadas no setor cultural e criativo africano”. A organização teve origem no congresso Revitalising Africa’s Cultural Assets, realizado em Goree Island em 2007, que juntou organizações não governamentais, empresas das indústrias criativas, festivais e artistas em torno do debate sobre a situação e as perspetivas da cultura e do setor criativo no continente Africano. Em 2009, no segundo encontro, realizado em Joanesburgo, os participantes, oriundos de 28 países africanos, decidiram dar um enquadramento mais formal à rede, o que conduziu à adoção de uma Constituição, em 2011, que estabelece os objetivos, a estrutura organizacional e o modo de funcionamento da rede.

2A Arterial Network é hoje uma extensa rede que integra participantes de 40 países africanos. Formalizada como uma organização sem fins lucrativos, assume‑se como uma organização da sociedade civil, aberta à participação de todos os indivíduos e entidades não governamentais com atuação ou interesse no setor cultural e criativo. Tendo o seu Secretariado Geral sediado em Cape Town, estrutura‑se como uma rede de redes nacionais, existindo por isso delegações e representações nacionais nos vários países africanos integrantes.

3Na Constituição, acessível a partir da página eletrónica, a Arterial Network define‑se como uma rede do “setor criativo da sociedade civil africana empenhada nas artes, de uma maneira que visa contribuir para o desenvolvimento, os direitos humanos, a democracia e a erradicação da pobreza no continente africano.” Merece especial referência a existência de uma equipa de missão para as políticas culturais no continente africano, que se propõe “desenvolver posições da Arterial Network a respeito de assuntos relacionados com as políticas culturais, assim como apoiar peritos que possam representar as perspetivas da sociedade civil nesse domínio em fóruns locais e globais.”

4Entre as atividades promovidas pela Arterial Network, destaca‑se a African Creative Economy Conference (ACE), um encontro de grande dimensão e impacto que se realiza anualmente desde 2011. Depois das edições de 2011 em Nairobi e 2012 em Dakar, a edição de 2013 realiza‑se em outubro em Cape Town. O programa inclui, para além de sessões de debate em torno de temas diretamente relacionados com o estado das artes e do setor criativo e o seu papel para o desenvolvimento do continente, uma vasta programação cultural, constituída por eventos artísticos que apresentarão uma mostra da atividade criativa africana em domínios como o teatro, cinema, música, literatura, moda, gastronomia e artesanato.

5A página eletrónica da Arterial Network, para lá de dar conta da história, da estrutura e das atividades da rede, inclui uma série de outros recursos e informações de grande utilidade para aceder ao universo das artes e do setor criativo no continente africano. É assim uma página de grande relevo tanto para profissionais e organizações artísticas e culturais, como para amantes e interessados nas artes e atividades criativas africanas, como ainda para estudiosos do setor no continente. Nela podemos encontrar notícias sobre a atividade cultural e criativa no continente e nos vários países que integram a rede, informação sobre projetos de tipos variados, em curso ou em surgimento no setor, ofertas de empregos e de oportunidades, links para iniciativas e eventos de caráter cultural, criativo, académico e científico. O blogue da Arterial Network, acessível a partir da página principal, constitui por seu turno um interessante espaço de reflexão, troca de opinião e difusão de informação sobre a atividade cultural e criativa em África. É possível igualmente subscrever uma newsletter, que divulga regularmente o mesmo tipo de informação que se encontra na página eletrónica e no blogue. A rede está também presente no facebook e no twitter.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Claudino Ferreira, «Título da página eletrónica: Arterial Network»Revista Crítica de Ciências Sociais, 99 | 2012, 218-220.

Referência eletrónica

Claudino Ferreira, «Título da página eletrónica: Arterial Network»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 99 | 2012, publicado a 04 setembro 2013, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5184; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5184

Topo da página

Autor

Claudino Ferreira

Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), é professor da FEUC e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). Cocoordenador dos programas de mestrado e doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas, é ainda diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais. As suas áreas de interesse são: cidades e culturas urbanas; práticas e políticas culturais; intervenção cultural nas cidades; turismo, lazer e estilos de vida. É autor de várias publicações sobre essas áreas, em torno das quais tem desenvolvido investigação.
claudef@fe.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search