Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros100Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: ETUI...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: ETUI – European Trade Union Institute

José Janela
p. 241-242

Texto integral

1O Instituto Sindical Europeu (ETUI) é um centro independente de pesquisa e formação da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES), que junta organizações sindicais da Europa (em Portugal a CGTP‑IN e a UGT são membros da CES). É uma associação internacional sem fins lucrativos.

2O ETUI está em conexão com redes académicas, universitárias e de especialistas e pretende estar ao serviço dos interesses dos trabalhadores ao nível europeu e contribuir para reforçar a componente social da União Europeia.

3O ETUI realiza estudos sobre questões socioeconómicas e relações industriais e acompanha as questões políticas europeias que apresentem uma importância estratégica para o mundo do trabalho. Este instituto organiza atividades de formação para a CES em vários domínios sindicais e também fornece assistência técnica no domínio das condições de trabalho, e saúde e segurança no trabalho.

4O site do ETUI dispõe de muita informação, nomeadamente diversas publicações que podem ser descarregadas sobre vários temas: a crise; as tendências e políticas; o desenvolvimento institucional da União Europeia; saúde e segurança; mercado de trabalho, emprego e política social; diálogo social e negociação coletiva; desenvolvimento sustentável; renovação sindical e mobilização; participação dos trabalhadores. As publicações disponíveis vão de livros a guias práticos, passando por periódicos e relatórios.

5No quadro do seu programa sobre o desenvolvimento sustentável, o ETUI estuda o papel dos parceiros sociais na transição para uma sociedade com baixas emissões de carbono, focando principalmente os aspetos sociais das alterações climáticas. O ETUI analisa o impacto social dos sindicatos em matéria de alterações climáticas e o papel que podem ter neste debate. O site dispõe de diversas publicações também sobre esta matéria.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

José Janela, «Título da página eletrónica: ETUI – European Trade Union Institute»Revista Crítica de Ciências Sociais, 100 | 2013, 241-242.

Referência eletrónica

José Janela, «Título da página eletrónica: ETUI – European Trade Union Institute»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 100 | 2013, publicado a 28 outubro 2013, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5302; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5302

Topo da página

Autor

José Janela

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pós‑graduado em Gestão e Conservação da Natureza. É professor na EB 2,3 José Régio em Portalegre e dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul e da União dos Sindicatos do Norte Alentejano. É ainda membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, indicado pela CGTP‑IN, membro do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável da Confederação Europeia dos Sindicatos e presidente da Quercus/Portalegre.
josejanela@yahoo.com.br

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search