Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros102Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Sexu...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Sexuality and disability

Ana Lúcia Santos
p. 141

Texto integral

1Num contexto social em que a sexualidade é ainda tida como incompatível com a deficiência, principalmente quando se trata de mulheres deficientes, o sexuality and disability vem demonstrar que estas mulheres também são seres sexuais. O projeto resulta de uma iniciativa levada a cabo pela CREA – organização feminista de direitos humanos –, em conjunto com a Point of View – organização não governamental que recupera a voz das mulheres através dos média, da arte e da cultura –, ambas sediadas na Índia. A gestão da página é garantida por várias pessoas, desde mulheres com deficiência a ativistas pelos direitos das pessoas deficientes, profissionais de aconselhamento e ainda outras organizações dirigidas a pessoas com deficiência.

2O principal objetivo deste projeto é desconstruir mitos e contribuir para o esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade na deficiência. Dispõe de cinco separadores principais que tratam de questões relacionadas com o corpo, práticas sexuais, relações amorosas, maternidade e violência. Cada um destes separadores divide‑se em subsecções que oferecem várias respostas a possíveis enunciados colocados por mulheres com deficiência. O website oferece uma série de hiperligações direcionadas para blogues, filmes, livros e outros sites temáticos no âmbito dos estudos sobre a deficiência, o feminismo, a sexualidade e o ativismo. Ao longo das suas secções é também possível encontrar hiperligações para trabalhos académicos, instituições de saúde e outras plataformas de informação. Não menos importantes são as secções voltadas para familiares, companheiros/as, entidades médicas e organizações associativas. Também aqui são oferecidas respostas a possíveis questões formuladas por parte de públicos que lidam diariamente com pessoas deficientes. A página inicial conta ainda com a coluna “A minha história” (“My story”) que dá voz a histórias de vida narradas na primeira pessoa e a notícias relacionadas com a deficiência.

3Devido à alargada rede de trabalho, este website oferece perspetivas inovadoras e multidirecionadas acerca da sexualidade de mulheres deficientes, pelo que resulta numa importante e vasta plataforma de acesso à informação, não só para as mulheres deficientes como também para um público mais alargado. Nesse sentido, sendo um site dirigido principalmente a pessoas com deficiência, é uma plataforma acessível cuja navegação se torna bastante intuitiva e clara.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Ana Lúcia Santos, «Título da página eletrónica: Sexuality and disability»Revista Crítica de Ciências Sociais, 102 | 2013, 141.

Referência eletrónica

Ana Lúcia Santos, «Título da página eletrónica: Sexuality and disability»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 102 | 2013, publicado a 10 abril 2014, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5511; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5511

Topo da página

Autor

Ana Lúcia Santos

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Estudos Feministas pela mesma faculdade, com a tese “Um sexo que são vários: a (im)possibilidade do intersexo enquanto categoria humana”. Atualmente é investigadora júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o projeto de investigação “Intimidade e deficiência: cidadania sexual e reprodutiva de mulheres com deficiência em Portugal”, coordenado pela Doutora Ana Cristina Santos. Os atuais interesses de investigação centram‑se na cidadania íntima e sexual, estudos feministas, teoria crip e teoria queer.
analucia@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search