Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros102Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Asso...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Associação Salvador

Ana Lúcia Santos
p. 141-142

Texto integral

1A Associação Salvador é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que desde 2007 tem estatuto de utilidade pública. Fundada em 2003 por Salvador Almeida, a associação conta agora com uma equipa interdisciplinar e com a pareceria de empresas externas e o apoio de pessoas voluntárias. A associação tem desenvolvido importantes projetos nas áreas da integração social, acessibilidades e sensibilização, direcionadas a pessoas com mobilidade reduzida, especialmente deficientes motoras. No website é possível consultar vários projetos em curso: projetos que visam melhorar a qualidade de vida de pessoas com carências económicas através da prestação de apoio à integração profissional/formação, apoio à prática de desporto adaptado através, por exemplo, do fornecimento de materiais ou de transporte, e apoio ao desenvolvimento de um negócio próprio; projetos que visam o apoio ao emprego, desde workshops a ações de sensibilização em empresas, trabalhando em parceria com a Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência e o Gabinete Pró‑Emprego; projetos de desporto adaptado, desde dança a desportos aquáticos, desportos de pavilhão entre outros; eventos de convívio (gratuitos) de caráter lúdico, cultural e desportivo; projetos de acessibilidades, tais como o website e a aplicação para smartphones “Portugal Acessível”, que informa sobre os locais e itinerários acessíveis no país; ações de sensibilização de segurança rodoviária e palestras sobre inclusão realizadas em escolas. A Associação Salvador colabora ainda com projetos de investigação científica que tratem de questões sobre deficiência motora, prestando auxílio na divulgação do estudo e através da facilitação de amostra. A página possui ainda uma secção de perguntas frequentes (FAQs) sobre deficiência motora, acessibilidades, incentivos à contratação de pessoas com deficiência e outras informações úteis. De igual utilidade é a secção de notícias e eventos, não só relativos à Associação Salvador, como a outros. É possível ainda encontrar uma secção de testemunhos que dá voz a pessoas com deficiência através de entrevistas concedidas à associação.

2Muito mais que informativa, esta é uma associação interventiva, que age diretamente sobre as pessoas e os espaços, e é esse caráter de serviço público que orienta a oferta disponível a partir do website.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Ana Lúcia Santos, «Título da página eletrónica: Associação Salvador»Revista Crítica de Ciências Sociais, 102 | 2013, 141-142.

Referência eletrónica

Ana Lúcia Santos, «Título da página eletrónica: Associação Salvador»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 102 | 2013, publicado a 10 abril 2014, consultado a 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5512; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5512

Topo da página

Autor

Ana Lúcia Santos

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Estudos Feministas pela mesma faculdade, com a tese “Um sexo que são vários: a (im)possibilidade do intersexo enquanto categoria humana”. Atualmente é investigadora júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o projeto de investigação “Intimidade e deficiência: cidadania sexual e reprodutiva de mulheres com deficiência em Portugal”, coordenado pela Doutora Ana Cristina Santos. Os atuais interesses de investigação centram‑se na cidadania íntima e sexual, estudos feministas, teoria crip e teoria queer.
analucia@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search