Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros84Espaço VirtualTítulo do sítio electrónico: CIRI...

Espaço Virtual

Título do sítio electrónico: CIRIEC – Centre International de Recherches et d’Information sur l’Economie Publique, Sociale et Coopérative

Pedro Hespanha
p. 199-200

Texto integral

1O objectivo do CIRIEC é promover a busca de informações, a investigação científica e a publicação de trabalhos sobre os sectores e actividades que têm por finalidade o interesse geral: poder público, serviços públicos, empresas públicas, cooperativas, sociedades laborais, associações e outras formas de Economia Social. O CIRIEC − Internacional tem sede na Universidade de Liége, na Bélgica, e conta com secções nacionais em 13 países incluindo Portugal. No site do CIRIEC − Internacional pode‑se encontrar informações sobre a entidade e links para as páginas do CIRIEC nos outros países.

2A página de entrada destaca a actualidade: presentemente, a realização da 2ª Conferência Internacional de Investigação em Economia Social, que terá lugar em Outubro de 2009 na Suécia; e do 28º Congresso Internacional do CIRIEC, em Maio de 2010 em Berlim. Mas também os 100 anos dos Annales de l’Economie Publique, Sociale et Cooperative. Uma janela rolante completa a informação sobre acontecimentos próximos e algumas fotos dão conta de acontecimentos ocorridos recentemente.

3Informação mais substancial consta da barra de menus ao cimo da página. Aí o utilizador pode encontrar informação institucional sobre o CIRIEC, sua missão e história, Secções Nacionais e outros membros.

4As actividades científicas do CIRIEC são desenvolvidas por uma rede internacional de cerca de 100 especialistas em economia pública, social e cooperativa. Na secção correspondente da página, o utilizador encontra muita informação sobre a investigação desenvolvida pelo CIRIEC – por exemplo, sobre os métodos e indicadores de avaliação da economia social, sobre a regulação dos serviços públicos num contexto de liberalização e de concorrência aberta, ou sobre temas mais transversais como os regimes de governação nos serviços sociais e de saúde − ou encomendada ao CIRIEC nas quatro grandes linhas dos estudos actualmente desenvolvidos: contribuição dos serviços de interesse geral para a coesão económica, social e territorial, metodologia para o desenvolvimento de uma conta satélite das empresas de economia social, conceitos de economia social e comparação no seio dos estados--membros da União Europeia e situação dos serviços sociais e de saúde na União Europeia.

5Na secção “Publicações” fica-se a saber que o CIRIEC publica uma revista científica, os Annales de l’Économie Publique Sociale et Coopérative/Annals of Public and Cooperative Economics, criada em 1908, e que os resultados da investigação levada a cabo pela sua rede científica são publicados regularmente sob a forma de obras colectivas, relatórios ou working papers devidamente listados na secção. O CIRIEC edita ainda uma nova colecção intitulada Economia Social & Economia Pública (pela Peter Lang) e distribui por quem esteja interessado um boletim de informação trimestral intitulado CIRIEC-News.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Pedro Hespanha, «Título do sítio electrónico: CIRIEC – Centre International de Recherches et d’Information sur l’Economie Publique, Sociale et Coopérative»Revista Crítica de Ciências Sociais, 84 | 2009, 199-200.

Referência eletrónica

Pedro Hespanha, «Título do sítio electrónico: CIRIEC – Centre International de Recherches et d’Information sur l’Economie Publique, Sociale et Coopérative»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 84 | 2009, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/554; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.554

Topo da página

Autor

Pedro Hespanha

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Economia e membro fundador do Centro de Estudos Sociais, onde lidera o Núcleo de Cidadania e Políticas Sociais. Coordenador dos Programas de Mestrado “Políticas Locais e Descentralização. As Novas Áreas do Social” e “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo”. Tem investigado, ensinado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social.
pedro.hespanha@gmail.com

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search