Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros84Espaço VirtualTítulo do sítio electrónico: Camp...

Espaço Virtual

Título do sítio electrónico: Campus Virtual de Economia Solidária

Pedro Hespanha
p. 201-202

Texto integral

1O Campus Virtual é antes de mais um espaço de autor. Criado por Luís Razeto Migliaro, Professor da Universidade Bolivariana de Chile e ao mesmo tempo um activista da Economia Solidária, o Campus Virtual desempenha um papel importantíssimo como espaço de intercâmbio de obras, de experiências e de notícias e um espaço de contactos e diálogos sobre a Economia Solidária.

2Orientado para estudantes, professores ou activistas da economia solidária, o site constitui um espaço diferente de estudo, leitura e reflexão, de conhecimento e troca de experiências e notícias, de investigação e aprendizagem, de contactos e diálogos, fornecendo muitas pistas úteis para o conhecimento do tema. Há guias de leitura, informações sobre autores que tratam do tema além de outros interessantes recursos. Os livros e artigos de Luis Razeto podem ser encontrados e baixados do site.

3A página de entrada mostra imediatamente a postura inovadora e desafiante quanto à hierarquia das abordagens do tema, colocando num espaço circular arbitrariamente ordenado (ou melhor, deixando ao utilizador escolher livremente essas abordagens) um conjunto de entradas que o levam ao tema central da Economia Solidária. Se escolher a entrada “Foros”, basta o registo para poder participar de debates sobre temas de interesse geral, como o da crise energética, exprimindo aí as suas ideias, opiniões e experiências. Se optar pela entrada “Consultas e diálogos”, Luís Razeto estará disponível para responder a perguntas e a estabelecer diálogo sobre os conteúdos dos seus livros e artigos. Se escolher “Caleidoscópio” o utilizador depara‑se com uma miscelânia de diferentes materiais − poemas, citações, humor, informações, etc. − que, de algum modo, “contribuem para pensar as temáticas do Campus e relacioná-las com outras dimensões da vida humana”.

4A preocupação formativa de um autêntico campus universitário está patente na disponibilização de preciosos materiais de estudo, como os “guias de leitura e de estudo” organizados por temas e em função dos niveis de conhecimento e motivações dos utilizadores: a saber, Guia de significados e termos da teoria económica compreensiva, As Microempresas, Ecologia e meio ambiente, Troca, reciprocidade, moeda local e dinheiros alternativos (link “Guias de leitura e de estudo”). Adicionalmente, um link leva-nos ao progama de Mestrado em Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável oferecido pela Universidade Bolivariana de Chile e coordenado por Luís Razeto.

5Em “Testemunhos e experiências” é o conhecimento prático que se valoriza. Aí se depositam os testemunhos daqueles que estão envolvidos em projectos de acção, em empreendimentos de economia solidária ou em organizações de apoio, como os participantes das Feiras de Consumo Familiar de Barquisimeto (Chile), conhecidas como sítios de venda de comida barata, os membros do Grupo Red de Economía Solidaria (GRES), que promovem a formação de redes locais de economia solidária no interior do Perú, ou os filiados na CNT de Gipuzkoa, que trabalham ou trabalharam em empresas nascidas da chamada Experiência Cooperativa Mondragón.

6Finalmente, nas secções “Bibliografia” e “Biblioteca de autores” o utilizador encontra uma vasta lista de referências sobre o tema da economia solidária.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Pedro Hespanha, «Título do sítio electrónico: Campus Virtual de Economia Solidária»Revista Crítica de Ciências Sociais, 84 | 2009, 201-202.

Referência eletrónica

Pedro Hespanha, «Título do sítio electrónico: Campus Virtual de Economia Solidária»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 84 | 2009, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/558; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.558

Topo da página

Autor

Pedro Hespanha

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Economia e membro fundador do Centro de Estudos Sociais, onde lidera o Núcleo de Cidadania e Políticas Sociais. Coordenador dos Programas de Mestrado “Políticas Locais e Descentralização. As Novas Áreas do Social” e “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo”. Tem investigado, ensinado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social.
pedro.hespanha@gmail.com

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search