Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros104Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Insi...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Insight on Conflict

Paula Duarte Lopes
p. 189

Texto integral

1Insight on Conflict é uma publicação sobre esforços locais de construção e consolidação da paz no mundo associada à organização internacional não governamental Peace Direct, fundada em 2002. A informação desta página parte de uma perspetiva de baixo para cima, uma vez que se baseia em informação local, e não é dirigida especificamente a académicos ou mesmo a especialistas. O objetivo é essencialmente disseminar relatos de pessoas envolvidas localmente em esforços de construção e consolidação da paz junto do público em geral. A ideia é proporcionar informação que permita estabelecer contactos, contribua para investigação e permita um melhor entendimento do impacto potencial do trabalho de atores locais na construção e consolidação da paz. A Peace Direct pretende ajudar a alterar o equilíbrio de poderes e recursos no mundo em favor dos que detêm um conhecimento local profundo sobre um determinado conflito violento e as suas causas, a autoridade moral para desafiar as pessoas a mudarem, e o empenho de longo‑prazo necessário para promover uma paz sustentável. Ao relatarem histórias, iniciativas e projetos de atores locais, o Insight on Conflict dá voz aos que normalmente não a têm. Mais de metade das organizações locais mencionadas na publicação não têm páginas eletrónicas. O Insight on Conflict torna visível e acessível informação sobre atores locais relevantes para processos de construção e consolidação da paz. As atividades destes atores devem incidir na cessação da violência e de conflitos destrutivos e na promoção de uma paz justa e sustentável e têm de ser imparciais e apartidários, ou seja, não podem apenas trabalhar com uma das fações envolvidas no conflito violento. Esta página é uma fonte de informação crucial para quem trabalhe sobre a temática da construção e consolidação da paz, incluindo ou centrando‑se numa perspetiva local desta dinâmica. A informação recolhida baseia‑se numa vasta rede de correspondentes. A informação é disponibilizada em inglês.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Paula Duarte Lopes, «Título da página eletrónica: Insight on Conflict»Revista Crítica de Ciências Sociais, 104 | 2014, 189.

Referência eletrónica

Paula Duarte Lopes, «Título da página eletrónica: Insight on Conflict»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 104 | 2014, publicado a 23 setembro 2014, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5759; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5759

Topo da página

Autor

Paula Duarte Lopes

Investigadora do Centro de Estudos Sociais e professora auxiliar de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram‑se nos estudos para a paz, em particular nas missões de paz e no nexo desenvolvimento e segurança; desenvolve ainda investigação sobre políticas de ajuda pública ao desenvolvimento e governação de recursos hídricos. Tem publicado nestas áreas vários capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. É coautora de Mapping Research on European Peace Missions (Clingendael, 2010) e coorganizadora de Rethinking Peace and Security: New Dimensions, Strategies and Actors (University of Deusto, 2009). Publicou ainda em coautoria “The Nexus between Security, Development and Humanitarianism: A Critical Appraisal to Multidimensional Peace Missions”, in Fulvio Attinà (org.), The Politics and Policies of Relief, Aid and Reconstruction. Contrasting Approaches to Disasters and Emergencies (Palgrave Macmillan, 2012) e, em 2013, “Peacebuilding in Timor‑Leste: Finding a Way between External Intervention and Local Dynamics”, International Peacekeeping, 20(2).
pdl@fe.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search