Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros105Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Plat...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Plataform for International Cooperation on Undocumented Migrants – PICUM

Joana Sousa Ribeiro e Carlos Nolasco
p. 195-196

Texto integral

1PICUM é uma plataforma internacional que reúne 178 indivíduos e 158 organizações de âmbito diverso, de 33 países, cujas atividades se norteiam por garantir princípios de justiça social e de direitos humanos aos cerca de 2 a 4 milhões de migrantes não documentados que existem na Europa. Com representatividade no Conselho da Europa desde 2009, esta plataforma constitui uma rede transnacional na defesa dos direitos dos migrantes não documentados.

2A página eletrónica, estruturada, nos campos de pesquisa, em versão multilingue, permite acompanhar, através de um blogue, boletins e recolha de notícias, os últimos desenvolvimentos relacionados com a migração não documentada, nomeadamente ao que respeita o acesso desta população aos cuidados de saúde, alojamento, regularização e inclusão social.

3Este espaço virtual contempla ainda um repositório de publicações (sínteses informativas de políticas, relatórios e tomadas de posição) e oferece a possibilidade de um envolvimento mais direto, como sejam, a subscrição de uma newsletter; a participação como voluntário/a; a adesão como membro da rede PICUM; a solicitação de apoio financeiro; o registo como jornalista. A página possui ainda uma vertente mais formativa, ao disponibilizar, para os profissionais do espaço mediático, linhas de orientação na abordagem do fenómeno da migração não documentada, um guia pedagógico para professores e um webdocumentário – Undocumentary –, um recurso multimodal em inglês, francês e espanhol, desenvolvido em 2011/2012 como apoio da Comissão Europeia, no âmbito dos fundos comunitários do PROGRESS, e que procura dar visibilidade ao quotidiano dos não documentados que vivem na Europa.

4Esta página constitui um acervo de informação documental, contextual e intersubjetiva para uma grande diversidade de públicos.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Joana Sousa Ribeiro e Carlos Nolasco, «Título da página eletrónica: Plataform for International Cooperation on Undocumented Migrants – PICUM»Revista Crítica de Ciências Sociais, 105 | 2014, 195-196.

Referência eletrónica

Joana Sousa Ribeiro e Carlos Nolasco, «Título da página eletrónica: Plataform for International Cooperation on Undocumented Migrants – PICUM»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 105 | 2014, publicado a 05 dezembro 2014, consultado a 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5861; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5861

Topo da página

Autores

Joana Sousa Ribeiro

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra, Portugal
joanasribeiro@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Carlos Nolasco

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra, Portugal
cmsnolasco@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search