Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título do sítio electrónico: Guerra Colonial 1961-1974

Elsa Santos
p. 197

Texto integral

1Foi recentemente lançado (a 4 de Fevereiro de 2009) o sítio electrónico “Guerra Colonial 1961-1974”, numa parceria entre a Associação 25 de Abril e a RTP – Rádio Televisão Portuguesa. Baseado na obra “Guerra Colonial” de Aniceto Afonso e Carlos Matos Gomes, o projecto foi co‑financiado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação e da Defesa, pela União Europeia, pela RTP e pela Caixa Geral de Depósitos.

2Segundo a mensagem do Presidente da Direcção da Associação 25 de Abril, o Coronel Vasco Lourenço, um dos objectivos deste projecto é “perpetuar a nossa memória colectiva” de um acontecimento determinante da “nossa vivência colectiva”, a guerra em que Portugal se envolveu nas suas colónias de Angola, Guiné e Moçambique.

3O sítio põe à disposição dos visitantes um vasto conjunto de textos, dossiers temáticos, galeria de fotografias e vídeos, dados estatísticos, bibliografia e links fundamentais sobre este período marcante da história portuguesa. Dá-nos ainda a conhecer alguns (36) dos “protagonistas” da Guerra Colonial, de ambos os lados dos conflitos, com uma pequena nota biográfica de cada um deles; uma extensa cronologia internacional e nacional, com factos relevantes desde 1943 até 1976; e uma compilação das Resoluções da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, entre 1955 e 1974, sobre os territórios sob administração portuguesa.

4De vídeos e documentário, actuais e da época, dos arquivos da RTP, comentados por vários militares, a uma história do 25 de Abril contada pela Associação 25 de Abril, o sítio disponibiliza, de forma simples e bem organizada, e sempre bem documentada com fotografias, informação histórica sobre Portugal, compilada por temas, desde o pós-II Guerra Mundial e o contexto internacional, passando pelas doutrinas, os cenários de guerra, as operações, as armas, as forças portuguesas, as forças dos movimentos de libertação, entre outros temas, terminando com “a guerra nas artes e nas letras” e uma alusão a algumas (muito poucas) obras de cinema e da literatura sobre a Guerra Colonial.

5Talvez o sítio aborde mais exaustivamente a dimensão militar em detrimento de outras, talvez pudesse estar mais completo ou ter alguns dos temas mais desenvolvidos e complementados, nomeadamente incorporando mais memórias, testemunhos e arquivos dos países africanos lusófonos envolvidos e uma versão não tão portuguesa da Guerra. Mas, como diz o Coronel Vasco Lourenço “este site não é uma obra acabada” e “nunca o será”. Ainda assim, não deixa de ser uma ferramenta importante para preencher as lacunas do ensino da história contemporânea portuguesa aos mais jovens e de se apresentar como uma iniciativa inovadora no sentido de romper com o silêncio que a Guerra Colonial ainda provoca na sociedade portuguesa e de, como referiu o Ministro da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, na sessão de lançamento do sítio electrónico, reconciliar a História com a memória.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Elsa Santos, « Título do sítio electrónico: Guerra Colonial 1961-1974 », Revista Crítica de Ciências Sociais, 83 | 2008, 197.

Referência eletrónica

Elsa Santos, « Título do sítio electrónico: Guerra Colonial 1961-1974 », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 83 | 2008, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 20 Novembro 2017. URL : http://rccs.revues.org/596

Topo da página

Autor/a

Elsa Santos

Estudante da Licenciatura em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Assistente de Edição do Centro de Estudos Sociais.
elsa.santos@hotmail.com

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Revues.org