Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros106Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Luís...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Luís Graça & Camaradas da Guiné

Carlos F. T. Alves
p. 189-190

Texto integral

1Criada em abril de 2004, é desde então dirigido por Luís Graça e tem como coeditores Carlos Vinhal, Eduardo J. Magalhães Ribeiro e Virgínio Briote. Tendo como objetivo primordial a divulgação das memórias da Guerra Colonial, sobretudo a que se desenrolou em solo guineense, opta por obedecer a uma política editorial que procura incentivar a partilha dessas mesmas memórias na lógica de tornar visível e partilhável um passado comum baseado na experiência da guerra. A plataforma pretende funcionar como uma fonte recetora de fotos e histórias escritas pelos participantes, que assim disponibilizam um mosaico de memórias e testemunhos, e acomoda igualmente poemas, relatórios militares, vídeos e documentação pessoal, bem como diários e cartas. Assim, é possível aceder a um elevado número de posts, mais de 12 000, quer na parte central do blogue quer no seu menu lateral. Desta forma, podemos dizer que estamos perante uma ativa comunidade virtual. Com cerca de 170 000 páginas visualizadas mensalmente, o site constitui, simultaneamente, uma importante base de ligação entre ex‑combatentes, que aí encontram um fórum permanente, mas também um espaço importante para quem pretenda estudar o tema.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Carlos F. T. Alves, «Título da página eletrónica: Luís Graça & Camaradas da Guiné »Revista Crítica de Ciências Sociais, 106 | 2015, 189-190.

Referência eletrónica

Carlos F. T. Alves, «Título da página eletrónica: Luís Graça & Camaradas da Guiné »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 106 | 2015, publicado a 28 abril 2015, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5961; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5961

Topo da página

Autor

Carlos F. T. Alves

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Largo da Porta Férrea, 3004-530 Coimbra, Portugal
carlos_alves13@live.com.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search