Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título do sítio electrónico: Seja realista: peça o impossível (Movimento Estudantil Brasileiro)

Pablo Almada
p. 198-199

Texto integral

1O slogan do Maio de 1968 francês – e título do blog do historiador e sociólogo da Universidade Federal de Pernambuco, Otávio Luiz Machado – representa o interesse crítico da pesquisa e do debate do movimento estudantil brasileiro, das reformas universitárias e da organização da União Nacional dos Estudantes (UNE) perante os novos desafios e perspectivas para o ensino superior brasileiro. É nesse sentido que a crítica à UNE não passaria em branco, apontando para um caminho que valoriza as experiências dos estudantes e militantes no movimento, através das várias pesquisas e recolhas de memórias dos estudantes sessentistas.

2O propósito de Machado e de seu grupo de pesquisa é sem dúvida um debate público da memória do movimento estudantil, se diferenciando dos actuais arquivos virtuais da UNE, cuja carga de marketing e alto investimento do governo representam um trabalho menos especializado e em acordo com as posições políticas da organização. Os textos do blogue – desde textos do próprio autor, como também diversos textos publicados na comunicação social, apontam para as falhas e mudanças políticas na UNE, evidenciando o processo de crise que paira sobre a organização, principalmente após o início do Governo Lula em 2003, as crescentes manifestações e a consequente criminalização dos movimentos sociais, da qual o movimento estudantil não passou em branco.

3O blogue deixa-nos uma questão compartilhada por vários estudantes: se a UNE já não representa os estudantes, quais os caminhos organizativos e associativos a seguir? As novas alternativas de organização estudantil, como a CONLUTE (Coordenação Nacional de Lutas Estudantis). São alternativas ou reproduzem os mesmos problemas da UNE? A resposta não é dada no blogue, mas é inscrita nas práticas e nos novos caminhos alternativos do próprio movimento, impulsionados, certamente, pelas reflexões nos espaços académicos e nos espaços virtuais, como esse blogue.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Pablo Almada, « Título do sítio electrónico: Seja realista: peça o impossível (Movimento Estudantil Brasileiro) », Revista Crítica de Ciências Sociais, 83 | 2008, 198-199.

Referência eletrónica

Pablo Almada, « Título do sítio electrónico: Seja realista: peça o impossível (Movimento Estudantil Brasileiro) », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 83 | 2008, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 24 Julho 2017. URL : http://rccs.revues.org/598

Topo da página

Autor/a

Pablo Almada

Graduado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); estudante do programa de Mestrado de Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo (FEUC).Tem pesquisado sobre os temas de Movimento Estudantil, Movimentos Sociais, Sociologia do Trabalho e Teoria Social Contemporânea.
pabloera@gmail.com

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org