Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros107Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Unid...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Unidades de Conservação da Amazónia

Luciane Lucas dos Santos
p. 126-127

Texto integral

1Em 2011, ao comemorar o Ano Internacional das Florestas, o Instituto Socioambiental (ISA) criou um site especial, voltado especificamente à questão das Unidades de Conservação (UCs) da Amazónia brasileira. O ISA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada para a defesa dos direitos dos povos indígenas, a pesquisa e sistematização de informações socioambientais relevantes e a mobilização relativamente às políticas públicas.

2Apesar de ter um site já bastante rico em informações e notícias (http://www.socioambiental.org/​pt-br), com muitos documentos importantes – a exemplo do dossiê recentemente publicado sobre Belo Monte –, o ISA desenvolveu um espaço próprio para compartilhamento de dados sobre as Unidades de Conservação (inicialmente focando a Amazónia brasileira, mas, mais tarde, abrindo para outras regiões e biomas do país não relacionadas à Amazônia Legal). Apesar de estar agora mais amplo e completo, o site “Unidades de Conservação no Brasil” não perdeu sua ênfase na Amazónia brasileira, disponibilizando não só informações relevantes sobre as 179 UCs estaduais e as 136 federais na Amazónia Legal, como também sobre o ranking de desmatamento a ela relacionado (neste caso, o percentual de desmatamento, ano a ano, nas dez UCs federais e estaduais mais atingidas).

3A existência de um site para abordar especificamente as UCs – tendo em conta as muitas e diferentes categorias que o termo pode assumir e a proporção que elas ocupam da Amazónia Legal (cerca de 24,73%) – é, sem dúvida, uma mais-valia. O site-portal constitui uma fonte de informação bastante útil, não só pelos dados técnicos e pelos mapas que disponibiliza, mas também pela possibilidade de analisar as UCs a partir de diferentes ângulos, tais como nível de desmatamento, existência de obras, focos de calor, mineração, sobreposição com terras indígenas, para citar alguns. Além do valioso mapa interativo das UCs e da possibilidade de saber, em mais detalhes, a situação de cada uma delas, o portal disponibiliza também uma infinidade de fotos, vídeos e documentos (a exemplo do relatório intitulado Panorama Global da Diversidade de 2014) que ajudam a compor um retrato da Amazónia Legal em termos de conservação ambiental. Também está disponível na página uma secção de notícias sobre temas importantes e correlatos – como agrobiodiversidade, questões relativas a territórios indígenas e quilombolas, nível de consumo de agrotóxicos, extração ilegal de madeira, para citar alguns.

4De modo geral, trata-se de um site que, apesar de específico, se revela bastante útil não só para informações gerais de caráter socioambiental, como também para munir de dados de estudos comparativos mais amplos – por exemplo, entre os diferentes biomas na Amazónia Legal (amazónico, cerrado e pantanal), entre as UCs federais e estaduais, entre as UCs de proteção integral e as de uso sustentável. Bastante diversificado no material a que permite aceder, o site “Unidades de Conservação no Brasil” contribui significativamente para um conhecimento mais detalhado sobre a Amazónia Legal brasileira.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Luciane Lucas dos Santos, «Título da página eletrónica: Unidades de Conservação da Amazónia»Revista Crítica de Ciências Sociais, 107 | 2015, 126-127.

Referência eletrónica

Luciane Lucas dos Santos, «Título da página eletrónica: Unidades de Conservação da Amazónia»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 107 | 2015, publicado a 04 setembro 2015, consultado a 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/6060; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.6060

Topo da página

Autor

Luciane Lucas dos Santos

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra, Portugal
lucianelucas@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search