Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia - Rioterra

Juliana Torquato Luiz
p. 127

Texto integral

1O referido sítio eletrônico é o espaço virtual da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) “Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA”, existente desde 1999. Trata-se de um amplo trabalho, empreendido principalmente por biólogos, geógrafos e engenheiros ambientais, orientados para estudos, pesquisas e ações articuladas a diferentes populações de alguns territórios do sudoeste da Amazônia, ao exemplo do Vale do Guaporé, Território do Madeira Mamoré e da Floresta Nacional do Jamari, localizados no estado de Rondônia, na região norte do Brasil. E esta é uma das especificidades encontradas na página: a possibilidade de acessar informações produzidas sobre territórios da Amazônia que usualmente são objeto de pouca atenção/referência, inclusive em revistas científicas que abordam o tema “Amazônia”. Além da reunião de artigos científicos produzidos pela própria equipe da Rioterra, destacam-se na página dois grupos de materiais que podem auxiliar em diferentes pesquisas: (1) relatórios técnicos, que recuperam estudos sobre os modos de ocupação destes territórios e sobre determinadas cadeias produtivas (mandiocultura, pesca artesanal, polpa de frutas e da castanha) e as pesquisas florestais de espécies amazónicas e (2) o espaço destinado ao geoprocessamento, onde é possível acessar mapas temáticos com bases desde 2002 disponíveis em PDF, e bases de dados em formato SHAPE. Outro ponto interessante são as narrativas produzidas pela própria OSCIP sobre alguns projetos em parceria com o Governo federal brasileiro, ao exemplo do “Projeto Quintais Amazônicos”. Nesse sentido, a possibilidade de realizar análises críticas sobre projetos de intervenção em territórios da Amazônia a partir das relações entre Estado, sociedade civil organizada e populações dos respectivos territórios pode ser de muita pertinência à realização de diferentes estudos sobre o tema.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Juliana Torquato Luiz, « Título da página eletrónica: Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia - Rioterra », Revista Crítica de Ciências Sociais, 107 | 2015, 127.

Referência eletrónica

Juliana Torquato Luiz, « Título da página eletrónica: Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia - Rioterra », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 107 | 2015, colocado online no dia 04 Setembro 2015, criado a 20 Novembro 2017. URL : http://rccs.revues.org/6061

Topo da página

Autor/a

Juliana Torquato Luiz

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra, Portugal
julianatqluiz@gmail.com

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Revues.org