Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros108Editorial

Texto integral

1A escrita desta pequena nota editorial prende-se com o facto de este número da Revista Crítica de Ciências Sociais ser marcado pela mudança de parte do Conselho de Redação e pela minha entrada em funções como Diretor. Cabe-me, assim, deixar uma palavra de agradecimento e de reconhecimento a todas e a todos os colegas que durante os últimos anos participaram no Conselho de Redação e que cessaram funções, pelo seu papel inexcedível na internacionalização da Revista Crítica e pelos elevados padrões de qualidade que se tornaram apanágio da mesma. Uma menção especial deve ser endereçada ao diretor cessante, Claudino Ferreira, pela sua dedicação e pelo rigor com que dirigiu a revista.

2O número atual inicia uma nova política editorial de publicação de artigos originais em língua inglesa, alargando o leque dos seus leitores potenciais, mas com o objetivo de continuar a ser uma revista de referência no mundo lusófono.

3O número 108 é não temático, e procuraremos que nos próximos anos os números temáticos assumam menor peso na estratégia editorial da Revista Crítica, tornando a revista mais abrangente, potenciando a colaboração de jovens investigadores e acentuando a sua vertente transdisciplinar e inovadora a nível teórico, epistemológico e metodológico.

4Num tempo caracterizado pela diminuição do investimento nas ciências sociais e nas humanidades e por uma visão estreita e meramente métrica da qualidade da produção científica, não temos dúvidas que a Revista Crítica de Ciências Sociais cumpre uma missão fundamental na divulgação da investigação de alto nível que se produz nestas áreas científicas e do seu papel incontornável para a promoção de epistemologias cívicas indutoras de reflexão, de práticas, de processos e de políticas públicas que promovam a justiça, a solidariedade e a emancipação social.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

José Manuel Mendes, «Editorial»Revista Crítica de Ciências Sociais, 108 | 2015, 05-06.

Referência eletrónica

José Manuel Mendes, «Editorial»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 108 | 2015, publicado a 16 dezembro 2015, consultado a 16 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/6069; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.6069

Topo da página

Autor

José Manuel Mendes

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo de D. Dinis, Apartado 3087,
3000-995 Coimbra, Portugal
jomendes@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search