Navegação – Mapa do site

InícioApresentaçãoPrémio 40 Anos da Revista Crítica...

Prémio 40 Anos da Revista Crítica de Ciências Sociais

O Conselho de Redação da Revista Crítica de Ciências Sociais, uma edição quadrimestral do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, atribuiu no ano de 2018 o PRÉMIO 40 ANOS DA REVISTA CRÍTICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. O Prémio destinou-se a galardoar o melhor artigo publicado nas páginas da Revista entre 2017/2018 e teve o objetivo de assinalar e comemorar os quarenta anos da Revista, fundada em 1978 sob a direção de Boaventura de Sousa Santos.

Artigos galardoados

O Júri do Prémio, que reuniu a 12 de julho de 2018, decidiu atribuir ex aequo o PRÉMIO 40 ANOS DA REVISTA CRÍTICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS aos artigos The Recolonization of the Indian Mind, da autoria de Peter Ronald deSouza, e “La injusticia cognitiva en la división internacional del conocimiento. El caso de la migración altamente cualificada, da autoria de Francesco Maniglio.

O Júri – constituído por três especialistas das áreas das ciências sociais e das humanidades: Mônica Herz (da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Teresa Cid (da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Luís Trindade (do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e da Birkbeck, University of London), e presidido por Boaventura de Sousa Santos, Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – decidiu ainda atribuir menções honrosas aos artigos On the Coloniality of Human Rights, da autoria de Nelson Maldonado-Torres, e Ministério Público: Velha instituição com novas funções?, da autoria de Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro.

Regulamento

1. O Conselho de Redação da Revista Crítica de Ciências Sociais, editada pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, atribui em 2018 o PRÉMIO 40 ANOS DA REVISTA CRÍTICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, destinado a galardoar o melhor artigo publicado nas páginas da Revista entre 2017/2018. A instituição deste Prémio prende-se com a comemoração dos quarenta anos da Revista Crítica de Ciências Sociais.

2. O Prémio tem o valor pecuniário de mil e quinhentos euros.

3. Serão elegíveis todos os artigos incluídos nos números publicados com data de capa de setembro de 2017, dezembro de 2017 e maio de 2018 e propostos até 31 de julho de 2017.

4. Não serão elegíveis artigos da autoria de investigadores/as do CES ou de doutorandos/as e pós-doutorandos/as que tenham o CES como instituição de acolhimento.

5. A deliberação do Júri será tomada nos três meses seguintes à publicação do número de maio de 2018.

6. O Júri é presidido pelo Diretor do Centro de Estudos Sociais e constituído por três especialistas das áreas das ciências sociais e das humanidades externos ao CES.

7. As deliberações do Júri serão tomadas por maioria absoluta dos votos, cabendo ao Presidente voto de qualidade.

8. O Prémio pode ser atribuído ex-aequo.

9. O Júri decide em total autonomia sobre todas as matérias, desde a sua organização interna até ao mérito absoluto e relativo do artigo. O Júri pode não atribuir o prémio e/ou atribuir menções honrosas.

10. A difusão/republicação do(s) artigo(s) premiado(s) deverá mencionar a atribuição do Prémio pelo CES.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search