Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros82Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Inn...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Innovation, Environments of Innovation, Intelligent Cities and Regions

Paula Casaleiro
p. 155

Texto integral

1O laboratório universitário URENIO (Urban and Regional Research Unit), do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Faculdade de Engenharia da Universidade Aristotle de Thessaloniki, é conhecido pela sua investigação no campo da inovação regional, nomeadamente em cidades inteligentes. Esta é uma problemática relativamente recente, profundamente associada às transformações urbanas no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

2A investigação actual deste laboratório centra-se nas cidades e regiões inteligentes, conceito popularizado pelo director do mesmo, Nicos Komninos. De resto, na página electrónica podemos encontrar uma compilação actualizada de referências bibliográficas e ligações para artigos académicos sobre a temática das cidades inteligentes e outras áreas de investigação associadas (cidades e regiões de inovação, clusters tecnopólos e parques da ciência, estratégias regionais de inovação e espaços de inovação digital).

3O URENIO está também envolvido num conjunto variado de projectos competitivos no âmbito dos Programas Europeus em Investigação e Desenvolvimento e Acções Inovadoras do Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu. Na página encontramos ligações para os diferentes projectos em que o URENIO esteve ou está envolvido, mas também noticias e comentários a outros projectos e eventos sobre inovação regional.

4O laboratório tem ainda um conjunto de departamentos responsáveis pela monitorização e aplicação não só do modelo das cidades inteligentes, como do método de benchmarketing e de produtos e serviços digitais inovadores a organizações e cidades. Cada um destes departamentos disponibiliza on-line alguns dos resultados obtidos em diferentes cidades e regiões.

5Uma das vantagens do site da URENIO é precisamente combinar um conjunto de recursos académicos interessantes com propostas e ferramentas concretos para governantes e planeadores urbanos.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Paula Casaleiro, «Título da página electrónica: Innovation, Environments of Innovation, Intelligent Cities and Regions»Revista Crítica de Ciências Sociais, 82 | 2008, 155.

Referência eletrónica

Paula Casaleiro, «Título da página electrónica: Innovation, Environments of Innovation, Intelligent Cities and Regions»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 82 | 2008, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/634; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.634

Topo da página

Autor

Paula Casaleiro

Investigadora júnior do CES, integrando o Núcleo de Estudos sobre Cidades e Culturas Urbanas. É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestranda em Cidades e Culturas Urbanas pela mesma instituição, estando neste momento a iniciar a sua dissertação. Os interesses actuais de investigação centram-se nas questões das cidades e dos centros históricos, do turismo, das políticas culturais e das culturas urbanas.
pcasaleiro@ces.uc.pt

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search