Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Law & Humanities Blog – A Blog about Law, the Humanities, and Popular Culture

Andreia Santos
p. 139

Texto integral

1“Law & Humanities Blog” apresenta-se como um blogue independente, que apoia o estudo e diversas atividades que englobam o direito e as humanidades, incluindo o trabalho produzido pelo Law and Humanities Institute – uma organização com fins não lucrativos dedicada à promoção dos estudos interdisciplinares entre o direito e a literatura, o direito e a narrativa, a história jurídica, a sociologia do direito, e outras áreas que envolvam esta perspetiva de análise. Os autores do blogue são dois académicos do direito, designadamente a Professora Christine Alice Corcos, do Louisiana State University Law Center, e o Professor Daniel J. Solove, da George Washington University Law School.

2A diversidade de temas desta vertente de análise do direito está patente na divulgação de vários artigos e livros, bem como em calls for papers e eventos académicos e culturais. Cada post publicado contém uma pequena apresentação sobre o tema, incluindo um link direto para a respetiva página principal. Com uma breve análise da divulgação encontramos temas tão diversos como um insight jurídico sobre a validade do contrato no Mercador de Veneza de Shakespeare por Joel S. Newman, ou uma conferência sobre o direito e o Star Trek proferida pelo Professor Fabrice Defferrard, com base na sua obra Le droit selon Star Trek. Encontramos também uma ampla divulgação de calls for papers sob o ângulo da análise do direito e das artes, a literatura e as ciências sociais, tanto realizada em universidades americanas, como europeias. Trata-se, portanto, de um blogue com bastante atividade, apresentando posts diários e sugestões bastantes atuais.

3Para além disso, disponibiliza a fonte de várias páginas diretamente relacionadas com as temáticas anunciadas no blogue, como por exemplo a Association for the Study of Law, Culture, and the Humanities, a European Network For Law and Literature, a European Society for Comparative Legal History e a Feminism and Legal Theory Project, The Emory Law School, entre outras. Do mesmo modo, contém também um conjunto de links para páginas de interesse, bem como etiquetas, que facilitam a pesquisa e a acessibilidade por tema ou palavras-chave. Visto que o “Law & Humanities Blog” teve início em 2005, dispõe de um arquivo que permite pesquisar e rever o historial de publicações. Inclui ainda uma grande variedade de informação pertinente e atual proveniente do Twitter da Professora Christine Corcos, autora do blogue.

4Assumindo-se como um blogue sobre o direito, as humanidades e a cultura popular, o seu conteúdo reflete de forma clara a sua identidade, destacando-se pela diversidade e singularidade da informação disponibilizada.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Andreia Santos, « Título da página eletrónica: Law & Humanities Blog – A Blog about Law, the Humanities, and Popular Culture », Revista Crítica de Ciências Sociais, 112 | 2017, 139.

Referência eletrónica

Andreia Santos, « Título da página eletrónica: Law & Humanities Blog – A Blog about Law, the Humanities, and Popular Culture », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 112 | 2017, colocado online no dia 15 Maio 2017, criado a 21 Novembro 2017. URL : http://rccs.revues.org/6629

Topo da página

Autor/a

Andreia Santos

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Colégio de São Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra, Portugal
andreiasantos@ces.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Revues.org