Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Recht als Kultur – Käte Hamburger Kolleg

Andreia Santos
p. 140-141

Texto integral

1A página “Recht als Kultur”/ “Law as Culture” é desenvolvida por The Käte Hamburger Kolleg/ Center for Advanced Study da Universidade de Bonn, realçando o estudo e análise do “direito como cultura”. Esta abordagem particular tem como objetivo compreender o direito no mundo atual, onde todas as ordens normativas estão subordinadas a um processo de globalização em contínua transformação.

2A sua especificidade assenta no facto de privilegiar as bases conceptuais e metodológicas das humanidades na forma de analisar o direito, enquanto dimensão fundamental do mundo globalizado. Nesta medida, o direito é redescoberto como um objeto legítimo de análise cultural com importantes implicações face aos problemas e preocupações do mundo contemporâneo. Destaca-se, assim, a reflexão sobre diferentes dimensões sistemáticas do direito como facto cultural, nomeadamente sobre culturas simbólicas e dinâmicas rituais, normatividade e pluralismo normativo e questões sobre a força do direito e da cultura organizacional. O direito constitui-se como um ponto de partida que define os caminhos e recantos da modernidade global, procurando uma compreensão mais profunda e ampla das diferentes culturas jurídicas – na esteira do trabalho de Max Weber – e contribuindo, desta forma, para um melhor entendimento das especificidades das culturas jurídicas ocidentais. A página eletrónica inclui, assim, uma análise histórico-comparativa do direito que, sublinhando as suas dimensões simbólicas e organizacionais, prolonga as tradições das humanidades na Alemanha, de forma a refinar, aplicar e complementar as mesmas através de um diálogo com diferentes culturas jurídicas.

3A literatura, o cinema, a arquitetura, as artes visuais e mesmo a dança, são aqui identificados enquanto elementos importantes na forma de estudar e interpretar o direito. O fundador e diretor do centro é o Professor Doutor Werner Gephart, com formação na área do direito, da filosofia e das ciências sociais, e integram o Conselho Científico personalidades reconhecidas da área da sociologia do direito como o Professor Doutor Jacques Commaille e o Professor Doutor François Ost, entre outros. É igualmente de realçar a sua rede de cooperação com várias instituições da Europa e do mundo, como sejam a École de Droit de Sciences Po de Paris, o King’s College, The Dickson Poon School of Law de Londres, a Université Saint-Louis de Bruxelas ou, ainda, a Benjamin N. Cardozo School of Law (Law and Humanities) de Nova Iorque e o Centre for the Study of Law and Governance (CSLG) de Nova Deli.

4É de acordo com esta mesma abordagem inovadora e singular que a página apresenta um amplo conjunto de informação, que se encontra disponível em inglês e alemão. De entre os separadores da página, destaca-se a divulgação permanente de conferências e workshops relacionados com o tema, bem como fóruns, de que é exemplo o Young Forum. Este espaço é dedicado aos pós-doutorandos de diferentes áreas, no sentido de promover a partilha e a discussão interdisciplinar sobre temas-chave e ordens legais-normativas através de luncheon talks com diferentes investigadores internacionais do centro. Trata-se de mais uma forma de promover o direito como parte integrante de um contexto histórico, filosófico, político, económico, social e estético assente na partilha das diferentes investigações levadas a cabo pela comunidade científica e de investigação do centro.

5De igual modo, a página contém informa-ção sobre eventos com galeria de imagens, podcasts, conferências e exposições. Relativamente às publicações, apresenta a Coleção “Law as Culture”, a qual se insere nesta linha teórica e analítica, reunindo diversos livros de autores que pertencem ao centro e que conta com 17 volumes já publicados. São ainda destacadas várias publicações, desde livros a traduções, que na perspetiva cultural sobre o direito advêm também elas da riqueza da diversidade de línguas e culturas dos investigadores visitantes que colaboram no centro, agregando uma panóplia de diferentes realidades socioculturais, económicas e políticas. A página apresenta, ainda, um espaço de notícias onde se assinalam as novidades do centro, bem como publicidade e um arquivo no qual é possível consultar anteriores destaques.

6A página reflete, assim, a identidade desta perspetiva de análise, a qual coloca o estudo do direito como parte de um amplo quadro interdisciplinar, onde a complementaridade do mundo normativo e sociocultural é o elemento fundamental. A grande vantagem da sua utilização é pois a tradução prática desta perspetiva, mantendo uma constante atualização sobre o tema e as atividades que reproduzem esta dimensão de análise do direito.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Andreia Santos, « Título da página eletrónica: Recht als Kultur – Käte Hamburger Kolleg », Revista Crítica de Ciências Sociais, 112 | 2017, 140-141.

Referência eletrónica

Andreia Santos, « Título da página eletrónica: Recht als Kultur – Käte Hamburger Kolleg », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 112 | 2017, colocado online no dia 15 Maio 2017, criado a 26 Maio 2017. URL : http://rccs.revues.org/6631

Topo da página

Autor/a

Andreia Santos

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Colégio de São Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra, Portugal
andreiasantos@ces.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org