Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página electrónica: Memória do Movimento Estudantil

Rui Bebiano
p. 223

Texto integral

1Tal como é dito na nota de apresentação do projecto que está por detrás deste site, “a história do Brasil não seria a mesma se não fosse a actuação dos estudantes”. De facto, o peso social destes e a visibilidade da sua militância cívica têm, desde há bem mais de meio século, marcado de uma forma indelével as diferentes etapas de transformação da realidade brasileira. Daí a importância da organização, da preservação e da divulgação dos múltiplos momentos e aspectos que integram a história do movimento estudantil brasileiro e o grande valor de um projecto como este, que visa fazê-lo recorrendo aos instrumentos e às possibilidades oferecidos pelos suportes electrónicos e pela Internet. Alguns dos conteúdos, de manifesta utilidade, comportam a recolha de dados sobre o movimento, a organização de uma cronologia, uma galeria de hiperligações, a oferta de informação bibliográfica diversificada e a disponibilização pública de toda esta informação. Mas outros revelam uma ambição capaz de transcender a dimensão do próprio site, procurando transformá-lo num instrumento em condições de dinamizar processos como o registo sistemático de depoimentos de activistas e a realização de uma campanha nacional de incentivo à doação de documentos, fotografias e outros registos relacionados com o tema. Pretende-se também ajudar a preparar a organização, no Rio de Janeiro, de um futuro Centro de Memória do Movimento Estudantil. O interesse deste projecto para a comunidade de investigadores, para o público em geral e para a continuidade do próprio movimento é inquestionável.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Rui Bebiano, « Título da página electrónica: Memória do Movimento Estudantil  », Revista Crítica de Ciências Sociais, 81 | 2008, 223.

Referência eletrónica

Rui Bebiano, « Título da página electrónica: Memória do Movimento Estudantil  », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 81 | 2008, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 24 Julho 2017. URL : http://rccs.revues.org/677

Topo da página

Autor/a

Rui Bebiano

Professor de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Trabalha presentemente sobre temas de história cultural e política do período que se estende desde os anos 50 até à actualidade, em particular sobre os movimentos estudantis, sobre a esquerda radical e sobre representações contemporâneas do passado. Publicações recentes: Anos inquietos. Vozes do movimento estudantil em Coimbra (1961-1974) (com Manuela Cruzeiro, Porto: Afrontamento, 2006); Do activismo à indiferença, Movimentos estudantis em Coimbra (com Elísio Estanque, Lisboa: ICS, 2007)
ruibebiano@mail.telepac.pt
http://ruibebiano.net/

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org