Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título das páginas electrónicas: Stoa – Ocupação USP – Greve 2007 e Ocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo

Elísio Estanque
p. 223-224

Texto integral

1O movimento estudantil da USP, que culminou em Maio-Junho de 2007 na ocupação da Reitoria da Universidade durante 50 dias, utilizou largamente os meios electrónicos e a blogosfera como meio de divulgação e debate. Estes dois blogues condensam um variado conjunto de informações que permitem seguir todo o processo da luta estudantil, incluindo diversos arquivos sobre a história da ocupação, o debate que decorreu nos media de São Paulo e as controvérsias sobre as posições que adoptaram acerca das acções e greves que então dominaram a opinião pública paulista. Desde as reivindicações iniciais dos estudantes, às dificuldades do processo negocial com a reitoria, passando pelas ameaças policiais, os decretos do governador José Serra, as iniciativas culturais e conferências promovidas pelos estudantes, as discussões em torno dos esquemas organizativos e o papel das estruturas organizativas e dos partidos nesse processo, etc. O primeiro destes blogues continua activo e contém vários depoimentos, entrevistas e debates sobre temas universitários e os novos objectivos e propostas dos estudantes no período pós-ocupação. Ambos incluem opiniões plurais de diversos sectores, professores, estudantes, responsáveis institucionais e sindicais e ainda vários hiperligações que dão acesso a uma variedade de vídeos e gravações. Num contexto de dificuldade de mobilização do movimento estudantil em Portugal, vale a pena prestar atenção à realidade brasileira e a esta luta em particular, onde a questão das alianças entre a luta dos estudantes e a acção grevista e sindical de funcionários e professores reintroduziu no debate alguns ingredientes que remetem para o espírito do Maio de 68.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Elísio Estanque, « Título das páginas electrónicas: Stoa – Ocupação USP – Greve 2007 e Ocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo », Revista Crítica de Ciências Sociais, 81 | 2008, 223-224.

Referência eletrónica

Elísio Estanque, « Título das páginas electrónicas: Stoa – Ocupação USP – Greve 2007 e Ocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 81 | 2008, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 21 Novembro 2017. URL : http://rccs.revues.org/679

Topo da página

Autor/a

Elísio Estanque

Professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Professor visitante da USP/SP, em 2007. Publicações recentes: Do activismo à indiferença, Movimentos estudantis em Coimbra (com Rui Bebiano, Lisboa: ICS, 2007); Relaciones Laborales Transfronterizas – Portugal/España (org. com Pere Beneyto, Valladolid: Instituto de Estúdios Europeos 2008); “Sindicalismo e movimentos sociais: dilemas e perplexidades”, Janus – Anuário de Relações Internacionais, vol. XX, 2008.
estanque@fe.uc.pt
http://boasociedade.blogspot.com

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Logo Compete 2020
  • Logo Portugal 2020
  • Logo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento
  • Logo Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Revues.org