Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página electrónica: 1968 in Europe

Miguel Cardina
p. 224

Texto integral

1Se os protestos estudantis ocorridos em Paris ou Praga durante o “longo ano” de 1968 são alvos de frequente evocação, bem menor é a visibilidade dos processos contestatários surgidos em outras paragens do território europeu, situadas em qualquer uma das metades criadas pela linha divisória do antigo muro de Berlim. Este site tem desde logo o mérito de apresentar cerca de uma vintena de cronologias, alinhadas por critérios geográficos ou temáticos, cuja leitura permite perceber o carácter transnacional destes movimentos, mas também o modo como eles foram adquirindo características específicas consoante o contexto interno em que se inseriam. Por outro lado, 1968 in Europe constitui igualmente uma plataforma electrónica complementar a um livro homónimo, publicado recentemente por Martin Klimke e Joachim Scharloth, no qual se reúnem textos de vários investigadores sobre o impacto das contestações estudantis dos anos sessenta em diferentes países europeus. Assim sendo, esta página disponibiliza a introdução da obra e o posfácio, assinado pelo norte‑americano Tom Hayden, antigo activista do SDS (Students for a Democratic Society) e ainda um vasto conjunto de hiperligações para fontes, arquivos e estudos sobre a época, para além de uma interessante lista de filmes dedicados ao período.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Miguel Cardina, « Título da página electrónica: 1968 in Europe », Revista Crítica de Ciências Sociais, 81 | 2008, 224.

Referência eletrónica

Miguel Cardina, « Título da página electrónica: 1968 in Europe », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 81 | 2008, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 24 Julho 2017. URL : http://rccs.revues.org/680

Topo da página

Autor/a

Miguel Cardina

Investigador associado do Centro de Estudos Sociais. Mestre em História das Ideologias e Utopias Contemporâneas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e licenciado em Filosofia pela mesma instituição. Desenvolve actualmente um projecto de doutoramento na área das oposições ao Estado Novo, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Autor de A tradição da contestação. Resistência estudantil no Marcelismo (Coimbra: Angelus Novus, 2008).
miguelcardina@gmail.com

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org