Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros80Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Con...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)

Margarida Filipe Gomes
p. 219

Texto integral

1O site do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) apresenta uma instituição não-governamental consultora da UNESCO. Criada em 1967, agrega actualmente 216 centros de investigação e programas de ensino de graduação e pós-graduação em ciências sociais de 21 países da América Latina e Caraíbas, tendo também como membros um centro em Espanha e um em Portugal (Centro de Estudos Sociais). Elege como objectivos a promoção e desenvolvimento da investigação e o ensino das ciências sociais, o fortalecimento do intercâmbio entre instituições e investigadores de dentro e fora da região e uma adequada difusão dos conhecimentos produzidos por cientistas sociais, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. O site divulga e difunde uma ampla variedade de informação respeitante às actividades concretas desenvolvidas pela organização. Livros, revistas, uma agenda actualizada e uma biblioteca virtual são apenas alguns dos recursos apresentados. Apresenta com especial destaque a Cátedra Florestan Fernandes, criada em 2000 como um espaço académico de análise das transformações, teorias e problemáticas características dos países da América Latina e Caraíbas, e o programa de intercâmbio Sul/Sul que revitalizou o intercâmbio e a cooperação entre os cientistas e líderes sociais da África, Ásia e da América Latina e Caraíbas, no intuito de fomentar a produção de um pensamento crítico a partir do Sul, construído com base no conhecimento das realidades regionais desta parte do mundo.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Margarida Filipe Gomes, «Título da página electrónica: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)»Revista Crítica de Ciências Sociais, 80 | 2008, 219.

Referência eletrónica

Margarida Filipe Gomes, «Título da página electrónica: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 80 | 2008, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/709; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.709

Topo da página

Autor

Margarida Filipe Gomes

Mestranda do programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (CES/FEUC). Assistente de investigação no Centro de Estudos Sociais. Desenvolve investigação no domínio do cosmopolitismo visto a partir de uma perspectiva literária no espaço africano.
margarida@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search