Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros80Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Con...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA)

Margarida Filipe Gomes
p. 219-220

Texto integral

1Fundado em 1973, o CODESRIA tem a sua sede em Dakar (Senegal). O site apresenta uma organização pan-africana pioneira e líder no domínio das ciências sociais, entendidas num sentido amplo, assumindo como missão a luta contra a fragmentação da pesquisa e da produção de conhecimentos através da criação de redes temáticas de investigação capazes de ultrapassar as barreiras regionais, linguísticas e disciplinares. O CODESRIA promove uma abordagem holística das vivências históricas e contemporâneas por via do incentivo a uma interdisciplinaridade assente num conjunto de tradições e abordagens capaz de integrar as diferentes perspectivas em análise sem o privilégio directo de nenhuma delas. Com o propósito último de fazer ouvir e dar visibilidade à produção intelectual dos investigadores africanos na cena internacional, apresenta um programa de bolsas que promove a excelência intelectual ao nível do mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. A disseminação dos resultados destas pesquisas é feita quer por via das numerosas publicações promovidas pelo CODESRIA, quer pelo próprio site, que disponibiliza uma enorme base que inclui revistas, monografias e documentos de trabalho. Apesar de se dirigir fundamentalmente a parceiros africanos, o CODESRIA desenvolve também uma política de redes com outros continentes, nomeadamente com a CLACSO – Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais; com a APISA – Asian Political and Internacional Studies Association e a EADI – European Association of Development Research and Training Institutes.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Margarida Filipe Gomes, «Título da página electrónica: Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA)»Revista Crítica de Ciências Sociais, 80 | 2008, 219-220.

Referência eletrónica

Margarida Filipe Gomes, «Título da página electrónica: Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA)»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 80 | 2008, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/711; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.711

Topo da página

Autor

Margarida Filipe Gomes

Mestranda do programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” (CES/FEUC). Assistente de investigação no Centro de Estudos Sociais. Desenvolve investigação no domínio do cosmopolitismo visto a partir de uma perspectiva literária no espaço africano.
margarida@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search