Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros79Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Rés...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Réseau d’Etude sur l’Enseignement Supérieur (RESUP)

Aline Seabra Santos
p. 161

Texto integral

1A RESUP, Rede de Estudo sobre o Ensino Superior, foi criada em 2001 com o objectivo de promover a investigação em sociologia, ciências políticas, ciências da educação e economia no domínio do Ensino Superior. Por três grandes motivos, a sua página, disponível apenas em francês, pode revelar-se muito útil aos investigadores interessados nas questões do Ensino Superior. Por um lado, através dela podem ser consultadas as Actas de jornadas científicas e colóquios organizados pela RESUP sobre o Ensino Superior, bem como os anúncios de colóquios a realizar num futuro próximo. Por outro lado, esta página apresenta um conjunto de endereços electrónicos de instituições e organismos nacionais e internacionais que trabalham na área da Educação e do Ensino Superior, nomeadamente o Observatório Nacional da Vida Estudantil (OVE). Este sítio electrónico tem ainda a mais-valia de remeter para uma página do Instituto Nacional de Investigação Pedagógica (INRP) intitulada “O Ensino Superior sob o olhar dos investigadores”, que consiste num dossier de síntese do observatório da ciência e tecnologia deste Instituto. Essa página apresenta cinco reflexões sobre a pesquisa em Ensino Superior, permitindo ao leitor aceder imediatamente a grande parte das referências bibliográficas destes textos; disponibiliza uma lista de obras, artigos e revistas científicas, não exclusivamente franceses, sobre esta matéria, alguns dos quais podem ser consultados em linha; e um catálogo bibliográfico que permite pesquisar documentos escritos, desde livros até teses e relatórios, no âmbito da Educação.

2O sítio electrónico em análise remete também para um observatório de imprensa realizado desde 1999 pela Universidade da Borgonha sobre variadas questões da Educação. Para além de apresentar o RESUP e de oferecer a possibilidade de se pesquisar informação acerca de mais de cem investigadores que trabalham sobre o Ensino Superior em França, esta página, de grafismo muito simples, permite uma navegação muito fácil e intuitiva.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Aline Seabra Santos, «Título da página electrónica: Réseau d’Etude sur l’Enseignement Supérieur (RESUP)»Revista Crítica de Ciências Sociais, 79 | 2007, 161.

Referência eletrónica

Aline Seabra Santos, «Título da página electrónica: Réseau d’Etude sur l’Enseignement Supérieur (RESUP)»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 79 | 2007, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/747; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.747

Topo da página

Autor

Aline Seabra Santos

Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a dissertação De mães para filhas: representações e práticas de saúde sexual e reprodutiva de mulheres ciganas (2007). Investigadora júnior do CES no âmbito do projecto “Factores de Sucesso e Abandono Escolar no Ensino Superior em Portugal: Uma Análise Comparativa”.
alinefss@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search