Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página: EUROCITIES

Daniel Francisco e Marta Clemente
p. 201-202

Texto integral

1A EUROCITIES, fundada em 1986, é uma rede de cooperação que agrega governos locais de mais de 130 cidades e 30 países europeus. Constitui um espaço de partilha de conhecimentos, troca de experiências, análise de problemas e desenvolvimento de soluções relativas à gestão dos espaços urbanos e metropolitanos. O site oficial ilustra o objectivo de funcionar em rede, proporcionando um espaço de troca de experiências e inter-ajuda entre os membros da EUROCITIES, subordinado à visão de um futuro sustentável e partilhado pelos cidadãos. É fornecida extensa e detalhada informação relativa à organização, seu historial, membros e actividades, destacando-se a completa gama de notícias, eventos, publicações e notas de imprensa. O site organiza-se em torno de sete áreas temáticas, que são outros tantos tópicos centrais para a organização: a cooperação, a cultura, a economia, o ambiente, a sociedade do conhecimento, a mobilidade e, por fim, as relações sociais. Os objectivos estratégicos da EUROCITIES são apresentados em função da dimensão social, económica, ambiental, cultural e da “governação” com que a organização estrutura as suas intervenções. No campo da “governação”, em concreto, apela‑se à cooperação das cidades nos seus esforços de desenvolvimento. Objectivo a que a EUROCITIES tem dado importante relevo e contributo, estimulando a criação de redes temáticas de cidades europeias, gerindo on-line muitas dessas redes e garantindo-lhes adequado reconhecimento e visibilidade.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Daniel Francisco e Marta Clemente, « Título da página: EUROCITIES », Revista Crítica de Ciências Sociais, 77 | 2007, 201-202.

Referência eletrónica

Daniel Francisco e Marta Clemente, « Título da página: EUROCITIES », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 77 | 2007, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 20 Setembro 2017. URL : http://rccs.revues.org/800

Topo da página

Autores/as

Daniel Francisco

Assistente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais. Membro do Observatório dos Poderes Locais do CES. Desenvolve investigação na área dos poderes locais e regionais na Europa, com destaque para a França e Portugal.
danifran@fe.uc.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Marta Clemente

Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
m.i.oliveira@hotmail.com

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org