Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página electrónica: The Modernist Journals Project

António Sousa Ribeiro
p. 151

Texto integral

1Sediado nas Universidades de Brown e de Tulsa, este projecto visa proporcionar o acesso digital a publicações periódicas do modernismo anglo‑saxónico, incluindo os chamados “little magazines”. O núcleo inicial do projecto, o acesso digital à revista The New Age (1907-1922), irá sendo alargado a um conjunto de outras publicações, que inclui, para já, Dana (1904-1905), anunciando‑se para breve a disponibilização da publicação vorticista Blast, dirigida por Wyndham Lewis. O projecto inclui também publicações do âmbito dos estudos modernistas, estando já disponível a importante revista de estudos fílmicos Ciné-Tracts (1977-1982) e prevendo‑se a colocação online proximamente dos números atrasados de The James Joyce Quarterly, desde a fundação da revista em 1964. O texto das revistas em PDF surge enquadrado por um conjunto de introduções, glossários e estudos críticos. Estão também disponíveis versões integrais de alguns livros, incluindo The Sanity of Art: An Exposure of the Current Nonsense about Artists being Degenerate (1908), de George Bernard Shaw. Uma secção de ensaios, ainda embrionária, destina-se a acolher estudos recentes sobre textos modernistas.

2O acervo disponível nesta página não é ainda muito extenso, mas constitui já um recurso valioso, que se irá tornando crescentemente relevante à medida que novos títulos vão sendo incluídos. A navegação é intuitiva e o acesso fácil e rápido.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

António Sousa Ribeiro, « Título da página electrónica: The Modernist Journals Project », Revista Crítica de Ciências Sociais, 74 | 2006, 151.

Referência eletrónica

António Sousa Ribeiro, « Título da página electrónica: The Modernist Journals Project », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 74 | 2006, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 19 Setembro 2017. URL : http://rccs.revues.org/947

Topo da página

Autor/a

António Sousa Ribeiro

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na área de estudos germanísticos, investigador do Centro de Estudos Sociais e diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais desde 2005. Os seus interesses de investigação incluem: literaturas e culturas de expressão alemã, temas de literatura comparada, estudos pós-coloniais, estudos de tradução, estudos sobre o Modernismo e estudos sobre a violência.
asr@mail.net4b.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org