Navegação – Mapa do site
Espaço Virtual

Título da página electrónica: Long Term Research Project (SFB) “Modernity: Vienna and Central Europe around 1900”

António Sousa Ribeiro
p. 152

Texto integral

1Trata‑se da versão inglesa (menos actualizada do que a versão alemã, disponível em http://www-gewi.kfunigraz.ac.at/​moderne/​dok.htm) da página do projecto “Moderne. Wien und Zentraleuropa um 1900”. Sediado na Universidade de Graz, este projecto, realizado entre 1994 e 2004, levou a cabo um ambicioso programa de investigação transdisciplinar centrado no contexto modernista austríaco e da Europa Central e assente num amplo re-exame crítico dos conceitos de modernismo e modernidade tal como se apresentam nesse contexto. O projecto desdobrou-se em cinco grupos de investigação transdisciplinares: “Ismos e ideologias”; “Estética da modernidade – estética modernista”; “Cultura e sociedade”; “Transferências culturais”; “Identidades”. A página é muito rica em informação (uma parte dela em alemão) quanto aos resultados do projecto e às inúmeras conferências e publicações dele resultantes. Permite também o acesso aos números da “Newsletter Moderne”, publicada regularmente no âmbito do projecto.

2Com o intuito de prosseguir os objectivos do projecto para além do seu termo, o corpo de investigadores fundou entretanto uma associação, a “Forschungsgesellschaft Moderne/Postmoderne”, sediada igualmente na Universidade de Graz (http://www-gewi.uni-graz.at/fomop/home.html).

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

António Sousa Ribeiro, « Título da página electrónica: Long Term Research Project (SFB) “Modernity: Vienna and Central Europe around 1900” », Revista Crítica de Ciências Sociais, 74 | 2006, 152.

Referência eletrónica

António Sousa Ribeiro, « Título da página electrónica: Long Term Research Project (SFB) “Modernity: Vienna and Central Europe around 1900” », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 74 | 2006, colocado online no dia 01 Outubro 2012, criado a 24 Julho 2017. URL : http://rccs.revues.org/948

Topo da página

Autor/a

António Sousa Ribeiro

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na área de estudos germanísticos, investigador do Centro de Estudos Sociais e diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais desde 2005. Os seus interesses de investigação incluem: literaturas e culturas de expressão alemã, temas de literatura comparada, estudos pós-coloniais, estudos de tradução, estudos sobre o Modernismo e estudos sobre a violência.
asr@mail.net4b.pt

Artigos do/da mesmo/a autor/a

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 3.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Revues.org