Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros67RecensõesJosep Ballart Hernández e Jordi J...

Recensões

Josep Ballart Hernández e Jordi Juan i Tresseras, Gestión del património cultural

Paulo Peixoto
p. 138-140
Referência(s):

Josep Ballart Hernández e Jordi Juan i Tresseras, Gestión del património cultural. Barcelona: Ariel, 2001, 238 pp.

Texto integral

1O livro de Josep Hernández e Jordi Tresseras emerge do dilema que, cada vez mais, se coloca à sociedade, em geral, e às administrações e agentes locais, em particular. Face a um volume crescente de bens que adquirem o estatuto de património cultural, como encontrar formas de gestão desses bens que assentem num equilíbrio entre conservação e uso? Por outras palavras, como gerir o património cultural de modo a que os bens que o constituem não sejam nem um mero sorvedouro de dinheiros públicos nem mercadorias que, embora rentáveis, são incapazes de funcionar como elemento de confronto do passado com o presente da sociedade e de, nessa medida, permitir reflectir sobre o devir?

2Tal como noutros livros anteriormente recenseados (La gestion du patrimoine culturelin Revista Crítica de Ciências Sociais, 56: 153-155 – e La gestión y el gestor del patrimonio culturalin Contextos de Sociologia, 2: 47-51), o ponto de partida dos autores deste livro radica no argumento que são igualmente legítimos, quer os esforços de patrimonialização que assentam nas emoções e na contemplação estética dos bens que o passado legou, quer as acções cuja preocupação reside em definir usos que tornem rentáveis os investimentos feitos na preservação desses bens. Garantir uma certa harmonia entre estes dois desideratos é o desafio da gestão moderna do património que se apresenta como o conjunto de acções programadas visando garantir uma conservação óptima dos bens patrimoniais e um uso desses bens que se adeqúe às exigências sociais contemporâneas (p. 15).

3Os nove capítulos que dão corpo ao livro, balançando entre um carácter de cariz mais didáctico ou de natureza mais ensaística, cobrem matérias como a conceptualização do património, o lugar do património e dos museus na História, o papel do património e dos museus no presente, o enquadramento institucional e legal do património, os modelos de gestão das organizações que lidam com o património, as políticas culturais de âmbito patrimonialista e os usos sociais que lhes subjazem, a difusão do património e, por fim, a relação entre património e turismo.

4Face à literatura publicada neste domínio disciplinar (cf. Contextos de Sociologia, 2: 47-51), os pontos mais apelativos deste livro que entendemos destacar prendem-se com a análise da profissionalização dos gestores do património e da ética profissional que os orienta (p. 112), com a questão dos recursos e do financiamento de que as organizações gestoras do património podem dispor (p. 123) e com a abordagem da relação entre património e turismo (p. 201).

5Trata-se de um livro que, relativamente à gestão do património, permite identificar e caracterizar genericamente os agentes multilaterais mais relevantes, os principais marcos legais de âmbito internacional e os modelos de gestão e de financiamento que circulam globalmente. Além disso, potenciando estudos mais analíticos neste campo disciplinar, o livro fornece um conjunto de tipologias diversas que possibilita, por exemplo, a identificação de tipos de actores envolvidos na selecção de património e de tipos de usos que justificam essa selecção (p. 18), a enumeração das funções que cabem às instituições gestoras (p. 23), a caracterização dos tipos de organizações gestoras (pp. 84, 86 e 119), a referenciação de dimensões das condutas éticas dos profissionais da gestão do património (p. 117) ou a especificação de tipos de públicos a que se destinam os bens patrimoniais e a utilidade desses bens para cada um dos diferentes tipos (p. 192).

6Outra das mais-valias deste livro, constituindo um vector cujo aprofundamento se justificaria em várias das temáticas abordadas e que poderia conferir ao texto uma vertente mais analítica e ilustrativa, tem a ver com a apresentação de algumas iniciativas que, no campo das políticas culturais e patrimoniais, têm sido desenvolvidas na cidade onde os autores trabalham na sua qualidade de docentes e investigadores universitários. Tanto mais que Barcelona, a cidade em causa, tem sido adoptada como “case study” por excelência no domínio das matérias que o livro trata.

7Entre os aspectos do livro que nos merecem algumas reservas destacamos dois em particular. Um de natureza mais formal e outro que tem a ver com a definição e o modo de abordagem do objecto.

8No que respeita ao primeiro aspecto, a referenciação das fontes é deficiente, na medida em que nem sempre segue o sistema autor-data e em que, no corpo do texto, faz alusão a fontes que, presumindo-se que constam das referências bibliográficas finais, não é possível identificá-las. Por exemplo, na página 125, os autores ao dizerem que “de acordo com Lord & Lord e outros estudos…”, não explicitam qual dos dois trabalhos de B. Lord e G. Lord referidos na listagem bibliográfica final estão a citar, nem identificam os “outros estudos” a que aludem. Além disso, por vezes, os autores fazem generalizações e afirmações que, não remetendo nem para casos empíricos nem para fontes, carecem de fundamentação e de demonstração, correndo o risco de poderem ser tomadas como posições ideológicas de certas políticas patrimonialistas. É o caso, por exemplo, quando referem que “nos centros urbanos históricos a recuperação dos monumentos históricos para fins distintos dos originais deu bons resultados e contribuiu para modernizar a base económica” (p. 156).

9No que respeita ao segundo aspecto, a uma conceptualização alargada de património, patente no título do livro e no primeiro capítulo, corresponde uma análise que em muitas das temáticas abordadas se limita aos museus e às novas formas de museologia. Para ultrapassar esta discrepância, os autores estabelecem uma distinção entre funções internas e funções públicas das instituições patrimoniais. Nesta distinção, deixam de fora da análise do objecto as funções de gestão eminentemente técnicas que têm a ver com tarefas administrativas internas e que exigiriam abordagens organizacionais mais detalhadas. Enquanto a análise das funções internas faz sobressair uma visão mais museológica de património, ancorada na problemática de gestão de colecções, a abordagem das funções públicas cobre temáticas que suscitam o interesse de profissionais da gestão do património que operam noutros universos que não o museal.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Paulo Peixoto, «Josep Ballart Hernández e Jordi Juan i Tresseras, Gestión del património cultural »Revista Crítica de Ciências Sociais, 67 | 2003, 138-140.

Referência eletrónica

Paulo Peixoto, «Josep Ballart Hernández e Jordi Juan i Tresseras, Gestión del património cultural »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 67 | 2003, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1117; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1117

Topo da página

Autor

Paulo Peixoto

Assistente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador permanente do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Cidades e Culturas Urbanas. Publicações recentes: “A recriação e reprodução de representações no processo de transformação das paisagens urbanas de algumas cidades portuguesas”, in C. Fortuna e A. S. Silva (org.), Projecto e circunstância. Culturas urbanas em Portugal, Porto, Afrontamento, 2002, 17-63 (em co-autoria com Carlos Fortuna); “Centros históricos e sustentabilidade cultural das cidades”, Sociologia, 13 (no prelo).
pp@fe.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search