Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros66RecensõesJosé Machado Pais, Ganchos, tacho...

Recensões

José Machado Pais, Ganchos, tachos e biscates. Jovens, trabalho e futuro

2001
Inês Sacchetti
p. 187-190
Referência(s):

José Machado Pais, Ganchos, tachos e biscates. Jovens, trabalho e futuro. Porto: Ambar, 2001, 437 pp.

Texto integral

1“Ganchos, tachos e biscates. Jovens, trabalho e futuro” é mais um trabalho do sociólogo José Machado Pais, sem dúvida a maior referência no âmbito dos estudos sobre culturas juvenis em Portugal. A obra é uma deambulação por percursos, trajectórias de vida, que o autor designa como encruzilhadas labirínticas, trajectórias em yô-yô, e que nos remetem para a questão de fundo – a precariedade laboral vivida por muitos jovens.

2José Machado Pais efectuou uma série de entrevistas com diversos jovens, todos com histórias de vida diferentes e complexas, cujo principal objectivo é conhecer as dificuldades de emprego e sobrevivência desses jovens. Para além das suas diferenças (de sexo, idade, origem, classe, nível educacional, etc.) somos levados a concluir que a precariedade e instabilidade pode atingir todos os jovens no mundo da economia global em que hoje vivemos.

3Nas histórias relatadas, vemos que determinados trabalhos não são difíceis de arranjar, mas mais complicado é arranjar um emprego, no sentido de se fazer aquilo que se gostaria ou que está à medida das qualificações adquiridas. Deste modo, os jovens vão fazendo o que vai surgindo, consoante as suas necessidades, o seu enquadramento familiar ou os seus apelos de consumo. Ninó vai fazendo biscates para ajudar os pais, mas também porque queria juntar dinheiro para umas férias no Algarve. Teodoro começou a trabalhar para pagar a universidade privada, mas grande parte do seu salário é para jantar e sair com os amigos.

4Os jovens vão trabalhando em paralelo com outras actividades. Muitos são estudantes, outros não. São toxicodependentes, são disc-jokeys. José Machado Pais retomou as entrevistas mais que uma vez, retratando momentos significativos das trajectórias pessoais dos entrevistados. O percurso profissional anda lado a lado com outros aspectos da vida dos jovens, como a família, a escola e os estudos, os amigos.

5O autor pretende adoptar uma epistemologia interpretativa, considerando o discurso do entrevistado como um acto de representação, pelo que a entrevista terá de ser descortinada pelo próprio leitor através de uma leitura aberta e polissémica. Daí, a opção de incluir as entrevistas quase na integra, bem como as notas pessoais do diário de campo do investigador.

6A universidade e a relação dos jovens com a escola não são os temas desta obra, mas são sem dúvida factores decisivos no acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Em algumas das histórias apresentadas, podemos fazer leituras sobre a relação dos jovens com o ensino. Por exemplo, os biscates e os ganchos podem surgir porque os jovens não se inserem na escola. Esta não adaptação pode surgir por várias razões: por má integração na turma, por “calhar” numa turma só de repetentes, por ter professores que não conseguem “ter mão” nos alunos, por os professores e órgãos directivos afirmarem ao aluno e aos seus pais que ele não faz nada na escola. Também a escola pode ser geradora de estigmas. Pior, pode levar alguns jovens a acreditar no estigma. Assim foi com M7, jovem recluso, ou com Francisco, arrumador de carros, que cedo abandonaram os estudos. Se a escola não é um espaço integrador, pode levar a procurar outras vias, outros caminhos, de integração ou exclusão, como por exemplo a delinquência.

7Para Inês, estudante de antropologia, a universidade é um espaço de solidão. Isso porque deixou algumas cadeiras para trás e todos os seus amigos já acabaram, casaram. Entra na universidade para ir às aulas e sai mal estas terminam.

8No caso de Teodoro, por exemplo, a universidade é mais do que ter aulas. Participar na associação de estudantes , ser presidente da mesma, funciona como um treino para a sua ambicionada carreira política. Para si, isso é particularmente importante e considera que se calhar aprendeu mais do que os colegas que vão regularmente às aulas. Mas, neste caso, estamos diante de um jovem que tem projectos futuros orientados, sabe o que quer fazer.

9O mesmo não se verifica em relação à universidade e ao curso. O canudo como garantia futura de fazer o que se estudou, é uma miragem. Uma angústia, uma incerteza.

10Ninó é finalista do curso de agronomia e ao longo de todo o curso tem tido uma série de trabalhos esporádicos e indiferenciados. Do telemarketing a promoções de produtos no hipermercado. Não se importa com o que faz, de estar sempre a saltitar de trabalho em trabalho. Mas a opinião já é diferente se continuar a ter estes trabalhos quando acabar o curso.

11O “acabar o curso” parece ser para muitos jovens estudantes o momento decisivo das suas vidas, como se nessa altura tudo se fosse resolver. Inês concilia ser estudante universitária com ser prostituta. Pensa deixar a prostituição quando acabar o curso.

12Mas acabar o curso enquanto projecto futuro, é um tempo próximo mas distante, repleto de incertezas, dúvidas e angústias, e uma altura em que as coisas serão ou não diferentes. Inês parece inquieta à espera do futuro, como se ele entrasse por uma porta e lhe mostrasse as novas coisas da sua vida.

13E assim chegamos à ideia central do autor, a de que muitos jovens vivem a universidade e o futuro como um compasso de espera e que a escola é “um parque de estacionamento de potenciais desempregados” (p. 45). Como se os jovens fossem “cheques pré-datados, sem valor no presente, e possivelmente, sem valor no futuro” (p.415). Deste modo, muitos jovens, enquanto estudam, embarcam em tachos, ganchos e biscates, tentando desenrascar-se no presente, para chegarem a um futuro. Esse futuro ninguém sabe como é, porque as suas trajectórias em yô-yô são labirínticas, de continuidades e de rupturas.

14Na escola, alerta o autor,o futuro não se deve pensar como algo já feito. O futuro vai‑se fazendo, preferencialmente de forma participada, envolvendo jovens. Mas o que ainda predomina na escola é uma cultura prescritiva: de planos e matérias de estudo, de normas disciplinares, de provas globais (estandardizadas), de práticas pedagógicas que se inscrevem numa filosofia de “produção em série” – o que se justifica pela massificação de ensino, sujeito, cada vez mais, a economias de escala” (p. 414).

15Em suma, José Machado Pais oferece várias leituras possíveis sobre a vivência laboral de muitos jovens. Demonstra que não podemos analisar a realidade sem ter em conta a sua complexidade e que a juventude não pode ser considerada como um todo homogéneo e coeso. Por isso sugere uma “sociologia pós-linear”.

16“Ganchos, tachos e biscates” é um exemplo de um exercício notável de transdisciplinaridade. José Machado Pais deambula pela sociologia, etnografia, mitologia, simbolismo, psicanálise, matemática, filosofia, linguística ou a semiologia, num registo literário, por vezes, até poético. O autor é um contador de histórias, que rejeita o discurso “sociologuês”. Um dos grandes trunfos deste livro é poder ser lido e compreendido por qualquer leitor mesmo sem formação na área de ciências sociais.

17Porém, não parece haver o mesmo grau de tratamento em todas as histórias. Algumas revelam-nos pouco. Talvez por o autor ter uma linguagem tão cativante e revelar factos biográficos dos entrevistados, ficamos com a sensação de que às vezes falta qualquer coisa, que algo ficou por contar. Por exemplo, em alguns episódios sabemos porque determinado jovem escolheu determinado caminho. Noutros, apenas sabemos o que fez, e não porque o fez. O registo é etnográfico, mas não plenamente. Por vezes, surge a sensação de que a vertente social retratada está próxima da ficção. Pelas analogias que efectua, a fronteira do que é social e do que é ficcionado pode ser frágil. É uma linguagem próxima porque é descritiva, literária, para ler como se fosse um romance. Mas em certos passos ficamos na dúvida sobre se a realidade descrita não é demasiado romanceada.

18Uma das grandes contribuições da obra é permitir leituras e pistas para pensarmos várias questões mencionadas: a discriminação étnica e racial no trabalho; a questão do desvio, da marginalidade e da toxicodependência; a inserção de jovens reclusos na sociedade, após cumprimento da pena; o trabalho infantil ou a prostituição.

19Contudo, ir por partes para chegar ao todo, analisar fragmentos da realidade complexa para possíveis leituras e conclusões temporárias é analisar apenas a superfície. Ou seja, questões mencionadas, como a exploração do trabalho infantil, a escola como produtora e reprodutora de estigmas, a universidade enquanto parque de estacionamento de potenciais desempregados, entre outras, são apenas enunciadas, sem que o autor verdadeiramente se comprometa no diagnóstico social ou no seu significado político. Nessa medida, seria talvez aconselhável dar agora continuidade a esta abordagem através de uma análise mais aprofundada, que nos permitisse perceber algumas das causas estruturais dos problemas com que se debatem os jovens de hoje.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Inês Sacchetti, «José Machado Pais, Ganchos, tachos e biscates. Jovens, trabalho e futuro »Revista Crítica de Ciências Sociais, 66 | 2003, 187-190.

Referência eletrónica

Inês Sacchetti, «José Machado Pais, Ganchos, tachos e biscates. Jovens, trabalho e futuro »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 66 | 2003, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1167; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1167

Topo da página

Autor

Inês Sacchetti

Assistente de investigação do Centro de Estudos Sociais, no projecto Culturas Juvenis e Participação Cívica. Licenciada em Antropologia (dissertação sobre Imigrantes de Leste em Portugal). A frequentar o mestrado em Sociologia “As Sociedades Nacionais perante os processos de Globalização”, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
isacchetti@ces.uc.pt

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search