Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros63Nota préviaNota prévia

Texto integral

1Os textos reunidos no presente número da Revista Crítica de Ciências Sociais foram apresentados originalmente no colóquio Globalização: Fatalidade ou Utopia?, realizado em Coimbra em 22 e 23 de Fevereiro de 2002. Ao organizar este colóquio, propunha‑se o Centro de Estudos Sociais promover um debate alargado em torno da natureza e dos efeitos dos processos de globalização no mundo contemporâneo, a partir da experiência particular de Portugal. Tratava‑se, em especial, de aprofundar a reflexão sobre as oportunidades e os constrangimentos que a intensificação das relações à escala global acarreta para a sociedade portuguesa, tendo em conta que é nos espaços da semiperiferia e da periferia do sistema mundial que a globalização parece hoje, de modo particularmente intenso, apresentar‑se ora como fatalidade – a da sujeição às orientações hegemónicas emanadas dos centros de decisão económica e política internacional – ora como utopia – a da aposta na procura de alternativas de cariz contra-hegemónico e emancipatório.

2O colóquio Globalização: Fatalidade ou Utopia? surgiu na sequência de um amplo programa de investigação subordinado ao tema A Sociedade Portuguesa perante os Desafios da Globalização, conduzido ao longo de vários anos pelo Centro de Estudos Sociais, sob a direcção de Boaventura de Sousa Santos, e concluído em 2001. Os resultados deste projecto, que contou com a colaboração de mais de setenta investigadores, de múltiplas áreas disciplinares, estão sistematizados numa série de oito volumes temáticos publicados pelas Edições Afrontamento. Foi propósito essencial do colóquio de Fevereiro fornecer um contexto apropriado para a discussão desses resultados, juntando investigadores portugueses e estrangeiros em torno de dois objectivos principais: repensar os instrumentos teóricos e analíticos das ciências sociais perante o novo enquadramento global das relações sociais; avaliar os efeitos dos processos de globalização em sociedades semiperiféricas como a portuguesa e ponderar formas de actuação política e cultural capazes de lidar com as oportunidades e os constrangimentos que tal enquadramento impõe aos actores locais.

3Os contributos para o colóquio foram de natureza diversa, alguns mais orientados para uma avaliação crítica dos resultados do projecto, outros para a reflexão prospectiva ou comparativa a partir deles, outros ainda para a discussão mais genérica em torno dos processos de globalização e das suas implicações para o pensamento social. Tanto no plano formal como no plano argumentativo, os textos que compõem o presente número da Revista Crítica de Ciências Sociais reflectem essa diversidade, que traduz de resto o propósito de alargar e enriquecer, a partir de diferentes perspectivas, um dos debates centrais da nossa contemporaneidade, um propósito que esteve na raiz do colóquio Globalização: Fatalidade ou Utopia? e ao qual, pela nossa parte, não deixaremos de dar continuidade.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

«Nota prévia»Revista Crítica de Ciências Sociais, 63 | 2002, 05-06.

Referência eletrónica

«Nota prévia»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 63 | 2002, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 16 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1295; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1295

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search