Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros88Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Pro...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Proyecto Desaparecidos. Por la memória y la justicia

António Sousa Ribeiro
p. 247

Texto integral

1O Projecto Desaparecidos, animado por diversos organismos e activistas de direitos humanos, tem por objectivo preservar o direito à memória das vítimas do terrorismo de Estado na América Latina e no mundo. Contém informações pormenorizadas, não apenas sobre as vítimas, mas também sobre os perpetradores, responsáveis por sequestros, assassínios, actos de tortura e um sem‑número de violações dos direitos humanos nas últimas décadas um pouco por todo o mundo.

2A página, disponível também em versão inglesa, está bem organizada e é de fácil navegação. Disponibiliza um manancial de informação riquíssimo sobre inúmeros países, da Argélia à Turquia. A título de exemplo, a secção referente à Argentina, uma das mais volumosas e talvez a mais actualizada, divide‑se em “Desaparecidos”, com uma extensa lista nominal e informações sobre cada um dos nomes referenciados, “Represores”, dedicada aos perpetradores, “Documentos”, “Centros Clandestinos de Detención”, “Voces” (literatura, testemunhos, homenagens, ensaios), “Regiones” e “Enlaces”, com uma lista de ligações a outras páginas congéneres.

3Em relação a alguns países, a informação não está actualizada, o que é pena, mas não diminui a grande utilidade da página. No conjunto, esta constitui‑se como uma extensa e bem organizada base de dados, oferece um material documental quase inesgotável e cumpre exemplarmente o propósito de defesa e afirmação do direito à memória.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

António Sousa Ribeiro, «Título da página electrónica: Proyecto Desaparecidos. Por la memória y la justicia»Revista Crítica de Ciências Sociais, 88 | 2010, 247.

Referência eletrónica

António Sousa Ribeiro, «Título da página electrónica: Proyecto Desaparecidos. Por la memória y la justicia»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 88 | 2010, publicado a 15 outubro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1749; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1749

Topo da página

Autor

António Sousa Ribeiro

Professor catedrático de estudos germanísticos, director do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais. Os seus interesses de investigação incluem: literaturas e culturas de expressão alemã, temas de literatura comparada, estudos pós‑coloniais, estudos de tradução, estudos sobre o Modernismo e estudos sobre a violência. Publicação recente: Translocal Modernisms. International Perspectives (org. em colaboração com Maria Irene Ramalho, Bern, Peter Lang, 2008).
asr@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search