Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros88Espaço VirtualTítulo da página electrónica: Cen...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: Centro de Documentação Eremias Delizoicov – Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos

António Sousa Ribeiro
p. 248

Texto integral

1Trata‑se de uma página cujo objectivo é divulgar as investigações realizadas sobre as mortes e a localização dos restos mortais das vítimas e identificar os responsáveis pelos crimes de tortura, homicídio e ocultação dos cadáveres de dezenas de pessoas durante o período da ditadura militar no Brasil (1964/85).

2A página tem na sua base de dados os nomes de 383 mortos e desaparecidos, textos sobre a amnistia, a guerrilha do Araguaia, a vala clandestina do Cemitério de Perus, a história das organizações de esquerda, dos órgãos de repressão e os principais factos políticos ocorridos no período. Disponibiliza mais de 3 mil documentos digitalizados, nomeadamente, biografias, fotos e vídeos sobre as pessoas que foram vítimas do regime civil‑militar, informações sobre os militares que participaram da repressão, além de notícias actualizadas e textos especializados sobre o tema.

3A página, bem organizada e dispondo de mecanismos de busca eficazes, constitui um dos acervos mais relevantes para a história da violência política no Brasil da ditadura. Poderá ser consultada com vantagem, complementarmente às informações disponibilizadas pelo projecto “Direito à Memória e à Verdade”, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil. Refira‑se que o livro Direito à Memória e à Verdade, resultante deste projecto, está livremente disponível na Web.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

António Sousa Ribeiro, «Título da página electrónica: Centro de Documentação Eremias Delizoicov – Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos»Revista Crítica de Ciências Sociais, 88 | 2010, 248.

Referência eletrónica

António Sousa Ribeiro, «Título da página electrónica: Centro de Documentação Eremias Delizoicov – Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 88 | 2010, publicado a 15 outubro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/1750; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1750

Topo da página

Autor

António Sousa Ribeiro

Professor catedrático de estudos germanísticos, director do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais. Os seus interesses de investigação incluem: literaturas e culturas de expressão alemã, temas de literatura comparada, estudos pós‑coloniais, estudos de tradução, estudos sobre o Modernismo e estudos sobre a violência. Publicação recente: Translocal Modernisms. International Perspectives (org. em colaboração com Maria Irene Ramalho, Bern, Peter Lang, 2008).
asr@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search