Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros86RecensõesPoddar, Prem; Patke, Rajeev S.; J...

Recensões

Poddar, Prem; Patke, Rajeev S.; Jensen, Lars (orgs.), A Historical Companion to Postcolonial Literatures. Continental Europe and Its Empires.

António Sousa Ribeiro
p. 167-171
Referência(s):

Poddar, Prem; Patke, Rajeev S.; Jensen, Lars (orgs.) (2008), A Historical Companion to Postcolonial Literatures. Continental Europe and Its Empires. Edinburgh: Edinburgh University Press, 633 pp.

Texto integral

1O volume em apreço vem na sequência de uma colectânea anterior, A Historical Companion to Postcolonial Literatures in English, da responsabilidade de Prem Poddar e David Johnson, publicada em 2005 também pela Edinburgh University Press. Trata‑se, neste segundo volume, da abordagem da história colonial da “Europa continental” e da análise dos contextos pós-coloniais dela decorrentes. São, assim, oferecidos capítulos sobre a Bélgica, a Dinamarca, a França, a Alemanha, a Itália, os Países Baixos, Portugal e Espanha, bem como um pequeno excurso sobre as “outras Europas” (com breves ensaios sobre o conceito de “choque de civilizações”, sobre a diáspora judaica e sobre a Rússia, a Suécia e a Turquia). Todos os capítulos, organizados na forma de um conjunto de verbetes, obedecem à mesma matriz, adaptada, conforme os casos, às exigências concretas do contexto específico.

2O que se exige deste género de obras de referência é um levantamento informativo, sintético, tanto quanto possível exaustivo, de um determinado campo de investigação. Este Historical Companion cumpre, indubitavelmente, essa função: o resultado final oferece uma imagem rica e diferenciada, que proporciona ao leitor interessado diferentes vias de acesso e abre um amplo caminho a uma leitura comparativa e transversal, uma vez que permite sublinhar a dimensão transnacional e transcultural dos contextos históricos que analisa. No conjunto, a obra satisfaz plenamente a pretensão formulada pelos organizadores, na sua introdução geral, de vir a constituir um instrumento útil “para fundar os estudos pós-coloniais numa consciência histórica e fundar a consciência histórica do colonialismo moderno e do impacto que continua a exercer nas realidades contemporâneas num contexto comparativo assente na noção da dimensão literária da historicidade da experiência” (2).

3A teoria pós-colonial esteve dominada durante muito tempo por um modelo anglo--saxónico que subsumia a especificidade das diferentes experiências coloniais e pós--coloniais num único sistema de referências. A investigação mais recente, em contrapartida, não só tem vindo crescentemente a acentuar a polissemia e pluralidade do conceito de “pós-colonialismo”, mas também a impossibilidade de entender esse conceito independentemente dos contextos específicos a que se refere. A percepção de que o colonialismo não foi um processo uniforme e de que diferentes histórias coloniais tinham necessariamente que gerar contextos pós-coloniais também diversos tornou‑se entretanto consensual. Investigadores ibéricos e latino-americanos como Boaventura de Sousa Santos, Enrique Dussel, Aníbal Quijano ou Walter Mignolo têm vindo a contribuir de modo decisivo para uma perspectiva mais diferenciada. Mas também a atenção crescente a domínios até aqui subalternizados, como a história colonial alemã ou o colonialismo intra‑europeu (que o presente volume, diga‑se, deixa inteiramente de lado) tem vindo a aguçar o olhar para a pluralidade do problema.

4O primeiro grande mérito da obra em análise está em fazer justiça a esta pluralidade através do tratamento em profundidade dos casos relevantes na Europa, incluindo casos aparentemente marginais, como, por exemplo, a história colonial da Dinamarca. O trabalho não se detém na questão, em última análise paralisante, de uma definição acabada do pós-colonialismo, debruça--se, em vez disso, de modo concentrado, sobre os contextos históricos concretos e procura chegar, a partir deles, a uma delimitação das questões relevantes para cada um desses contextos. Cada capítulo abre com uma breve introdução do seu responsável e organiza-se em verbetes que abrangem os campos mais importantes em cada caso. É naturalmente discutível se, aqui ou ali, a escolha dos temas não poderia ter uma configuração diferente, mas, no conjunto, pode dizer-se que estão contempladas as questões essencialmente relevantes. Os múltiplos cruzamentos entre os diferentes verbetes são claramente sublinhados – através também da ocorrência nos vários capítulos dos mesmos conceitos centrais, como Crioulização, Orientalismo, Migrações, Raça e Etnicidade, Histórias de Mulheres, etc. –, de modo que não chega a gerar-se a impressão do fragmentário ou do simples alinhamento enciclopédico de conceitos isolados. Mesmo assim, teria, sem dúvida, sido desejável que as introduções aos vários capítulos (tal como, aliás, a introdução geral dos organizadores) não tivessem uma forma tão sucinta.

5Um segundo mérito desta obra que importa sublinhar consiste na abordagem das relações entre as metrópoles e a suas colónias não na forma de um simples contraste binário, mas, pelo contrário, na forma de uma relação complexa de interdependência mútua. Isto é, colonizador e colonizado são pensados como parte de um mesmo campo analítico: a colonização não é apresentada como um processo que se desenrola à distância e em cujo decurso uma metrópole aparentemente inalterada se confronta com um Outro exterior, mas como uma transformação profunda, que revoluciona completamente os territórios e as populações colonizados, mas de nenhum modo deixa intocada a potência colonial. Pode, assim, ser adequadamente tematizada a imbricação inextricável entre colonialismo e modernidade e os aspectos abordados tornam‑se analisáveis de forma mais clara como parte de uma história do presente.

6Um terceiro aspecto deste Historical Companion que merece realce diz respeito ao olhar crítico que subjaz à maioria dos contributos. Idealizações correntes são mantidas à distância e mitos históricos estabelecidos são submetidos a uma revisão impiedosa. Através da presença constante de temas como a escravatura, sublinha-se a concepção do colonialismo como o lado sombrio da modernidade. A noção de que a relação colonial é necessariamente uma relação de violência, situa‑se, aliás, no centro da análise, o que permite correcções decisivas a historiografias nacionais ainda hoje vigentes e fornece, por sua vez, as bases necessárias para uma compreensão dos contextos pós-coloniais.

7Poderia perguntar-se, em quarto e último lugar: e onde fica a literatura? O volume está concebido como “Historical Companion”, pelo que não seria, naturalmente, de esperar um tratamento exaustivo da dimensão literária. Do que se trata, em primeira linha, é de uma abordagem dos aspectos históricos que permitem uma contextualização adequada dos processos literários nos espaços coloniais e pós-coloniais. Ao longo dos diferentes capítulos, esses aspectos vão sendo postos em relação com os problemas literários relevantes. Teria sido desejável mais algum pormenor em vários momentos, mas tem de reconhecer‑se que a obra cumpre à saciedade a sua função principal de contextualização sem pôr em causa a posição e o significado específico da literatura.

8Não sendo, naturalmente, possível, no âmbito desta recensão, comentar em pormenor os vários capítulos, concentrar-me-ei seguidamente, a título exemplar, nos casos da Alemanha e de Portugal

9Como é sublinhado pela responsável por este capítulo, Birthe Kundrus, a historiografia alemã concedia tradicionalmente apenas um lugar absolutamente secundário à questão do colonialismo, só em anos recentes se tendo registado quase uma explosão do interesse por esta temática. É com base nos resultados dessa investigação mais recente – de que a responsável pelo capítulo é uma das mais proeminentes representantes – que se estrutura a abordagem proposta. O pressuposto essencial é que, embora a breve história colonial alemã se tenha encerrado em definitivo em 1918, a relação colonial tem também neste caso um significado marcante. É neste sentido que Birthe Kundrus defende com veemência – e com toda a justeza – que a sociedade alemã, tal como a britânica ou a francesa, deve ser vista como uma sociedade pós-colonial (203).

10A estrutura do capítulo é muito equilibrada, com um conjunto de verbetes muito informativos e representativos do estado mais avançado da investigação. Alguns subcapítulos, como, por exemplo, “African playground”, que se debruça sobre o uso muito difundido de jogos para crianças ou jogos de sociedade com temática colonial, são de grande originalidade e oferecem pistas de investigação que seriam de muito interesse também relativamente a outros contextos nacionais. A organizadora chama a atenção para o facto de que, no âmbito da investigação sobre a história colonial alemã, muito está ainda em aberto e que, em múltiplos campos, não existem ainda resultados definitivamente estabelecidos (201). Mas isto aplica‑se também, ainda que não necessariamente pelos mesmos motivos, nos casos de outros países, em que as perspectivas pós-coloniais mais recentes puseram muita coisa em movimento e levaram, em muitos aspectos, a uma revisão de princípios anteriormente aceites. E o caso alemão, por exemplo com a pergunta inteiramente em aberto sobre a relação entre a violência colonial e a política genocida do nacional‑socialismo ou com as especificidades das práticas da memória e das políticas da memória, suscita problemas que podem trazer um contributo novo e essencial para a reflexão geral.

11Uma única grande lacuna tem de ser assinalada, o facto de o espaço de língua alemã não ser analisado no seu conjunto, isto é, com inclusão do Império Austro-Húngaro. Na verdade, a ausência da Áustria, que, como revela a consulta do útil índice de assuntos, não chega nunca a ser mencionada em todo o volume, é causa de estranheza, tanto mais quanto neste capítulo há referências ocasionais a aspectos austríacos sem um reconhecimento do seu lugar específico (como, por exemplo, quando o arquitecto e crítico da cultura vienense Adolfo Loos surge referido como “German writer” [230]). É verdade que, diferentemente do Reich alemão, a monarquia habsbúrgica nunca possuiu colónias ultramarinas e nunca esteve em posição de as reivindicar; apesar disso, como Walter Sauer demonstrou convincentemente (cf. Walter Sauer [org.], K.u.k. kolonial. Habsburgermonarchie und europäische Herrschaft in Afrika. Wien: Böhlau, 2002), a questão colonial possui um significado marcante também para a Áustria. Acresce o importante aspecto do colonialismo intra‑europeu, nomeadamente nos Balcãs, expresso em particular na ocupação e anexação da Bósnia-Herzegovina e que constitui um capítulo da história colonial europeia que não pode ser ignorado. De facto, em anos recentes, a investigação tem podido demonstrar com crescente clareza que também no caso austríaco a questão do colonialismo e do pós-colonialismo tem um significado marcante.

12No caso português, parece evidente que uma história colonial que se estendeu por mais de quinhentos anos suscita em vários aspectos questões específicas e de grande complexidade. É, pois, muito de lamentar que o capítulo sobre Portugal, da responsabilidade de Phillip Rothwell, tenha uma qualidade claramente inferior à que é regra no conjunto do volume. Na verdade, ao lado de contributos excelentes, como, por exemplo, entre vários, “Lusotropicalism, Race and Ethnicity”, por Anna Klobucka, ou “Women’s Histories in the Lusophone Colonial and Postcolonial Worlds”, por Hilary Owen, outros há que deixam francamente a desejar.

13Em vários casos, não parece haver sequer domínio do estado actual da investiga- ção, como revela o facto de o subcapítulo “Explorations and Discoveries” recomendar a obra A History of the Portuguese Discoveries, de Damião Peres, como ainda hoje actual e “extremamente abrangente e legível” (446). Na verdade, trata‑se, como é sabido, de uma obra publicada em 1960 no âmbito das comemorações henriquinas e que mais não representa do que uma síntese em inglês, de pouco mais de cem páginas, dos trabalhos do autor sobre a expansão portuguesa, trabalhos estes de tónica marcadamente nacionalista. Quando se verifica que o verbete em causa ignora olimpicamente uma obra fundamental como a História da Expansão Portuguesa, organizada por Francisco Bethencourt e Kirti Chaudhuri para o Círculo de Leitores em 1998, não se pode senão ficar perplexo. A única explicação será o facto de neste verbete, como em vários outros, parecer ter sido seguido o princípio de só ter em consideração referências em língua inglesa. Trata‑se, como é bom de ver, de um critério mais do que problemático, que terá necessariamente de deixar de fora referências fundamentais. E não deixa de chamar a atenção que este critério não seja, evidentemente, aplicado nos casos francês ou alemão, mas não pareça ter suscitado dúvidas ao responsável do capítulo sobre Portugal que, aliás, no verbete “Historiography”, de sua autoria, depois de uma apresentação sumária, basicamente pertinente, da historiografia portuguesa até ao final do século xix, julga, num brevíssimo parágrafo final, dever cingir-se a “historiadores de Portugal em língua inglesa” (459). Esta estranhíssima limitação não apenas obriga a silenciar também neste caso os cinco volumes de Bethencourt e Chaudhuri, mas faz também com que, para me restringir a um único exemplo, a obra fundamental de um Vitorino Magalhães Godinho não mereça sequer menção (apesar de alguns textos de Godinho estarem disponíveis em versão inglesa ou francesa).

14Muitas outras observações críticas poderiam fazer‑se. Há conceitos fundamentais que não são tratados, como, por exemplo, o de lusofonia (apesar de no capítulo sobre a França surgir o verbete “Francophone”). A questão da cultura material e da memória monumental ou museológica, tal como, em geral, a questão, por exemplo, da arquitectura de influência portuguesa, teriam merecido imperativamente um tratamento próprio adequado. É inexplicável que o tema fundamental das migrações pós-coloniais com origem nas antigas colónias africanas seja tratado apenas com respeito a Moçambique e não seja sujeito a um tratamento global – toda a importante questão da reconfiguração de Portugal como sociedade pós‑colonial multicultural tem, deste modo, de ficar basicamente por tratar.

15Alguns verbetes teriam de ser inteiramente reescritos para se situarem num patamar minimamente aceitável. É o caso do verbete “The Carnation Revolution”, que não apenas se fica à superfície dos acontecimentos, por vezes num plano simplesmente anedótico, como contém também imprecisões inaceitáveis, como a de se escrever que “um grupo de oficiais do exército […] unido em torno das ideias de um general popular, António Spínola” (443) teria estado na origem da Revolução dos Cravos. Também o verbete “Moorish Portugal”, da mesma autora, Kathryn Bishop--Sanchez, corresponde ao que pode esperar-se de um vulgar guia turístico, mas não satisfaz minimamente qualquer critério de exigência científica. Também relativamente a este tema a investigação portuguesa dos últimos trinta anos, totalmente ignorada pela autora, tem dado contributos decisivos.

16A utilidade deste capítulo surge, é forçoso concluir, muito prejudicada pela desigual qualidade das várias entradas e pela aplicação de critérios que são muito questionáveis, nomeadamente, repita-se, a opção, diferente da seguida noutros capítulos, de privilegiar a investigação em língua inglesa, assim deixando de lado referências basilares.

17O volume conclui-se com um índice onomástico e um índice por assuntos, bem como com uma útil e informativa “Selective Chronology of Historical and Literary Events”. Apesar dos aspectos que tiveram de merecer uma anotação crítica, a obra destaca‑se pela sua qualidade, possui uma abrangência que, nesta forma, não estava ainda disponível no universo bibliográfico e irá, seguramente, afirmar-se durante muito tempo como uma referência imprescindível. Espera-se que em edições posteriores, que decerto irão ser necessárias, não se desperdice a oportunidade de actualizar o conjunto do volume e, em particular, de submeter a revisão os verbetes menos conseguidos, recorrendo aos especialistas reconhecidos das respectivas matérias.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

António Sousa Ribeiro, «Poddar, Prem; Patke, Rajeev S.; Jensen, Lars (orgs.), A Historical Companion to Postcolonial Literatures. Continental Europe and Its Empires. »Revista Crítica de Ciências Sociais, 86 | 2009, 167-171.

Referência eletrónica

António Sousa Ribeiro, «Poddar, Prem; Patke, Rajeev S.; Jensen, Lars (orgs.), A Historical Companion to Postcolonial Literatures. Continental Europe and Its Empires. »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 86 | 2009, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/204; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.204

Topo da página

Autor

António Sousa Ribeiro

Professor catedrático de estudos germanísticos, director do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais. Os seus interesses de investigação incluem: literaturas e culturas de expressão alemã, temas de literatura comparada, estudos pós-coloniais, estudos de tradução, estudos sobre o Modernismo e estudos sobre a violência. Publicação recente: Translocal Modernisms. International Perspectives (org. em colaboração com Maria Irene Ramalho, Bern, Peter Lang, 2008).
asr@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search