Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros89Espaço VirtualTítulo da página electrónica: fem...

Espaço Virtual

Título da página electrónica: feminist.com

Rita Grácio
p. 225-226

Texto integral

1feminist.com existe desde 1995 e constitui‑se como uma comunidade online e uma organização sem fins lucrativos norte‑americana que pretende promover a consciencialização, educação e, sobretudo, o activismo das mulheres. Este site disponibiliza um imenso arquivo actualizado de informações e recursos, aspirando a ser um “Google feminista”, que aproxime mulheres, bem como as organizações que servem os seus interesses. Conta com cerca de vinte parceiros, como a Amnistia Internacional ou a Nobel Women’s Initiative, cujas campanhas e actividades divulga. Enquanto arquivo, feminist.com abrange uma panóplia de temáticas (política, ciência e tecnologia, arte e cultura, imagem do corpo, educação, ambiente, família, saúde e sexualidade, raça e etnia, LGBT, media, história das mulheres e anti‑violência, entre outros) apresentadas na forma de livros, artigos e links, funcionalmente agregadas por secções. Os artigos de opinião, as conversas com mulheres “inspiradoras” (escritoras, actrizes, políticas de sucesso) e a coluna “Ask Amy”, assinada pela activista Amy Richardson desde 1995, marcam a fisionomia desta página electrónica. Destaque também para as recentes rubricas “raparigas e mulheres jovens” (“girls and young women”) enunciando os sujeitos do futuro do feminismo, e “mulheres e paz”, que promove pessoas e organizações que têm por objectivo a paz mundial. feminist.com tem ainda uma importante rubrica que pretende promover o acesso das mulheres ao mercado de trabalho: um directório de oportunidades de emprego e negócio dirigido a mulheres. Interessante e útil para investigadores/as, e, sobretudo, para a comunidade não‑académica, é de lamentar a ausência de referências fora do mundo anglo‑americano e alguma aspiração enciclopédica [canibalizadora que pode resultar em miopia].

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Rita Grácio, «Título da página electrónica: feminist.com»Revista Crítica de Ciências Sociais, 89 | 2010, 225-226.

Referência eletrónica

Rita Grácio, «Título da página electrónica: feminist.com»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 89 | 2010, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/3696; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.3696

Topo da página

Autor

Rita Grácio

Investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais (CES) no Projecto “Novas Poéticas de Resistência: o século xxi em Portugal”. Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a dissertação “mur.mur(i)o. poetas na blogosfera”. Pertence ao grupo e à revista Oficina de Poesia (FLUC/CES, coordenado pela Prof.ª Doutora Graça Capinha) e ao colectivo de poesia experimental e p.o.erformance “aranhiças&elefantes”.
ritagracio@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search