Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros89RecensõesWarhol‑Down, Robyn e Diane Price ...

Recensões

Warhol‑Down, Robyn e Diane Price Herndl (orgs.), Feminisms Redux: An Anthology of Literary Theory and Criticism

Marta Alice Gabriel Soares
p. 214-216
Referência(s):

Warhol‑Down, Robyn e Diane Price Herndl (orgs.) (2009), Feminisms Redux: An Anthology of Literary Theory and Criticism. New Brunswick: Rutgers University Press, 542 pp.

Texto integral

1Feminisms Redux, segunda reedição da antologia Feminisms, publicada pela primeira vez em 1991 e reeditada em 1997, propõe‑se abordar a crítica e teoria literária feminista, revisitando‑a e dando conta dos seus eventos mais recentes. O acrescento do adjectivo “Redux” (“restituído”, “restaurado”) reforça a intenção de recuperar debates enunciados no passado mas ainda centrais no feminismo, de modo a restituir não só a antologia, mas as próprias discussões. Subjaz aos três volumes o objectivo comum de reunir trabalhos que sejam representativos da crítica anglo‑americana, expressando a multiplicidade de vozes que a constituem. Nesta publicação mais recente, Robyn Warhol‑Down e Diane Price Herndl, responsáveis pela organização da antologia, exprimem também a disseminação do pensamento feminista ao incluir referências literárias oriundas de África e da Ásia.

2Ainda que a antologia vise concentrar‑se sobre teoria e crítica literária, encontramos, a par de textos exclusivamente focados na literatura, tal como “Infection in the Sentence: The Woman Writer and the Anxiety of Authorship”, de Sandra M. Gilbert e Susan Gubar, outras análises mais distanciadas do texto literário, como por exemplo “Bodily Inscriptions, Performative Subversions”, de Judith Butler, e outras que intersectam literatura com questões raciais ou políticas. Veja‑se, por exemplo, “The Highs and Lows of Black Feminist Criticism”, de Barbara Christian, ou “Four Women’s Texts and a Critique of Imperialism”, de Gayatri Chakravorty Spivak. Será também de referir a noção alargada de literatura aqui em questão, uma vez que diversas formas literárias são abrangidas, tais como a poesia, a ficção, a autobiografia, e a narrativa oral. Para além disso, alguns artigos analisam representações visuais, como o cinema (“Visual Pleasure and Narrative Cinema”, de Laura Mulvey, por exemplo) ou a publicidade (veja‑se “Integrating Disability, Transforming Feminist Theory”, de Rosemarie Garland‑Thomson).

3Os textos incluídos na antologia, desde artigos a capítulos de livros, primam por uma multiplicidade de perspectivas, nem sempre em consonância. As questões abordadas são inúmeras, e os posicionamentos teóricos vão desde a psicanálise ao marxismo, passando pelo pós‑colonialismo, narratologia, desconstrução, “cultural studies”, “race‑centered studies”, “disability studies”, teorias queer, entre muitos outros. Um dos desafios colocados às organizadoras foi por isso dar à antologia uma estrutura coerente que respeitasse o teor multidimensional dos textos, não os reduzindo à sua abordagem metodológica. Desta forma, e tal como se verificava na edição anterior, os textos não estão organizados segundo cronologia ou metodologia, existindo sim uma agregação em torno de conceitos considerados pelas autoras como recorrentes nos debates feministas.

4Estes conceitos, ou “keywords”, como Warhol‑Down e Herndl especificam, dividem o volume em quatro secções: “Canons”, “Readings”, “Histories” e “Bodies”. No entanto, esta organização não pretende de todo ancorar os textos a uma determinada categoria, já que estes conceitos são, por si só, maleáveis e flexíveis. Aliás, encontramos no final da antologia uma divisão alternativa que, ao apresentar uma lista mais exaustiva, incluindo conceitos como “activism” ou “nation”, possibilita a presença simultânea dos textos em diversas secções, respeitando assim o seu cariz multidimensional.

5“Canons” apresenta textos que discutem as questões institucionais inerentes à definição do cânone literário, analisando a problemática da exclusão e inclusão da escrita de mulheres, e o que acontece quando as mulheres constituem o seu próprio cânone. Paul Lauter, por exemplo, chama a atenção para o risco de se perpetuar os mecanismos patriarcais na formação deste cânone, ao passo que Juliana Makuchi Nfah‑Abbenyi problematiza a literatura feminista no contexto africano. A secção “Readings” alberga diferentes posicionamentos em relação a textos literários e a forma como várias restrições intelectuais influenciam o processo de leitura. Encontramos aqui inúmeras perspectivas: a psicanalítica, em Jane Gallop e Eve Kosofsky Sedgwick, a desconstrutivista, em Catherine Belsey, ou a pós‑colonial, em Biddy Martin e Chandra Talpade Mohanty.

6Por seu turno, “Histories” debruça‑se sobre a difícil relação entre as mulheres e “a” História, salientando as diversas abordagens (marxistas, psicanalíticas, pós‑coloniais) adoptadas pelas feministas de modo a dar conta das várias histórias conjugadas no feminino. Aqui encontramos Gloria Anzaldúa e o seu célebre “La conciencia de la mestiza: Towards a New Consciousness”, a par de outras análises das assimetrias sexuais, raciais e políticas que ditaram (e ditam) a invisibilidade histórica das mulheres. A última secção, “Bodies”, reúne uma série de textos centrais aos múltiplos entendimentos do corpo, seguindo uma abordagem predominantemente pós‑estruturalista. O célebre “The Laugh of the Medusa”, de Hélène Cixous, mostra‑se central nesta secção pela forma como analisa a relação entre o corpo, a linguagem e o poder. Ausente da edição de 1997, mas felizmente presente nesta reedição, Judith Butler explana a sua influente teoria da performatividade do sexo em “Bodily Inscriptions, Performative Subversions”.

7É de salientar ainda a introdução de cada uma das secções, breves anotações onde as autoras explicitam cada um dos artigos e introduzem algumas noções basilares à sua compreensão. Tanto o prefácio como as introduções denotam a preocupação pedagógica das editoras, ambas professoras universitárias que pretendem fazer do volume um instrumento de trabalho. No entanto, o índice remissivo interfere negativamente com este propósito didáctico, pois dificulta o trabalho de pesquisa por apenas conter entradas directamente relacionadas com os/as autores/as e os títulos dos artigos, não remetendo para os conceitos, escritores/as, poetas ou intelectuais abordados nos textos.

8Um ponto que se revela particularmente problemático nesta reedição prende‑se com a redução dos artigos reunidos; se as edições anteriores continham mais de mil páginas, este volume ultrapassa em pouco as quinhentas. Segundo Warhol‑Down e Herndl, a antologia foi encurtada de modo a dar resposta às inúmeras solicitações que pediam uma edição mais simples de manusear. Não obstante as vantagens que a redução da antologia possa ter trazido em termos de forma, houve uma perda substancial no seu conteúdo, uma vez que nomes tão sonantes como Julia Kristeva, Luce Irigaray e bell hooks foram infelizmente excluídos desta reedição.

9Na verdade, as autoras reconhecem a dificuldade deste processo de selecção, justificando as suas inclusões pela pertinência actual dos textos. Por conseguinte, foram excluídos artigos que abordavam temáticas consideradas ultrapassadas: o lugar da crítica feminista no contexto teórico global, a relação entre o feminismo francês e anglo‑americano, ou as consequências da dissonância dentro do feminismo. Warhol‑Down e Herndl optaram por incluir textos que os/as estudantes considerem aliciantes hoje em dia, nomeadamente materiais que analisem diferenças raciais e sexuais, debates pós‑coloniais, a escrita de mulheres e o estudo do corpo.

10Todavia, a pretensa preocupação com a actualidade dos temas é lamentavelmente traída pelo prefácio em si; apesar de actualizar as referências à organização da antologia, o restante texto mantém‑se igual à edição de 1997. Doze anos de crítica feminista são assim aplanados por uma análise algo desactualizada de questões como o pessoal e o político, as diferenças entre o feminismo francês e anglo‑americano (discussão que as próprias autoras dão por terminada, mas que todavia descrevem no prefácio) e uma insistência na pluralidade do(s) feminismo(s), algo há muito aceite na academia. O prefácio desta reedição não contextualiza adequadamente a antologia no seu tempo, ignorando alguns dos debates mais recentes, como por exemplo a relação entre o feminismo de terceira vaga e o pós‑feminismo.

11A edição de 1997 foi criticada por não revelar um posicionamento mais analítico por parte das autoras, cuja recusa em avaliar os textos incluídos demonstrava uma perspectiva mais descritiva que prescritiva. Essa abordagem acrítica mantém‑se na presente edição, já que Warhol‑Down e Herndl não exprimem qualquer tipo de valoração em relação aos artigos. No prefácio, as autoras procuram justificar o seu tom descritivo, referindo que é sua intenção primordial dar voz aos textos propriamente ditos, colocando‑os a eles no centro da discussão.

12Não obstante a validade da justificação apresentada pelas autoras, não deixo de me questionar se, numa época considerada por muitos como pós‑feminista, adoptar uma perspectiva acrítica não será um luxo ao qual não nos podemos dar. Femisms Redux apresenta uma boa organização de textos e uma selecção satisfatória, e constitui efectivamente uma excelente ferramenta de trabalho académico. No entanto, a sua contextualização, e a inclusão e exclusão de artigos, poderia ter sido ponderada de modo a reflectir mais aprofundadamente as discussões actuais dos feminismos, restituindo não só a antologia, mas os debates propriamente ditos.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Marta Alice Gabriel Soares, «Warhol‑Down, Robyn e Diane Price Herndl (orgs.), Feminisms Redux: An Anthology of Literary Theory and Criticism »Revista Crítica de Ciências Sociais, 89 | 2010, 214-216.

Referência eletrónica

Marta Alice Gabriel Soares, «Warhol‑Down, Robyn e Diane Price Herndl (orgs.), Feminisms Redux: An Anthology of Literary Theory and Criticism »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 89 | 2010, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/3706; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.3706

Topo da página

Autor

Marta Alice Gabriel Soares

Frequenta o curso de Doutoramento em Estudos Americanos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O seu projecto de dissertação debruça‑se sobre a obra de Adrienne Rich, dado o seu especial interesse por poesia contemporânea Norte‑Americana, mais concretamente por poesia política. Foi também na Faculdade de Letras que se licenciou em Estudos Ingleses e Alemães, concluindo posteriormente um Mestrado em Estudos Americanos (Especialização em Literatura e Cultura).
alice_soares@yahoo.com

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search