Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros92RecensõesGreg Young, Reshaping Planning wi...

Recensões

Greg Young, Reshaping Planning with Culture (Urban and Regional Planning and Development Series)

João Mascarenhas Mateus
p. 174-176
Referência(s):

Greg Young (2008), Reshaping Planning with Culture (Urban and Regional Planning and Development Series). Aldershot, UK: Ashgate, 215 pp.

Texto integral

1Reshaping Planning with Culture é uma das mais recentes obras de Greg Young, urbanista experimentado no sector público e privado, historiador e professor do Departamento de Geografia e Ambiente da Macquarie University de Sydney, responsável de vários planos estratégicos australianos no domínio da cultura, do património e do turismo. A sua extensa obra, iniciada nos anos 1980, tem percorrido temas como as relações entre história e conservação, a autenticidade, os valores sociais ou a evolução dos conceitos de cultura. Mais recentemente, tem‑se dedicado às relações entre cultura e planeamento urbano. É nesta trajectória investigativa que a presente obra se insere.

2Trata‑se de um extenso e profundo trabalho que reflecte uma notável síntese sobre as mais recentes teorias de planeamento, capaz de construir um método pragmático original, fruto de uma reflexão abrangente de uma problemática pluridisciplinar. Young define como objectivo do seu livro a apresentação de uma metodologia capaz de integrar a Cultura em todos os níveis de planeamento e aplicável a qualquer escala territorial, cultural ou social. Apesar de ambicioso, o desafio é ganho, passo a passo, através da construção de uma teoria aplicativa que integra uma visão pluricultural das problemáticas do planeamento contemporâneo.

3Partindo do conceito de cultura(s) de Raymond Williams como “modo(s) de vida total(is)” e das mais recentes recomendações da UNESCO, da World Commission on Culture ou da Agenda 21 sobre diversidade cultural, sustentabilidade e integração da cultura nas políticas de governação global e desenvolvimento, o autor procura responder a uma lacuna operatória que é o de dispor de um modus operandi que permita concretizar esta culturização dos processos.

4Young está consciente dos ataques de visão monocentrista que têm vindo a ser feitos à teoria cultural de Williams por leituras mais ou menos parciais ou condicionadas e por isso propõe uma versão revista pluridisciplinar dessa teoria combinada com ideias de outros autores de referência neste âmbito, tais como Patsy Healey, Dolores Hayden, Leonie Sandercock ou Charles Landry.

5Reconhece também que a utilização do planeamento cultural tem vindo a reflectir nalguns casos as lutas de poder. Não entra directamente numa resposta às críticas à culturização e às suas consequências políticas, mas o seu método prático compreende as dimensões ética e social. Desta forma enfrenta, mesmo que indirectamente, os críticos da culturização que pretendem investigar as funcionalidades políticas e as materializações sociais dos processos centrados na cultura.

6A obra é essencialmente constituída por duas partes. Uma primeira, dos capítulos 1 a 7, dedica‑se ao contexto, aos pressupostos e ao método culturizado propriamente dito. Os capítulos 8 a 11 incluem exemplos de projectos de planeamento bem conhecidos do autor, que ilustram, fase por fase, a sua aplicação operativa.

7Nos capítulos 1 a 4, Young apresenta o seu método de culturização como um antídoto para processos recentes de culturização da vida económica e organizativa, permitidos pela sociedade da informação, que se têm traduzido na mercadorização da cultura, dos sectores das artes, do turismo, do marketing urbano e do património. Simultaneamente, desenvolve as razões para um reposicionamento da cultura no planeamento pela sua capacidade de transcendência de todos os seus níveis, em particular o do ambiente e da sustentabilidade, aos quais é por vezes dado todo o protagonismo e que na prática são desenvolvidos de forma sectorial e monodisciplinar.

8Depois do enquadramento e definição do problema, o autor conduz o leitor à explicação dos objectivos proactivos do planeamento geral e do planeamento estratégico não espacial em contraste com a avaliação dos impactos sociais e económicos própria do ordenamento territorial. Aborda os objectivos da cultura e da ontologia da cultura com recurso à trialéctica do ser de Henri Lefebvre. Com estas contextualizações é possível entender a sua posição relativamente à sua proposta de não adopção de um único modelo de planeamento, apesar dos prós e dos contras dos posicionamentos neomodernos e pós‑modernos, entre Habermas e Foucault. Para Young, a cidade contemporânea, composta de “cidades” modernas e pós‑modernas, requer abordagens para as quais não existe um método único e universal. Daí a necessidade de utilizar as perspectivas neomodernas e comunicativas associadas às pós‑modernas para uma visão de conjunto de cada caso. Um tipo de planeamento que se integra nas práticas democráticas e pluralistas de governação.

9Depois de posicionar os “ingredientes” da sua teoria no contexto de várias abordagens teóricas, Young passa à proposta de sete princípios para a cultura: a plenitude, a conectividade, a diversidade, a reflexividade, a criatividade, o pensamento crítico e a sustentabilidade. A estes princípios são adicionadas as competências cultural, ética e estratégica como básicas para o planificador culturizado.

10Definidos os instrumentos básicos do método, é finalmente apresentada, no capítulo 7, a metodologia de acção. Esta é dividida nos aspectos a estudar antes de planificar e na forma integrada de os estudar. De forma resumida, é preconizada numa primeira fase a construção dum sistema de informação sobre o espaço, o tempo e a sociedade do lugar, do bairro, da cidade, da região ou do país. Na segunda fase, destinada à interpretação e decisão, são explicadas várias ferramentas operativas classificáveis em três categorias: a investigação cultural, a colaboração cultural e a interpretação cultural.

11Uma vez detalhada, a metodologia geral é aplicada nos quatro últimos capítulos a casos práticos. Também eles procuram apresentar sem receios a teoria construída e por isso são situados, de certa maneira, nos extremos da casuística do planeamento, de forma representativa das situações encontradas em diversas zonas do globo. Um deles é o caso dos diversos níveis da área metropolitana de Sydney, que envolve culturas dominantes, insurgentes e residuais de brancos, emigrantes e aborígenes. Outro, o Port Arthur Historic Site, na Tasmânia, trata‑se de uma área protegida não só por ser uma paisagem natural mas também um sítio histórico.

12Uma obra corajosa, de cidadania global, única e capaz de apresentar uma problemática complexa numa linguagem clara e directa.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

João Mascarenhas Mateus, «Greg Young, Reshaping Planning with Culture (Urban and Regional Planning and Development Series)»Revista Crítica de Ciências Sociais, 92 | 2011, 174-176.

Referência eletrónica

João Mascarenhas Mateus, «Greg Young, Reshaping Planning with Culture (Urban and Regional Planning and Development Series)»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 92 | 2011, publicado a 01 novembro 2012, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/3857; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.3857

Topo da página

Autor

João Mascarenhas Mateus

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST), mestre em Ciências da Arquitectura pela Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), realizou na Universidade La Sapienza de Roma a investigação de doutoramento sobre a utilização de técnicas tradicionais de construção de edifícios de alvenaria na actividade da conservação arquitectónica. Doutorado em Engenharia Civil pelo IST (2001), foi perito da Direcção de Cultura da Comissão Europeia para a avaliação de projectos de Conservação e Restauro do Património Cultural, Cultore della materia na Universidade La Sapienza e coordenador técnico da candidatura da Baixa Pombalina à Lista do Património Mundial. Desde 2002 é colaborador científico da Scuola di Specializzazione in Conservazione dei Monumenti da Universidade La Sapienza e é presentemente investigador do Centro de Estudos Sociais, no Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitectura.
joao.m.mateus@ces.uc.pt

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search