Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros92RecensõesChristian Pagh e Ida Vestedal (or...

Recensões

Christian Pagh e Ida Vestedal (orgs.), Changing Metropolis: Introducing Artistic and Cultural Actions in City Making

Nancy Duxbury
p. 176-178
Referência(s):

Christian Pagh e Ida Vesterdal (orgs.) (2008), Changing Metropolis: Introducing Artistic and Cultural Actions in City Making. Copenhagen: Via Design, 128 pp.

Texto integral

1Changing Metropolis foi publicado no âmbito do projecto Metropolis 2007‑2017, uma iniciativa lançada pelo Copenhagen International Theatre. Associando teoria à prática, arte e planeamento urbano, cultura e arquitectura, o projecto Metropolis destina‑se a demonstrar como a arte, numa concepção alargada, pode tomar parte no desenvolvimento e na identidade de uma cidade, muitas vezes assumindo um importante papel de catalisador.

2O livro documenta a associação complexa de diversas perspectivas teóricas, de intervenções artísticas e de estratégias de planeamento apresentadas em Copenhaga durante a acção Metropolis 2007, uma tarefa ambiciosa que em grande medida é conseguida, para um pequeno livro de só 128 páginas.

3A obra está organizada em duas partes. A primeira apresenta quatro curtos ensaios introdutórios que explicam separadamente os temas explorados pelos textos teóricos, pelas abordagens artísticas e pelos estudos de caso de planeamento. A segunda parte inclui 26 textos breves (cada um com uma média de 2‑3 páginas) dedicados a diferentes casos‑situações, acompanhados de numerosas fotografias. Os textos são agrupados em torno de 10 recomendações temáticas, ou statements of action, ao longo de páginas montadas em diferentes níveis de design gráfico atraente e directo.

4A relação entre cultura e cidade baseia‑se na vontade de fazer cidades mais propícias a modos de vida e de interacção dos seus habitantes e, ao mesmo tempo, no interesse em incorporar arte e cultura como fontes para a gestão e o planeamento urbano. O fazer cidade é descrito como uma “arte de integração” (p. 6), imbuída de abordagens abertas, não especializadas, participativas e carregadas de sentido, que de forma proactiva a mobilizam pelas intervenções que são feitas nos seus espaços públicos. Experimentação, conhecimento dos lugares e participação directa dos residentes são temas recorrentes. Comum a todas estas acções é o buscar abertamente formas mais imaginativas de propor acções de utilização das cidades num processo destinado a torná‑las mais inspiradas e coesas.

5As práticas artísticas, tal como são explicadas neste livro, podem desempenhar um papel‑chave no processo de fazer cidade. Elas incluem linguagens ricas e experimentais que chamam a atenção para as nossas próprias interacções e para outras formas possíveis de interagir através de acções experimentais físicas, concretas e sensuais. Ao mesmo tempo, podem também ter implicações inclusivas e democráticas. As actividades artísticas propostas destinam‑se à animação de espaços, à alteração de percepções, à experimentação individual e colectiva e a intervenções no espaço público. A diferentes níveis, todas nos ajudam a perceber melhor os espaços urbanos e tornam o espaço público mais conscienciosamente público.

6A necessidade de trabalhar de forma interdisciplinar é também enfatizada mas, como o livro sublinha, existe ainda pouco conhecimento prático para implementar uma verdadeira colaboração entre diferentes disciplinas, e portanto esse potencial acaba por não ser realizado. São por isso identificados desafios em três áreas distintas: conseguir fazer cooperar recursos e potenciais de forma efectiva; estabelecer uma correspondência entre o grande plano de acção, “a macro‑imagem” e práticas que implicam “arregaçar as mangas” em acções bem concretas; incorporar competências culturais e artísticas (ex. de tradução, aplicativas) em práticas de planeamento “sensível”. Na parte final, o livro apresenta dez “declarações de compromisso” destinadas a acções consideradas cruciais e várias abordagens que procuram responder a esses desafios. Neste aspecto, o livro deveria ser mais explícito no que respeita às propostas para estabelecer uma ponte entre prática e teoria, um aspecto que teria reforçado mais esta obra, mas que poderá vir a ser desenvolvido em futuras obras sobre o projecto.

7Sendo a primeira publicação de uma iniciativa que se desenvolverá ao longo de dez anos, é de elogiar a coragem de incluir de forma abrangente uma lista extensa de questões, temáticas e ponderações. É também impressionante a contribuição dos vários autores dos textos, assim como o facto de a obra incluir a opinião de um coro colectivo de vozes variadas – académicos e consultores, artistas, arquitectos, projectistas, agências de planeamento urbano, entre outras – que reforçam os objectivos de toda a iniciativa. Ao longo da obra, o leitor dá‑se conta de uma crescente atenção às acções reais que estudam e experimentam estes problemas.

8A diversidade de temas é um desafio muito bem articulado através dos ensaios introdutórios, mas a grande variedade de tópicos tratados pelas contribuições individuais traduz‑se numa abordagem prática por vezes pouco substancial. Em muitos casos, são poucos os resultados que se retiram desses discursos públicos.

9Apresentar práticas e casos práticos num formato condensado é também um desafio, e é por vezes difícil entender o discurso artístico e os casos de planeamento quando faltam detalhes básicos. Ao tentar transferir formas de arte multidimensionais para páginas “estáticas”, poderia ter sido de utilidade a inclusão consistente de dados adicionais acerca de cada projecto tratado.

10Os casos de planeamento têm por objectivo ilustrar a acção da gestão como ferramenta de democracia e de co‑criação, incorporando novos processos, métodos de decisão e estratégias de desenvolvimento. São por vezes muito interessantes as posições apresentadas, como por exemplo as interpretações pragmáticas após as reflexões de planeamento, o repensar da participação e do uso do tempo, a programação cruzada e activa de funções e actividades diversas, o desafiar as dicotomias entre público e privado. No entanto, os textos nem sempre são capazes de explicar suficientemente estas práticas.

11Ao longo de toda a obra, é evidenciado o seu tópico multidimensional: uma iniciativa essencialmente experimental, um pouco intricada, que procura captar a essência dos trabalhos a decorrer no âmbito do projecto geral, muitos deles integrados em situações artísticas e em casos de planeamento que se encontravam, à data da publicação, em fase embrionária. A informação apresentada no livro em múltiplas camadas é por vezes difícil de absorver, e por essa razão os ensaios introdutórios são fundamentais para a compreensão dos temas‑chave, assim como as notas e os comentários das contribuições individuais que se seguem. Apreciados no seu conjunto, os vários testemunhos, as fotografias e as recomendações temáticas fornecem um conjunto de visões e ideias que se sobrepõem e que permitem ligar entre si todos os diferentes pontos de vista. Exactamente por se deixar espaço à natureza fragmentária das contribuições e das intervenções, consegue obter‑se ao longo da leitura um discurso sintético que é apreendido por quem percorra esta obra.

12O livro será provavelmente usado mais por profissionais no campo do design urbano, arquitectura e planeamento cultural do que por académicos. Para a actividade de investigação, uma das suas contribuições básicas reside no “levantamento” de reflexões, de práticas e de experiências com a Arte, no contexto do desenvolvimento e do planeamento urbano que ocorreram na Europa (em particular na área de Copenhaga), em 2007‑08. Pode também servir como uma fonte útil de consulta para artistas trabalhando neste domínio. O livro escrito em inglês, foi impresso num número limitado de 500 cópias e muito provavelmente não será traduzido noutras línguas. Desta maneira, serve como uma intrigante publicação de lançamento da iniciativa Metropolis 2007‑2017 e como uma janela aberta sobre a forma contemporânea de fazer cidade através da associação do planeamento urbano e das intervenções artísticas.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Nancy Duxbury, «Christian Pagh e Ida Vestedal (orgs.), Changing Metropolis: Introducing Artistic and Cultural Actions in City Making»Revista Crítica de Ciências Sociais, 92 | 2011, 176-178.

Referência eletrónica

Nancy Duxbury, «Christian Pagh e Ida Vestedal (orgs.), Changing Metropolis: Introducing Artistic and Cultural Actions in City Making»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 92 | 2011, publicado a 01 novembro 2012, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/4335; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.4335

Topo da página

Autor

Nancy Duxbury

Doutorada em Comunicação pela Universidade Simon Fraser (Canadá), é actualmente investigadora do Centro de Estudos Sociais no Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitectura. A sua investigação incide sobre cultura e sustentabilidade, centrando‑se nas práticas de planeamento cultural das cidades europeias e soluções de integração cultural no âmbito de iniciativas de sustentabilidade urbana. É ainda Adjunct Professor no Centro de Estudos de Políticas de Cultura e Comunidades e na Faculdade de Comunicação da Universidade Simon Fraser. Foi Directora Executiva do Centro de Especialização em Cultura e Comunidades (2005‑2008) e membro da Comissão Cultural Regional Metro Vancouver, do Conselho Consultivo do Observatório Cultural Canadiano e da Comissão Consultiva em Estatística Cultural do Canadá.
duxbury@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search