Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros99RecensõesCastelo‑Branco, Salwa (dir.) (201...

Recensões

Castelo‑Branco, Salwa (dir.) (2010), Enciclopédia da música em Portugal no século xx

Paula Abreu
p. 211-214
Referência(s):

Castelo‑Branco, Salwa (dir.) (2010), Enciclopédia da música em Portugal no século xx. Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates, 4 volumes.

Texto integral

1A Enciclopédia da música em Portugal no século xx (EMPxx), publicada em quatro volumes, ao longo de 2010, sob a direção de Salwa Castelo‑Branco, é uma obra de referência para todos os interessados (investigadores, profissionais, jornalistas ou amadores) no conhecimento dos universos da música, em Portugal, durante o século xx. A sua importância é tanto maior quanto o seu objeto de referência e análise – os universos da música no nosso país – se encontra, ainda, muito pouco descrito, analisado, discutido e teorizado.

2Desse ponto de vista, é fundamental reconhecer o papel que a responsável pela direção desta obra, Salwa Castelo‑Branco, e o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET–MD), da Faculdade de Ciências Sociais e Humana da Universidade Nova de Lisboa, por ela mesmo dirigido, têm desempenhado na exploração deste imenso campo. O seu contributo tem sido fundamental a dois níveis distintos, mas complementares. O primeiro diz respeito ao desenvolvimento, no nosso país, de uma inovadora abordagem multidisciplinar sobre os diversos universos musicais, enfrentando as dificuldades de diálogo disciplinar, nomeadamente entre ciências musicais e ciências sociais e humanas, que o clássico enfoque da musicologia e da história da música nunca facilitaram. O segundo nível refere‑se à forma como têm vindo a rasgar o domínio empírico dos estudos sobre a música, abrindo‑o não apenas à pluralidade das expressões musicais contemporânea, como também aos mundos culturais e sociais em que estas emergem. Esta abertura traduz uma prática de investigação comprometida com a desconstrução do persistente paradigma analítico da cultura, transversal às várias disciplinas, que conceptualiza uma visão tripartida dos campos artísticos e culturais, distinguindo formas de alta cultura, de cultura média e de cultura popular (vertido, no caso da música, na distinção entre musica erudita, musica popular urbana e música tradicional).

3A EMPxx é o resultado exemplar desta orientação científica, cultivada por Salwa Castelo‑Branco e pela equipa de investigação do INET–MD e plasmada no texto de introdução à obra, que surge no primeiro volume:

Na sua organização global, a obra assenta na visão de um universo musical plural e dinâmico, compreendendo campos sociais distintos, construídos em torno de géneros e práticas musicais, interligadas e com fronteiras fluídas, referidos na obra como domínios. […] A partir desta visão, não perspectivamos os domínios como categorias estáticas e unificadas, que se caracterizam por constelações de elementos estilísticos presumivelmente “autênticos”, rígidos e perenes, mas sim como modelos subjectivos e fluidos que estão em constante mudança. […] A obra privilegia uma abordagem multidisciplinar, integrando perspectivas teóricas e metodológicas actuais da Etnomusicologia, da Musicologia Histórica, dos Estudos da Música Popular, da Antropologia, da Sociologia e da História. Duas perspectivas complementares norteiam a abordagem dos processos sociais examinados: a música enquanto reflexo dos contextos cultural, social e político que a configuram; e a música como meio eficaz para construir processos sociais e para representar ideologias. (Castelo‑Branco, 2010: V‑VI)

4Testemunham isso mesmo, tanto a pluralidade dos autores (cerca de uma centena e meia), com formações heterogéneas em múltiplas áreas disciplinares e/ou com práticas profissionais, chamados a colaborar na elaboração dos verbetes que constituem a EMPxx, como também o vasto conjunto de entradas subjacentes à formulação dos mesmos verbetes, cujos difíceis critérios de seleção se encontram explicitados no texto de introdução da obra: procura de equilíbrio entre diferentes domínios musicais; representação dos vários períodos históricos do século xx; apresentação dos percursos e impactos dos vários agentes da produção musical e das instituições relevantes; inclusão dos processos sociais, culturais e políticos que marcaram os universos da cultura expressiva do país nesse século; consideração das articulações entre estes processos nas escalas local, nacional, transnacional e global (Castelo‑Branco, 2010: IX).

5Os verbetes foram elaborados de acordo com uma estratégia que distingue três grandes tipos: os verbetes âncora, referenciados a entradas consideradas estruturais para a abordagem conceptual proposta na obra (conceitos, processos, periodizações, instituições, géneros, estilos, personalidades, obras musicais); os verbetes associados a entradas relativas a tipologias de agrupamentos, instituições, eventos, géneros, estilos e instrumentos que dão consistência aos diferentes circuitos musicais; e os verbetes de caráter mais específico, associados a entradas sobre indivíduos, instituições, instrumentos, publicações.

6O resultado é uma volumosa obra, que compila e disponibiliza um vasto conjunto de informação acerca de variadíssimos aspetos dos universos musicais que marcaram o século xx português. Por essa razão se torna muito difícil distinguir ou evidenciar o conteúdo de entradas específicas.

7Ainda assim, gostaria de destacar, por razões que se prendem com a relevância da informação contida, um dos verbetes âncora. Aquele que se refere a “Arquivos, Bibliotecas e Museus”. O destaque relaciona‑se com o facto de o inventário de arquivos, bibliotecas e museus apresentado ser um importante guião para investigadores, profissionais e interessados que se debatem com a dificuldade de identificação das potenciais instituições que acolhem e conservam informação relativa a música escrita, gravada, profana ou religiosa. A longa lista de instituições referenciadas testemunha a flagrante e prolongada ausência de políticas públicas de caráter estratégico, orientadas para o domínio do património musical nacional, ao contrário do que acontece, por exemplo, no que diz respeito ao património nacional do livro. A ausência de legislação definidora do depósito obrigatório de obras musicais escritas ou gravadas e, complementarmente, de um arquivo central neste domínio, constituem sérios obstáculos não apenas à investigação e ao conhecimento da esfera musical nacional, mas também à preservação do património e da memória de um domínio cultural particularmente dinâmico e volátil.

8A EMPxx constitui um esforço da comunidade científica nacional, e em particular da equipa do INET–MD, liderada por Salwa Castelo‑Branco, para minimizar estas dificuldades, oferecendo um guia de navegação que tanto incorpora referências a elementos dos domínios mais estudados e sistematizados da esfera musical, como o da música erudita, ou mesmo do fado ou da música tradicional, como menções a elementos de domínios mais específicos e pouco conhecidos do pop‑rock, do punk ou do hip‑hop.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Paula Abreu, «Castelo‑Branco, Salwa (dir.) (2010), Enciclopédia da música em Portugal no século xx »Revista Crítica de Ciências Sociais, 99 | 2012, 211-214.

Referência eletrónica

Paula Abreu, «Castelo‑Branco, Salwa (dir.) (2010), Enciclopédia da música em Portugal no século xx »Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 99 | 2012, publicado a 04 setembro 2013, consultado a 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5179; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5179

Topo da página

Autor

Paula Abreu

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra (UC), é professora da Faculdade de Economia da UC, onde atualmente coordena o primeiro ciclo de sociologia e leciona nos três ciclos de ensino da sociologia. É ainda investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo Cidades, Culturas e Arquitetura. Os seus interesses de investigação focam‑se nos domínios da produção e do consumo culturais, das políticas culturais, das culturas urbanas, do turismo, do património imaterial e das culturas populares.
pabreu@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search